A SAE BRASIL lança às universidades brasileiras o SAE BRASIL& BALLARD STUDENT H2CHALLENGE, primeiro desafio estudantil no País para a construção de veículos movidos a hidrogênio.
A iniciativa conta com 13 equipes inscritas de 12 instituições de ensino superior dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia, e tem o apoio da canadense Ballard Power Systems, líder nessa tecnologia com operações na Europa, Estados Unidos e China.
Nessa primeira etapa foram realizados nove cursos de capacitação para os alunos de engenharia sobre os temas da mobilidade com hidrogênio, e incentivada a interação entre profissionais da academia e da indústria.
Segundo o engenheiro Daniel Lopes, mentor em Tecnologia e Inovação para Mobilidade com Hidrogênio da SAE BRASIL, o objetivo é transferir aos estudantes conhecimento e experiência sobre os sistemas à célula de combustível para aplicação automotiva.
“O SAE H2Challenge é uma iniciativa pioneira na qual oferecemos aos estudantes a oportunidade de aprender e trabalhar com essa tecnologia de ponta ainda pouco difundida no Brasil, além de interagir com engenheiros especialistas da indústria nacional e internacional”, diz Lopes.
Apoio – Especialista em energia limpa, desenvolvedora e fabricante de células a combustível, a Ballard doou10 stacks (células a combustível), para aplicação em veículos do tipo Baja e Fórmula SAE.
O material será entregue para as 10 equipes selecionadas nas etapas digitais, que participarão da fase final prevista para novembro próximo, na BW Expo Summit Digital 2020, em São Paulo.
O projeto recebeu ainda a adesão da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) na forma de cooperação para a construção dos veículos, por meio da adoção das universidades finalistas pelas empresas associadas à entidade.
Etapas – O desafio compreende etapas digitais classificatórias nas quais serão avaliados: Aspectos técnicos e financeiros – especificações do veículo proposto, detalhes do desempenho do powertrain híbrido elétrico com célula a combustível, projeto do sistema segurança para o hidrogênio no veículo e protocolos de segurança adotados para manuseio do hidrogênio; Aspectos gerais – prontidão e organização da equipe e participação nos treinamentos oferecidos; Design – conceito de shape design e color &trim (estilo e design visual do veículo) a ser apresentado com o tema ″Hidrogênio para a Mobilidade Brasileira” e Apresentação do projeto – em sala virtual, projeto completo com desenvolvimento do powertrain a hidrogênio e justificativa do conceito de shape design e color & trim.
A avaliação dos resultados das equipes será feita por engenheiros da SAE BRASIL, profissionais da indústria automotiva brasileira, especialistas nos temas do desafio e com experiência acumulada em competições automotivas dos programas estudantis da instituição.
“A SAE BRASIL colabora em preparar estudantes da mobilidade a ingressarem no mercado de trabalho aptos a enfrentar os desafios profissionais. Agora, por meio do SAE BRASIL & BALLARD H2CHALLENGE, já a partir de 2020, cerca de 150 estudantes de engenharia terão conhecimento teórico-prático nessa tecnologia focada no desenvolvimento sustentável”, aponta Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL.
Equipes inscritas
SAE BRASIL& BALLARD STUDENT H2CHALLENGE
Baja UFABC – Universidade Federal do ABC (SP)
B’Energy – Centro Universitário Facens (SP)
Cheetah E-racing – Universidade Federal de Itajubá (MG)
DEDA Team – Centro Universitário Facens (SP)
EEP Baja- Escola de Engenharia de Piracicaba (SP)
Fórmula FEI H2 – Centro Universitário FEI (SP)
Mack Gear – Instituto Presbiteriano Mackenzie (SP)
Mauá Racing – Instituto Mauá de Tecnologia (SP)
Minerva Baja – Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ)
Tec H2 Racing – Senai Cimatec (BA)
Tesla UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais (MG)
UFPR Fórmula SAE – Universidade Federal do Paraná (PR)
Unicamp Baja SAE – Universidade Estadual de Campinas (SP)