domingo, 21 julho , 2024
28 C
Recife

Gigantes de veículos comerciais investem em rede europeia de carregamento de caminhões elétricos

Acordo estabelece a base de uma futura joint venture (JV) - de propriedade igualitária das três partes; o Grupo Traton com suas marcas Scania e MAN, além da Daimler Truck e o Grupo Volvo

Os principais fabricantes de veículos comerciais europeus assinaram um acordo não vinculativo para instalar e operar uma rede pública de carregamento para caminhões elétricos de bateria, pesados ​​e de longo curso em toda a Europa. 

O acordo estabelece a base de uma futura joint venture (JV) – de propriedade igualitária das três partes; o Grupo Traton com suas marcas Scania e MAN, além da Daimler Truck e o Grupo Volvo.

- Publicidade -

1.700 pontos de carregamento – Os parceiros de veículos comerciais vão, juntos, investir 500 milhões de euros para instalar e operar pelo menos 1.700 pontos de carregamento de energia verde de alto desempenho perto de rodovias, bem como em pontos de logística e destino, dentro de cinco anos a partir da criação da JV.

Com o tempo, os planos são aumentar significativamente o número de pontos de carregamento, buscando parceiros adicionais, bem como financiamento público. A futura joint venture está planejada para operar sob sua própria identidade corporativa e ter sede em Amsterdã, Holanda.

Necessidade urgente – A ação conjunta aborda a necessidade urgente de uma rede de carregamento de alto desempenho para apoiar os operadores de caminhões em sua transição para soluções de transporte neutras em CO₂, especialmente em caminhões pesados ​​de longa distância.

- Publicidade -

A infraestrutura de carregamento de alto desempenho que permite o transporte rodoviário de longa distância é uma forma econômica de obter reduções de emissões significativas e rápidas.

“Para o Grupo Traton, é claro que o futuro do transporte é elétrico. Isso requer o rápido desenvolvimento de pontos de carregamento acessíveis ao público, especialmente para transporte pesado de longa distância ”, disse Matthias Gründler, CEO do Traton Group, continuando:

Uma rede aberta a todos – “Nós agora damos o primeiro passo para acelerar a transição para um transporte sustentável e livre de fósseis. A segunda etapa deve ser um forte envolvimento da UE para a expansão total de uma rede de carregamento em toda a Europa.”

- Publicidade -

Como um sinal claro para todas as partes interessadas, a rede de carregamento será aberta e os pontos de carregamento serão compatíveis com todos os veículos comerciais na Europa, independentemente da marca.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão