quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Emissões veiculares em debate público

O Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), criado em 1981, ainda não decidiu se dará prazo suplementar para a indústria desenvolver, testar e colocar à venda veículos com novas exigências de emissões regulamentadas.

O tema é complexo porque a pandemia do Covid-19 tem atrasado os cronogramas por razões óbvias. Os prazos originais são para 2022 (L7, veículos leves) e 2023 (P8, pesados).

- Publicidade -

Anfavea confirma que pediu adiamento, mas sem sugerir por quanto tempo. China, México e Japão concordaram em postergar por até 11 meses o início de produção.

No entanto, existe muita desinformação sobre como outros países enfrentaram o problema, além de no Brasil os combustíveis – gasolina, etanol e diesel – terem especificações diferentes.

Dessa vez a entidade dos fabricantes tornou público o debate por transmissão ao vivo na internet, em 15 de dezembro. E respondeu a várias questões.

- Publicidade -

Os países europeus, por exemplo, agora focam nas emissões de CO2 pois os fabricantes já cumpriram as normas sobre gases controlados.

No Brasil, o etanol ajuda quanto ao CO2 nos motores de ciclo Otto, além do HVO e o biodiesel, nos de ciclo Diesel.

Algumas afirmações denotam desconhecimento. “A exigência do P8 para 2023 apresenta uma folga de um ano para eventuais atrasos.”

- Publicidade -

Na realidade as regulamentações para veículos com projetos novos têm um prazo e os demais veículos em produção outro, em geral um ano depois.

Vários países em desenvolvimento permitem a convivência por mais tempo pela diferença de preço final do produto ao consumidor decorrente das novas regulamentações.

Inspeção veicular e renovação de frotas continuam esquecidas no Brasil. O nível de poluição cairia bastante.

RAM 1500 REBEL REÚNE REFINO E DESEMPENHO

Estratégia correta da FCA ao importar picapes. Oferece dois modelos grandes Ram: 2500 (motor diesel) e agora a 1500 Rebel (gasolina). Dólar alto e imposto (35%) para importar dos EUA elevaram o preço para nada menos que R$ 400.000.

A série inicial de 100 unidades, vendidas em 18 horas para entrega em abril, acrescenta mais R$ 20.000 de equipamentos extras entre eles tampa da caçamba com dois modos de abertura (bipartida e/ou inteiriça) e as caixas extras nas laterais da caçamba, espaço antes sem aproveitamento.

Materiais de acabamento de primeira linha e cinco adultos viajam com conforto (assoalho traseiro plano).

Sua altura dificulta o acesso, porém estribos são acessórios Mopar. Inclui vários itens de segurança, entre eles frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e câmera para o retrovisor interno.

Tela multimídia vertical de 12 pol., teto solar panorâmico e áudio Harman Kardon são típicos de modelos de luxo.

Destaque para motor V-8 a gasolina: 5,7 litros, 400 cv e 56,7 kgfm. Em algumas voltas no autódromo da Fazenda Capuava fiquei impressionado com o desempenho (0 a 100 km/h em 6,4 s).

A direção rápida e precisa tem grau de assistência exato. Mesmo com pneus de uso misto e curvas de raio bem pequeno a picape de 2,61 toneladas e 5,93 m de comprimento pode ser guiada sem sustos. Porém, em ruas e estradas o motorista deve tomar cuidado com as dimensões.

BRONCO VAI ACIRRAR DISPUTA COM OS JEEP

Se os SUV da FCA dominam o mercado, com os Jeep Wrangler e Compass, a concorrência será bem mais dura em 2021. A Ford vai importar o Bronco Sport (estrutura monobloco), fabricado no México (livre dos 35% de imposto de importação) cujas primeiras entregas nos EUA serão no início de 2021.

Os Bronco de duas e quatro portas, considerados SUV-raiz com carroceria sobre chassi, estão previstos para chegar aos mercados da América do Norte no segundo trimestre do próximo ano.

Estes dois modelos, produzidos nos EUA e sujeitos ao imposto de 35%, oferecerão até sete modos de condução fora de estrada e configurações diversas como teto e portas removíveis.

Os preços básicos, liberados nos EUA, são em torno de 10% maiores que o Bronco Sport.

Versões que virão para a América do Sul ainda não foram anunciadas pela Ford, nem datas de lançamento.

ALTA RODA

BALANÇO de fim de ano da VW mostrou Pablo Di Si, presidente para a América do Sul, confiante na recuperação das vendas em 2021. Confirmou que pode anunciar novo ciclo de investimentos.

Deixou a entender que a produção de uma picape intermediária está no radar. Não disse onde seria fabricada. Aqui já comentei a escolha da Argentina, pois arquitetura é a mesma do SUV Taos.

PRÊMIO UOL Carros 2020 apontou Strada como destaque do ano, VW entre os fabricantes e Kia em pós-venda. Nos outros segmentos: 208, Onix Plus, Civic, Nivus, Tiggo 8, XC40, 911 Turbo S, e-tron, Defender e Sprinter.
____________________________________________________________
www.fernandocalmon.com.br

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn