Após rigorosos testes de impacto, modelo, cuja versão está disponível no Brasil, recebeu aprovação do instituto de segurança em estradas daquele país
Totalmente reprojetado em sua sétima geração e recém-lançado no Brasil, o novo Honda Accord, na versão EX – a que está disponível no País –, obteve nos Estados Unidos a certificação máxima em todas as rigorosas provas de impacto frontal (crash-tests) realizadas pelo conceituado instituto de segurança em estradas daquele país, o IIHS (Insurance Institute for Highway Safety).
Para chegar ao resultado final, o órgão observa o comportamento do veículo relacionado a aspectos como resistência estrutural, nível de deformação e de segurança oferecida aos ocupantes.
· Avaliação geral: o espaço do condutor se manteve em boas condições na prova de impacto frontal e as medidas indicaram baixa probabilidade de lesões significativas. O airbag e os cintos de segurança se mostraram eficientes.
· Segurança estrutural: aspecto relacionado ao nível de introdução das ferragens no espaço frontal da cabine durante o teste.
Essa medição é feita em nove pontos da carroceria, comparando-se as medidas antes e após o teste.
· Resistência em movimento: envolve a eficiência dos recursos de proteção contra ferimentos, incluindo cintos de segurança, airbags, coluna de direção e outros itens que interagem para controlar o movimento dos ocupantes.
No caso do Honda Accord, o boneco utilizado nos testes foi bem amparado: ao mover-se para frente contra o airbag, rebateu sobre o assento sem que a sua cabeça se chocasse com a estrutura metálica do veículo.
· Medidas contra lesões: refere-se à probabilidade de um veículo causar ferimentos graves a regiões do corpo como cabeça, pescoço, peito e pernas.
Realizadas desde 1995, as exigentes provas de impacto do IIHS consistem na colisão frontal de um veículo contra uma barreira fixa, a uma velocidade de cerca de 64 km/h.
A nota máxima indica que a estrutura frontal do modelo absorve e controla a intensidade da colisão, mantendo o habitáculo intacto, com pouca introdução da carroceria no espaço do motorista, e que o movimento de uma pessoa durante o choque é minimizado, evitando, dessa forma, lesões graves.