Os caminhões Atego 2730 6×4 versão betoneira conquistam cada vez mais espaço no mercado brasileiro.
A Mercedes-Benz negociou a venda de 80 unidades para a Unidas Trucks, segunda maior locadora de veículos do País.
Desse total, 20 caminhões já foram entregues e 20 estão sendo implementados.
As 40 unidades restantes serão enviadas ao cliente nos próximos meses, sendo que 30 delas receberão customização do CTT (Centro de Customização da Mercedes-Benz) para a versão 8×4 do Atego 2730 “tara leve”, o que aumenta a capacidade de carga no transporte de concreto.
Os caminhões Atego betoneira serão locados para o serviço de fornecimento de concreto, demanda que vem crescendo mesmo durante a pandemia, dada as condições mais vantajosas de crédito imobiliário e consequente impulso à construção civil.
“O aluguel de caminhões é uma opção interessante, principalmente neste momento de recuperação econômica, onde as empresas estão focando muito mais no seu core business e utilizando a opção da locação para reduzir a idade média das suas frotas bem como ampliar a capacidade de atendimento aos seus clientes”, avalia Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Essa modalidade para caminhões ainda é pouco conhecida no País, mas evidentemente vai começar a tomar outra proporção e será, em breve, uma modalidade importante no País”. Os modelos Atego, comprados pela Unidas Trucks, serão atendidos pelos concessionários Mardisa e De Nigris.
“A escolha do Atego 2730 6×4 foi pensada especificamente para a demanda da construção civil”, comenta Fábio Leite, diretor comercial da Unidas Trucks. “Temos sido procurados por empresas buscando a locação dos veículos como uma forma de otimizar receitas, mantendo apenas a operação e a manutenção da frota sob suas responsabilidades”, detalha o executivo.
“Além de fornecer os veículos, também cuidamos de toda a implementação, trâmite burocrático da documentação, gestão de multas e seguro, tudo conforme a necessidade dos clientes”, enfatiza Fábio Leite.
Sinais de recuperação na construção civil
Segundo Fábio Leite, o movimento da construção civil busca renovar a frota, com os empresários do setor preferindo focar no negócio e preservar o fluxo de caixa.
A redução de custos pode chegar a até 20% se comparado ao preço de compra e custos com manutenções, documentação e desmobilização, mesmo sob os impactos da pandemia do novo coronavírus.
“O setor vinha em recuperação antes da Covid-19 e está reagindo”, analisa o executivo.
Os 80 modelos Atego 2730 betoneira fazem parte de um total superior a 120 caminhões Mercedes-Benz adquiridos pela Unidas Trucks em 2020, entre modelos Accelo, Atego e Axor.
“Com isso, 50% da nossa frota atual, por volta de 700 caminhões, são da Mercedes-Benz”, especifica Fábio Leite.