Um motor assíncrono é usado no eixo dianteiro. O motor elétrico, uma transmissão de relação fixa com diferencial, o sistema de resfriamento e a eletrônica de potência formam uma unidade altamente integrada e compacta – o trem de força elétrico (eATS).
A relação de transmissão e as rodas dentadas foram configuradas para os requisitos do sistema de tração dianteira.Os modelos mais potentes incluem um trem de força elétrico adicional (eATS) no eixo traseiro com um motor síncrono redesenhado e permanentemente excitado. Este é extremamente compacto em design.
Em um motor síncrono permanentemente excitado, o rotor do motor CA é cravejado de ímãs permanentes. Os ímãs – e, portanto, o rotor – seguem o campo de corrente alternada em rotação no enrolamento do estator.
O motor é síncrono porque o rotor gira na mesma taxa que o campo magnético do estator.
A taxa é ajustada aos requisitos de velocidade do driver nos conversores de frequência da eletrônica de potência. As vantagens deste projeto incluem a alta relação potência-tamanho, alto nível de eficiência e alta consistência de saída.
O equilíbrio do desempenho entre os eixos dianteiro e traseiro nas versões 4MATIC é ajustado de forma inteligente até 100 vezes por segundo, dependendo da situação de direção.
A filosofia do Mercedes-EQ é otimizar o consumo usando o motor elétrico traseiro sempre que possível, enquanto o motor assíncrono no eixo dianteiro gera apenas perdas de arrasto mínimas em operação de carga parcial.
Para saber mais sobre veículos elétricos e híbridos participe do nosso curso on-line sobre Veículos Elétricos e Híbridos | Cursos Mecânica Online
O EQA está sendo lançado como o EQA 250 (consumo elétrico combinado: 15,7 kWh/100 km; emissões combinadas de CO2: 0 g/km)1 com 140 kW e um alcance de acordo com o NEDC de 480 quilômetros. A bateria de íon-lítio “double-decker”, que fica como um elemento estrutural dentro da carroceria do veículo, tem um conteúdo de energia utilizável de 66,5 kWh.
Outras variantes para atender aos requisitos específicos do cliente virão a seguir. Incluirão, por um lado, modelos com tração nas quatro rodas com um motor elétrico adicional (eATS) e, por outro lado, uma versão com um alcance de mais de 500 quilômetros (WLTP) 2 .
Dados técnicos 3
EQA 250 | ||
Layout do sistema de acionamento | Frente | |
Motor elétrico, eixo dianteiro | Modelo | Motor assíncrono |
Saída classificada | kW | 140 |
Torque nominal | Nm | 375 |
Aceleração 0-100 km / h | s | 8.9 |
Velocidade máxima 4 | km / h | 160 |
Capacidade da bateria, utilizável (NEDC) 5 | kWh | 66.5 |
Consumo de combustível combinado (NEDC) 2 | kWh / 100 km | 15.7 |
NEDC range 2 | km | 486 |
Tempo de carregamento 6 na caixa de embutir ou em estações de carregamento públicas (carregamento AC) | h | 5:45 |
Tempo de carregamento 7 em uma estação de carregamento rápido (DC) | min | 30 |
No modo de overrun ou na frenagem, os motores elétricos se transformam em alternadores: sua rotação mecânica é convertida em energia elétrica e utilizada para carregar a bateria de alta tensão – processo conhecido como recuperação (para detalhes veja a próxima seção “Recuperação”).
A bateria: parte do sistema de gerenciamento térmico inteligente – O EQA está equipado com uma bateria de íon de lítio com alta densidade de energia.
A bateria é composta por cinco módulos e está localizada embaixo do compartimento do passageiro, no meio do veículo. O ponto mais baixo do veículo, porém, é a borda inferior das saias laterais, dando ao EQA mais de 200 mm de distância ao solo.
A bateria apresenta um design de “dois andares”, tornando-se mais um exemplo do uso inteligente do espaço: o “nariz” da bateria, que acomoda o sistema de gerenciamento da bateria, está situado na parte frontal, atrás do console central. Uma caixa de alumínio, bem como a estrutura da carroceria do próprio veículo, protegem o componente de potencialmente tocar o solo e contra lascas soltas.
A carcaça da bateria é parte integrante da estrutura do veículo e, portanto, parte integrante do conceito de colisão (consulte a seção “Segurança passiva”).
A potente bateria de alta tensão tem uma tensão máxima de 420 V e uma capacidade nominal de 190 Ah, dando-lhe um conteúdo de energia de 66,5 kWh.
A bateria faz parte do sistema de gerenciamento térmico inteligente do EQA. Para garantir que seja sempre mantido dentro da faixa de temperatura ideal, ele pode ser resfriado ou aquecido conforme necessário por meio de uma placa alimentada com refrigerante embaixo da bateria.
Se a Navegação com Inteligência Elétrica estiver ativada, a bateria também pode ser pré-aquecida ou resfriada durante a condução para garantir que esteja dentro da janela de temperatura ideal para uma estação de carregamento rápido.
Por outro lado, se a bateria estiver fria quando o carro chegar à estação de carga rápida, uma parte considerável da capacidade de carga será inicialmente usada simplesmente para aquecê-la.
O efeito líquido é otimizar o tempo de carregamento – importante, como meio de encurtar significativamente a parada de carregamento.Tal como acontece com todas as outras baterias de alta tensão, a Mercedes-Benz emite um certificado de bateria, proporcionando assim uma garantia de desempenho.
É válido por oito anos ou uma distância percorrida de 160.000 quilômetros e garante um bom funcionamento da bateria de alta tensão: o certificado também cobre a perda de capacidade da bateria.
Gerenciamento de carregamento: tomada de carregamento CCS para corrente alternada, bem como corrente contínua – Em casa ou em pontos de carregamento públicos, o carregador integrado fornece uma maneira conveniente de carregar o EQA com até 11 kW usando corrente alternada (CA).
O tempo de carregamento necessário para uma carga completa depende da infraestrutura disponível e do equipamento do veículo específico do país. Carregar em uma caixa de parede Mercedes-Benz é consideravelmente mais rápido do que em uma tomada doméstica.
E, claro, é ainda mais rápido em estações de carregamento rápido de corrente contínua (DC).
Dependendo do SoC (estado de carga) e da temperatura da bateria de alta tensão, o EQA pode ser carregado com uma potência máxima de até 100 kW em uma estação de carga apropriada.
A bateria pode ser carregada neste caso com um SoC de 10 a 80 por cento em cerca de 30 minutos. Para carregamento CA e CC, o EQA é equipado como padrão na Europa e nos EUA com um conector CCS (Sistema de Carregamento Combinado) na parede do lado direito.
No Japão ou na China, são utilizadas as respectivas tomadas de carregamento específicas do país. Os tempos de carregamento também podem variar em comparação com os do modelo europeu.Os seguintes detalhes WLTP sobre o veículo declarado são baseados nos valores de consumo e CO2 válidos no mercado alemão e devem ser entendidos como informações indicativas.
Dependendo do equipamento escolhido, o veículo específico pode situar-se entre o “WLTP Minimum CO₂ / Valor de Consumo” e “WLTP Máximo CO₂ / Valor de Consumo”.Um valor mais alto pode ser aplicado como base para o cálculo do imposto sobre veículos automotores.
WLTP CO 2 emissõescombinado, máx./min.(g / km) 8 | Consumo elétrico combinado WLTP, máx./min. (kWh / 100 km) 1 |
Gama elétricatotal (km)1 | |
EQA 250 | 0 | 17.7 | 426 |
A rede inteligente garante a recuperação de energia para se adequar à situação – ECO Assist oferece um processo de recuperação otimizado para a situação particular.
Leva em consideração os dados de navegação, o reconhecimento dos sinais de trânsito e as informações dos sensores do veículo em sua estratégia de eficiência.
A direção antecipada economiza energia, ampliando assim o alcance.O ECO Assist orienta o motorista com mensagens de quando o acelerador pode ser solto, por exemplo, por se aproximar um limite de velocidade, e com funções como planagem e controle específico de recuperação.
Para isso, os dados de navegação, o reconhecimento de sinais de trânsito e as informações dos assistentes de segurança inteligentes (radar e câmera estéreo) são vinculados e processados.
O ECO Assist gera continuamente simulações de desaceleração em segundo plano: dependendo do estado de carga da bateria e da situação do tráfego, ele calcula se o veículo deve, idealmente, ser permitido a desacelerar (ou “deslizar”) com a menor resistência de direção possível com o do motorista pé fora dos pedais, ou se deve ser desacelerado para que a bateria possa ser carregada com eficiência (recuperação).
O ECO Assist leva em consideração as seguintes situações de tráfego e informações em suas recomendações de direção e estratégia de eficiência:
- Perfil da rota (curvas, cruzamentos, rotatórias, gradientes)
- Limites de velocidade
- Distância de veículos viajando à frente
Dentro dos limites do sistema, o ECO Assist controla a ultrapassagem de acordo com a situação assim que o pé do motorista sai do acelerador.
Ao mesmo tempo, um diagrama fornece ao motorista o motivo da recomendação (por exemplo, “Cruzamento à frente” ou “Gradiente à frente”).O ECO Assist calcula de forma preditiva a situação de direção ao decidir se deve dirigir com a resistência mais baixa ou se deve se recuperar. Os exemplos incluem quedas na estrada, sobrancelhas ou limites de velocidade à frente, que o sistema reconhece a partir dos dados do mapa.
- Mergulho: o veículo reconhece que uma inclinação em declive é seguida por uma subida e que um limite de velocidade é mostrado. O motorista recebe o prompt “Foot off accelerator – Pé fora do acelerador” em tempo útil. Assim que o motorista agir sobre isso, o veículo continuará com a direção desligada. A recuperação ocorre no trecho de descida, mas apenas o suficiente para garantir a manutenção da velocidade máxima permitida. A recuperação termina um pouco antes do ponto mais baixo do mergulho, e começa o acostamento, a fim de manter o maior ímpeto possível para o trecho de subida.
- Lombadas: Se o ECO Assist reconhecer que “deslizar” faz sentido devido à situação individual de direção, a topografia e os limites de velocidade, o motorista é instruído a “tirar o pé do acelerador” antes mesmo de chegar ao topo. O veículo então passa sobre o relevo no modo “planação” e, subsequentemente, usa o trecho em declive para atingir a velocidade desejada.
- Limite de velocidade: quando o sistema reconhece um limite de velocidade a partir dos dados de navegação ou via Traffic Sign Assist, o motorista é novamente avisado com “Pedal do acelerador”. O veículo é então desacelerado suavemente (enquanto se recupera) para a nova velocidade, seguido por inércia. Desta forma, velocidades adequadas para cruzamentos, rotundas e curvas também são suportadas.
- Tráfego lento: quando os sensores de radar do sistema reconhecem veículos em movimento lento à frente enquanto desliza, o planeio é interrompido automaticamente se necessário. A desaceleração com recuperação ocorre na medida em que a ação de frenagem por parte do motorista muitas vezes é desnecessária. Se o veículo à frente acelerar, a desaceleração é reativada automaticamente para interromper a desaceleração e manter a velocidade atual tanto quanto possível. O motorista opera o acelerador, se necessário.
O EQA oferece várias maneiras de recuperar energia por meio da recuperação. Em termos gerais, o processo envolve recarregar a bateria de alta tensão, convertendo a rotação mecânica no modo de ultrapassagem ou durante a frenagem em energia elétrica.
Os aspectos mais importantes do teste de EQA em resumo:
- Foco do teste digital: validação da viabilidade construtiva (pode o carro, conforme projetado e construído, ser produzido em volume?), Desempenho de colisão (simulações de acidentes para avaliação da segurança passiva), aerodinâmica, características de vibração (NVH), peso, etc., usando Ferramentas VR
- Foco dos testes na estrada e em dinamômetros: veículo geral (como funcionam os componentes e conjuntos testados anteriormente quando são integrados em um veículo?) E durabilidade de longo prazo
- Proporção de teste digital para teste do mundo real: 35% / 65%
- Conhecimento especializado: antes de ser liberado para produção, o veículo deve ser testado e validado por vários especialistas de diversos departamentos. No geral, várias centenas de especialistas estão envolvidos nos testes, desde os departamentos especializados, que testam e aprovam seus componentes e módulos, até os testes / testes de resistência do veículo completo.
- Período de desenvolvimento: aprox. quatro anos
- Período de teste para veículo completo: pelo menos dois invernos e dois verões
- Países em que o EQA foi testado: Alemanha (em particular nas novas instalações de teste em Immendingen), Áustria, Finlândia, França, Suécia, Espanha, Itália, Dubai, África do Sul, EUA, México, China, Japão
O teste de clima frio mais recente do EQA ocorreu em Arctic Falls, Suécia.
- Os testes se estenderam ao veículo completo, com foco em todos os componentes e trens de força.
- Certos componentes foram validados com relação a todos os problemas de clima frio. Isso envolve, por exemplo, ajustar o sistema de ar condicionado e dirigir quando o nível de atrito é baixo, ou seja, em condições de estrada no inverno.
- Houve também ênfase no pré-condicionamento, carregamento e gerenciamento da bateria em baixas temperaturas.
- Os engenheiros testaram os veículos no local nos mínimos detalhes e os analisaram em estreita consulta com os departamentos de desenvolvimento relevantes.
Ao mesmo tempo, vários 100.000 km são percorridos com os veículos em um lapso de tempo em vários testes de resistência como parte de um programa de teste de resistência planejado em detalhes. Em um processo paralelo, os carros produzidos localmente na China são testados para que também atinjam o alto padrão de qualidade Mercedes-Benz.
Dados técnicos – EQA 250
Layout do sistema de acionamento | |||
Layout do sistema de acionamento | Frente | ||
Eixo dianteiro | Tipo de motor elétrico | Motor assíncrono (ASM) | |
Saída classificada | kW / hp | 140/190 | |
Torque nominal | Nm | 375 | |
Transmissão do eixo dianteiro | Tipo | Conjunto de engrenagens retas de uma velocidade | |
Desempenho de recuperação, máx. | kW | Aproximadamente. 140 2 | |
Bateria | |||
Tipo | Íon-lítio | ||
Número de células | 200 | ||
Número de módulos | 5 módulos | ||
Tensão nominal | Volts | 420 | |
Capacidade (utilizável) | kWh | 66.5 | |
Carregador de bordo (AC) | kW | 11 | |
Tempo de carregamento em uma Wallbox(10-100%)3 | h | 5:45 | |
Carregamento DC (max) | kW | 100 | |
Tempo de carregamento com carregamento rápido (10-80% SoC) 4 | min | 30 | |
Suspensão | |||
Eixo dianteiro | Suspensão MacPherson com amortecedor de mola e braço de controle transversal, molas helicoidais, amortecedores a gás de tubo duplo, barra estabilizadora | ||
Eixo traseiro | Multi-link, molas helicoidais, amortecedores de pressão de gás, estabilizador | ||
Sistema de travagem | Freios a disco ventilados na frente, freio de estacionamento elétrico, ABS, Brake Assist, ESP ® | ||
Direção | Sistema de direção hidráulica de cremalheira e pinhão eletricamente assistido | ||
Rodas | 7,5 J x 18 H2 | ||
Pneus | 235/55 R 18 | ||
Dimensões e pesos | |||
Distância entre eixos | milímetros | 2729 | |
Trilho dianteiro / traseiro | milímetros | 1585/1584 | |
Comprimento largura altura | milímetros | 4463/1834/1620 | |
Círculo girando | m | 11.4 | |
Capacidade de inicialização, VDA | Litros | 340-1320 | |
Peso sem carga de acordo com para CE | kg | 2040 | |
Carga útil | kg | 430 | |
GVWR | kg | 2470 | |
Desempenho, consumo, emissões | |||
Aceleração 0-100 km / h | Segundos | 8.9 | |
Velocidade máxima | km / h | 160 | |
Faixa (NEDC) 5 | km | 486 | |
Consumo de combustível combinado (NEDC) 5 | kWh / 100 km | 15,7 | |
Os seguintes detalhes WLTP sobre o veículo declarado são baseados nos valores de consumo e CO 2 válidos no mercado alemão e devem ser entendidos como informações indicativas.Dependendo do equipamento escolhido, o veículo específico pode situar-se entre o “WLTP Minimum CO₂ / Valor de Consumo” e “WLTP Máximo CO₂ / Valor de Consumo”.Um valor mais alto pode ser aplicado como base para o cálculo do imposto sobre veículos automotores.
WLTP CO 2 emissõescombinado, máx./min.(g / km) 6 | Consumo elétrico combinado WLTP, máx./min. (kWh / 100 km) 1 |
Gama elétricatotal (km)1 | |
EQA 250 | 0 | 17.7 | 426 |
1 Os números WLTP para os modelos listados aplicáveis ao mercado alemão podem ser encontrados no final desta seção. Essas informações podem ser obtidas em uma base de mercado por mercado nos sites nacionais relevantes da Mercedes-Benz.2 Ao volante, depende do peso do veículo3 O tempo de carregamento é para uma carga total de 10-100% em uma caixa de embutir ou estação de carregamento pública (conexão CA com pelo menos 11 kW, 16 A por fase)4 O tempo de carregamento é para uma carga total de 10-80% em uma estação de carregamento rápido DC com uma tensão de alimentação de 400 V, corrente de pelo menos 300 A.5O consumo de energia e o alcance foram determinados com base no Regulamento (CE) nº 692/2008. O consumo de energia e o alcance dependem da configuração do veículo.6 Os valores indicados são os “valores WLTP CO 2 ” medidos de acordo com o Artigo 2, n.º 3, do Regulamento de Execução (UE) 2017/1153. O consumo elétrico e o alcance foram determinados com base no Regulamento da Comissão (UE) nº 2017/1151. O consumo elétrico e o alcance dependem da configuração do veículo e, em particular, da restrição de velocidade máxima selecionada.