O Volkswagen Nivus não cansa de surpreender. Além de lindo, moderno, versátil e conectado, o modelo também é o utilitário esportivo compacto com melhor custo de reparabilidade do Brasil, de acordo com estudo realizado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), que leva em consideração os valores e a facilidade dos reparos.
Desenvolvido 100% na América Latina com foco no consumidor local, o Nivus obteve nota 16 no Ranking CAR Group, ficando à frente de Jeep Renegade, Chery Tiggo 2, Ford Ecosport, Renault Duster e Peugeot 2008.
Importante destacar que este ranking é utilizado pelas seguradoras como base para calcular, a partir de comparações com demais veículos semelhantes, os valores de prêmio e franquia.
“A Volkswagen trabalha constantemente em busca dos mais baixos custos de reparo para seus modelos, pois entende que se trata de um importante benefício para os clientes e um fator que hoje influencia diretamente na decisão de compra por um veículo”, explica Daniel Morroni, Diretor de Pós-Venda da Volkswagen do Brasil.
“No caso específico do Nivus, este resultado exalta ainda mais o seu excelente custo-benefício, característica destacada pela imprensa especializada, e evidencia o trabalho de alta qualidade realizado pela nossa engenharia para que seja um veículo extremamente robusto”, completa o executivo.
Os números impressionam. Segundo o estudo do Cesvi Brasil, o custo total da reparação traseira do Nivus ficou 86% menor que a média da categoria, enquanto o valor do reparo da área frontal foi 53% inferior à média dos SUVs.
A cesta básica de peças, formada por aquelas que mais são afetadas em batidas de trânsito, teve um custo 28% menor que a média de seus concorrentes.
Veja também
José Loureiro: “Nivus é o 1º carro da VW do Brasil desenvolvido todo virtualmente”
José Carlos Pavone: “O Nivus chegou para fazer história”
Chegou o Nivus, o novo carro da Nova Volkswagen
Líder em 9 de 12 categorias. Além do Nivus entre os SUVs compactos, outros 9 modelos da Volks lideram o ranking do Cesvi Brasil de menor custo de reparo em 8 categorias.
São eles: up! (hatch subcompcato), Fox e Polo (hatch compacto), cross up! (hatch compacto off-road), Saveiro (picape compacta cabine simples), Saveiro (picape compacta cabine dupla), Virtus (sedã compacto), SpaceFox (SW compato) e T-Cross (utilitário esportivo).
Criado em 1997, o Ranking CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo.
São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs).
Essas simulações representam aproximadamente 75% dos acidentes de trânsito que ocorrem nos grandes centros urbanos.
Após cada impacto, é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo.
É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. O estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, Mercosul e importados.