sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Oito em cada dez paradas de caminhão podem ser evitadas com manutenção preventiva

O número de paradas não planejadas dos caminhões pode ser reduzido em 80%. Foi isso que revelou um estudo realizado pela Volvo Trucks. No longo prazo, a meta é a eliminação de todas as paradas não planejadas.  Nesta direção, a conectividade dos novos caminhões da linha F cria um novo escopo para o trabalho de manutenção preventiva.

Uma parada não planejada é um dos problemas mais sérios que podem afetar as empresas de transporte de cargas. Além da inconveniência para o motorista, cria custos adicionais de reparos, perda de receita e, no pior dos casos, danos à reputação junto aos clientes.

- Publicidade -

“Uma parada não planejada tem um forte impacto na transportadora. Portanto, temos que melhorar o entendimento dos motivos que levam a paradas não planejadas e ajudar nossos clientes a aumentar a produtividade e a rentabilidade do negócio” diz Hayder Wokil, diretor de Qualidade e Disponibilidade da Volvo Trucks.

Para identificar os motivos que levam a paradas inesperadas e evitá-los, a Volvo Trucks realizou uma pesquisa baseada em dados de 3.500 caminhões Volvo em um período de mais de cinco anos. Com essa base de estatísticas reais, a empresa pode realizar simulações avançadas e gerar uma gama de possíveis situações de manutenção para analisar como, porque e quando os caminhões têm paradas não planejadas.

“O estudo mostrou claramente que monitorar o uso do caminhão e a condição de diferentes componentes chave do veículo, possibilita planejar melhor a manutenção. Acreditamos que podemos reduzir o número de paradas não planejadas em 80% se a manutenção do caminhão for realizada dentro dos prazos ou em resposta às necessidades reais,” explica Hayder Wokil.

- Publicidade -

Caminhões conectados são o caminho para zero paradas não planejadas. Um dos principais pré-requisitos para a redução do número de paradas não planejadas é ter condições de prever as necessidades em serviços e manutenção, e de customizar o atendimento para cada caminhão individualmente.

No Brasil, a Volvo vem trabalhando intensamente para aumentar ainda mais a tradicional disponibilidade dos caminhões Volvo. “Estamos trabalhando nosso plano de manutenção Ouro, com foco intensivo no processo de atendimento aos nossos clientes e na ampliação da capacidade de atendimento da Rede de Concessionárias Volvo no país”, afirma Reinaldo Serafim, gerente comercial de pós-venda da Volvo no Brasil.

Apesar dos progressos nesta área ainda há muito espaço para a ampliação da manutenção preventiva. “Temos um potencial considerável nesta área para aumentar a disponibilidade dos caminhões. Veículos conectados são o caminho para zero paradas não planejadas no futuro”, reforça Serafim.

- Publicidade -

Um exemplo de conectividade já disponível para a nova linha F no Brasil é o Voar Oncall, que facilita a conexão do motorista com o VOAR (Volvo Atendimento Rápido) por meio de um simples toque em um botão disponível no painel do caminhão.

Ao acionar o botão, todas as informações sobre o caminhão e o foco do motivo da parada relatado pelo motorista podem ser acessados por técnicos da Volvo remotamente.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn