quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

FCA faz parceria com primeira companhia aérea totalmente elétrica do mundo

A Archer e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) anunciaram um acordo definitivo para permitir que Archer se beneficie do acesso à cadeia de suprimentos de baixo custo da FCA, de recursos avançados de materiais compostos e experiência em engenharia e design.

Com sede na Califórnia, a Archer está criando a primeira companhia aérea totalmente elétrica do mundo, para transportar pessoas por cidades ao redor do mundo de maneira rápida, segura, sustentável e econômica.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A nova parceria ajudará a acelerar o cronograma da Archer para se tornar uma líder do setor com os recursos e capacidades para capitalizar na nova era da mobilidade aérea sustentável, um mercado que o Morgan Stanley estima que representará US$ 1,5 trilhão em 2040.

A Archer irá fabricar aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais (eVTOL) em alto volume, com a intenção de iniciar a produção em 2023. A FCA, empresa-mãe de marcas de automóveis estabelecidas incluindo Fiat, Chrysler, Dodge, Jeep® e Ram, já colaborou nos elementos de design da cabine da primeira aeronave de Archer, que deve ser revelada no início de 2021.

A aeronave 100% elétrica será capaz de viajar distâncias de até 100 km a 240 km/h. Por meio dessa colaboração anunciada, as empresas trabalharão juntas para diminuir significativamente o custo de produção, permitindo que a Archer ofereça serviços com preços acessíveis aos clientes por meio de sua aeronave eVTOL ultrassilenciosa e de alto desempenho.

- Publicidade -

“Estamos extremamente focados em uma abordagem que prioriza o cliente para o projeto de veículos e operações de aeronaves”, disse Brett Adcock, co-fundador e co-CEO da Archer. “Agora estamos trabalhando com um parceiro automotivo experiente e líder do setor para alavancar os benefícios de custo e a experiência que permitirão à Archer produzir milhares de aeronaves de maneira confiável e econômica todos os anos.”

“A eletrificação no setor de transporte, seja nas estradas ou no ar, é o futuro e, com qualquer tecnologia nova e em rápido desenvolvimento, a escala é importante”, disse Doug Ostermann, vice-presidente e chefe de Desenvolvimento de Negócios Globais da FCA. “Nossa parceria com a Archer tem benefícios mútuos e permitirá que soluções de transporte inovadoras e ecológicas sejam colocadas no mercado em um ritmo acelerado.

“Estamos entusiasmados com a parceria com uma das maiores empresas automotivas do mundo em nossa missão de promover os benefícios da mobilidade aérea sustentável”, disse Adam Goldstein, co-fundador e co-CEO da Archer. “Este é o primeiro negócio do tipo de uma das três grandes montadoras de Detroit rumo ao espaço da mobilidade aérea urbana. Agora há um caminho claro para a Archer trazer a produção em massa para esta indústria, mudando para sempre a maneira como as pessoas viajam dentro e ao redor das cidades.”

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil