sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Azul vai trazer carro voador para o Brasil em 2025

É o transporte do futuro, 100 vezes mais seguro e mais silencioso que um helicóptero, diz o americano John Rodgerson, presidente da Azul Linhas Aéreas

A Azul S.A. anunciou seus planos de parceria estratégica com a Lilium GmbH (“Lilium”), para construir uma malha exclusiva com aeronaves “eVTOL” no Brasil. Essa potencial parceria pode ter um valor total de até US$1 bilhão e inclui uma frota de 220 aeronaves eVTOL, com operação prevista a partir de 2025.

Esta aliança estratégica e pedido de aeronaves permanece sujeita à finalização dos termos comerciais entre as partes e documentação definitiva relacionada ao acordo.

- Publicidade -

Por meio dessa potencial malha aérea, a Azul pretende aumentar a conectividade no Brasil em um plano cada vez mais inovador. Esse anúncio reforça a estratégia da Azul em acelerar seus compromissos “ESG”, alavancando, de forma inédita, o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio de uma aeronave 100% elétrica e com emissão zero de carbono.

É o transporte do futuro, 100 vezes mais seguro e mais silencioso que um helicóptero, diz o americano John Rodgerson, presidente da Azul Linhas Aéreas, lembrando que a Azul já tem know-how em aeronaves de pequeno porte, com nove assentos.

Segundo ele, junto com a alemã Lilium, descobriu uma solução para competir com os helicópteros: vai oferecer um “carro voador”, uma aeronave elétrica num mercado em que o Brasil é o maior do mundo.

- Publicidade -

São 220 aeronaves encomendadas, que possuem autonomia de até 240 quilômetros e o custo estimado de uma viagem na distância de 100 quilômetros, por exemplo, ficaria na casa de US$ 100 por pessoa.

A Lilium planeja trabalhar com a Azul para transformar radicalmente o transporte regional de alta velocidade em um país que recebe cerca de 100 milhões de passageiros aéreos domésticos por ano e é atualmente um dos principais mercados mundiais de helicópteros civis e aviação executiva.

Combinando o profundo conhecimento da Azul sobre o mercado brasileiro com a plataforma única de aeronaves eVTOL da Lilium, as empresas planejam negociar os termos para o estabelecimento de uma rede co-branded no Brasil.

- Publicidade -

Como parte do acordo comercial, a Lilium pretende vender 220 aeronaves para a Azul operar em toda a rede prevista para começar em 2025 por um valor agregado de até US $ 1 bilhão.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn