A linha 2020 do Compass foi apresentada hoje na Itália com destaques para a nova motorização 1.3 litro turbo que produz 131 CV e 152 CV de potência. O modelo também ganha os itens mais atuais de tecnologia da gama Jeep.
O novo Jeep Compass passa a ser fabricado também na Itália, na fábrica da FCA em Melfi para clientes italianos e europeus. O modelo também tem produção no México, Brasil, China e Índia.
O sucesso do Compass, inicialmente produzido na fábrica de Toluca, no México, para clientes na Europa, tornou possível transferir a produção, incluindo a da nova versão eletrificada de 4xe com tecnologia híbrida plugável, diretamente para a Itália.
Esta é a conclusão de mais um passo no programa de investimentos de 5 bilhões de euros que a FCA destinou às fábricas italianas e um passo importante na evolução da marca que destaca tanto sua vocação para inovação tecnológica quanto excelência da fábrica italiana, uma das mais inovadoras do mundo, juntamente com a fábrica instalada em Pernambuco, no Brasil.
O Jeep Compass produzido na fábrica de Melfi é equipado com o novo motor turbo de 1.3 litro capaz de fornecer 131 cv ou 152 cv de potência, além de uma versão atualizada do motor a diesel 1.6 litros MultiJet II de 120 litros com SCR (redução catalítica seletiva).
Além disso, apresenta novos conteúdos tecnológicos, através do sistema Uconnect para conectividade de bordo e off-board, novas soluções estilísticas para as rodas e uma renovada gama de cores com cinco novos tons para o exterior.
O Compass fabricado em Melfi aprimora seu manuseio graças a um ajuste na direção que visa melhorar suas qualidades de leveza e progressividade e intervenções direcionadas na configuração das suspensões, que incluem a introdução de amortecedores com válvulas FSD (Frequency Selective Damping) , que limita os movimentos da estrutura sem penalizar as qualidades de absorção da aspereza e, portanto, o conforto.
O novo Compass aumenta as velocidades nas curvas e a frenagem ganhou uma configuração ainda mais estável.
Lá fora o Jeep Compass é oferecido em quatro versões de equipamentos – Longitude, Night Eagle, Limited e S – todos equipados com motores turbo a gasolina e diesel (a versão Plug-in Hybrid 4xe será introduzida na segunda metade deste ano). Os preços variam de 28.750 euros para as versões equipadas com motor a gasolina de 131 cv 1.3 na versão Longitude, até o topo da gama com a versão S com motor diesel a 36.500 euros.
Novo motor a gasolina turbo de 1.3 litro – Vamos para a principal novidade da linha Compass, seu novo motor turbo de 1.3 litro e quatro cilindros a gasolina.
Essa motorização faz parte da nova família FCA Global Small Engine, lançada em meados de 2018 no Jeep Renegade. Este motor é baseado em uma estrutura modular e está disponível no Jeep Compass na configuração de quatro cilindros com dois níveis de potência: 131 cv combinado com a caixa manual de seis marchas e 152 cv com transmissão automática de dupla embreagem (DDCT), ambos com tração dianteira.
É a primeira vez que uma transmissão automática está disponível no Jeep Compass, juntamente com a tração dianteira: isso tornará o veículo mais acessível a novos clientes do segmento C-SUV na Europa (onde as vendas de veículos 4×2 com transmissão automática representam atualmente o 28% do mercado).
O novo motor também permite otimizar o consumo em até 30% (ciclo WLTP) em comparação com as versões 4×4 a gasolina anteriores com transmissão automática.
O Jeep Compass, com o novo motor turbo de 1.3 litro e transmissão automática de dupla embreagem, apresenta pela primeira vez o modo de direção esportiva, que pode ser selecionado simplesmente pressionando um botão no console central.
A família Global Small Engine foi desenvolvida pelo Grupo FCA com o objetivo de oferecer um novo tipo de motor a gasolina caracterizado por consumo e desempenho moderados de combustível em uma ampla gama de aplicações.
A estrutura básica garante eficiência, modularidade, um notável nível de padronização dos componentes e do processo produtivo, flexibilidade e predisposição para futuras evoluções.
Esses motores são inteiramente feitos de alumínio para garantir a máxima leveza (os pesos partem dos 110 quilos do turbo de quatro cilindros).
O bloco de cilindros, desenvolvido em colaboração com a Teksid, é fabricado em liga de alumínio fundido sob alta pressão.
Após o estudo de diferentes soluções da base do motor, foi selecionada uma arquitetura com sub-base capaz de garantir a melhor síntese entre o peso, desempenho estrutural, ruído e vibrações.
Todas as versões turbo da família de motores Global Small Engine apresentam a exclusiva tecnologia MultiAir de terceira geração, que melhora a combustão ajustando a elevação e o tempo das válvulas e otimiza ainda mais o controle independente da abertura e fechamento das válvulas de admissão .
O torque máximo para ambos nas versões, é igual a 270 Nm (até 40 Nm a mais que o motor a gasolina de 1.4 litro anterior). Ambos os motores são oferecidos em conjunto com a tração dianteira.
Novos serviços Uconnect TM para conexão avançada on e off board – O Jeep Compass produzido em Melfi possui conectividade de ponta para atender às necessidades de clientes cada vez mais exigentes.
Introduzidos pela primeira vez na linha Jeep com o Jeep Renegade MY2020, os novos Serviços Uconnect apresentam uma série de funções acessíveis através de diferentes pontos de contato, incluindo o aplicativo móvel My Uconnect, seu smartwatch, o site, os botões na luz de teto e rádio.
Os Serviços Uconnect estão divididos em vários pacotes. O My Assistant , disponível como serviço básico, já está ativo no momento da compra e oferece serviços de emergência em caso de acidente, serviços de assistência na estrada, incluindo recuperação de veículos e relatórios de integridade do veículo.
My Car permite que o motorista monitore a “saúde” e os parâmetros do carro. O My Remote oferece a possibilidade de abrir / fechar as portas, acender as luzes, encontrar o veículo, verificar alguns parâmetros como velocidade e área e ser avisado se eles não forem respeitados.
O My Navigation (disponível apenas no Uconnect 8.4 ”NAV) inclui serviços de envio (que permitem ao cliente enviar o destino em seu navegador diretamente do smartphone ou portal da web), informações sobre tráfego, condições climáticas e radares em tempo real e a capacidade de procurar pontos de interesse.
Além disso, os modelos de eletrificados adicionam recursos específicos para direção eletrificada que permitem aos clientes verificar o nível de carga da bateria diretamente do aplicativo móvel My Uconnect, programar carregamento e ar condicionado e visualizar as estações de carregamento mais próximas no aplicativo móvel My Uconnect e no sistema NAV Uconnect de 8,4 ”quando a bateria está fraca.
O Uconnect Services oferece um pacote de serviços opcional, que pode ser adquirido no site do Connectivity. Os pacotes My Wi-Fi , My Theft Assistance e My Fleet Manager se enquadram nessa categoria . Alguns dos novos serviços Uconnect estão disponíveis no Jeep Compass produzido em Melfi no lançamento, enquanto outros serão integrados no final do ano.