Os principais fabricantes de veículos comerciais europeus assinaram um acordo não vinculativo para instalar e operar uma rede pública de carregamento para caminhões elétricos de bateria, pesados e de longo curso em toda a Europa.
O acordo estabelece a base de uma futura joint venture (JV) – de propriedade igualitária das três partes; o Grupo Traton com suas marcas Scania e MAN, além da Daimler Truck e o Grupo Volvo.
1.700 pontos de carregamento – Os parceiros de veículos comerciais vão, juntos, investir 500 milhões de euros para instalar e operar pelo menos 1.700 pontos de carregamento de energia verde de alto desempenho perto de rodovias, bem como em pontos de logística e destino, dentro de cinco anos a partir da criação da JV.
Com o tempo, os planos são aumentar significativamente o número de pontos de carregamento, buscando parceiros adicionais, bem como financiamento público. A futura joint venture está planejada para operar sob sua própria identidade corporativa e ter sede em Amsterdã, Holanda.
Necessidade urgente – A ação conjunta aborda a necessidade urgente de uma rede de carregamento de alto desempenho para apoiar os operadores de caminhões em sua transição para soluções de transporte neutras em CO₂, especialmente em caminhões pesados de longa distância.
A infraestrutura de carregamento de alto desempenho que permite o transporte rodoviário de longa distância é uma forma econômica de obter reduções de emissões significativas e rápidas.
“Para o Grupo Traton, é claro que o futuro do transporte é elétrico. Isso requer o rápido desenvolvimento de pontos de carregamento acessíveis ao público, especialmente para transporte pesado de longa distância ”, disse Matthias Gründler, CEO do Traton Group, continuando:
Uma rede aberta a todos – “Nós agora damos o primeiro passo para acelerar a transição para um transporte sustentável e livre de fósseis. A segunda etapa deve ser um forte envolvimento da UE para a expansão total de uma rede de carregamento em toda a Europa.”
Como um sinal claro para todas as partes interessadas, a rede de carregamento será aberta e os pontos de carregamento serão compatíveis com todos os veículos comerciais na Europa, independentemente da marca.