A Toyota vai investir US$ 50 milhões, nos próximos cinco anos, para ampliar o seu foco de atuação em ciência da computação e na interação homem-máquina, a fim de contribuir para a redução de acidentes e fatalidades em estradas e rodovias.
Em acordo colaborativo recentemente fechado com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a universidade de Stanford, ambas nos EUA, a fabricante irá posicionar um novo centro conjunto de pesquisa e desenvolvimento em cada instituição, focados em promover tecnologias em prol da mobilidade e inteligência em veículos automotores.
Desta forma, o centro de pesquisa com sede em Stanford irá colaborar com o MIT e a Toyota para desenvolver sistemas inteligentes avançados para reconhecer, entender e agir em ambientes de tráfego complexos.
Este esforço de colaboração vai abrir novos caminhos para sistemas e desenvolvimento de produtos por meio de uma ampla gama de aplicações.
A iniciativa da Toyota considera as oportunidades que surgem em meio ao crescente ambiente desafiador da mobilidade mundial, ao passo que visa a melhoria da vida das pessoas por meio do uso de tecnologias de inteligência artificial, tornando os veículos cada vez mais seguros.