A Ford fechou agosto com bons resultados no segmento de carros médios. No primeiro mês de vendas da linha 2016, recém-lançada, o Focus Hatch registrou 1.325 unidades e 38,1% de participação no segmento, 9 pontos percentuais à frente do segundo colocado, enquanto que o Focus Fastback, versão de quatro portas da linha, assumiu a terceira posição na sua categoria com 1.150 unidades.
Considerando as vendas do ano, na soma das versões anteriores com as atuais, o Focus teve vendas de 9.302 e 6.908 unidades, respectivamente, do Hatch e do Fastback. “O desempenho no mês de estreia mostrou a aceitação dos novos modelos globais.
Sempre temos de analisar os números sob a ótica do mercado, mas sem dúvida podemos considerar como lançamentos marcantes, notadamente do Fastback, que subiu do quinto para o terceiro lugar no ranking dos médios quatro portas”, diz Fernando Pfeiffer, gerente de Produto da Linha Focus.
Nos pontos de venda e no site oficial do produto, os clientes elogiaram o novo design e o conteúdo de tecnologia desde as versões de entrada do modelo. “Estes são itens identificados como fatores de compra e que valorizam o produto durante sua vida útil. Somam-se a esses atributos a herança da elogiada dirigibilidade do Focus entre os clientes”, afirma o executivo.
A Ford introduziu tecnologias inéditas, disponíveis em algumas versões, como o estacionamento automático de segunda geração, o assistente de frenagem autônomo – que freia o carro automaticamente para evitar colisões em baixa velocidade – e os faróis bi-xenon adaptativos com facho ajustável de acordo com a velocidade e direção.
Mas a linha oferece também alto conteúdo desde as versões iniciais, que podem vir, no hatch, com o motor 1.6 Sigma Flex, de 135/131 cv, com transmissão manual de cinco velocidades, e 2.0 Direct Flex, de 178/175 cv, com transmissão sequencial de seis velocidades e opção de trocas “paddle shift”.
O Focus Fastback, apresentado na semana passada com uma grande campanha publicitária estrelada pelo ator Gerard Butler, ajudou a Ford a garantir o terceiro lugar no segmento de sedãs médios, um dos mais disputados do mercado. Equipado exclusivamente com motor 2.0 e transmissão sequencial de seis velocidades, ele vem com controle de estabilidade e tração (AdvanceTrac), acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e sistema de conectividade SYNC com AppLink e Assistência de Emergência, entre outros itens de série.
“Esse resultado mostra a força que um produto global como o Ford Focus tem no mercado brasileiro, entregando uma combinação única de design arrojado, performance superior e tecnologias inovadoras, além de uma proposta de valor que atende aos anseios de um consumidor entusiasta por carros e que está cada vez mais exigente”, completa Fernando Pfeiffer.