terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

Gigantes de veículos comerciais investem em rede europeia de carregamento de caminhões elétricos

Acordo estabelece a base de uma futura joint venture (JV) - de propriedade igualitária das três partes; o Grupo Traton com suas marcas Scania e MAN, além da Daimler Truck e o Grupo Volvo

Os principais fabricantes de veículos comerciais europeus assinaram um acordo não vinculativo para instalar e operar uma rede pública de carregamento para caminhões elétricos de bateria, pesados ​​e de longo curso em toda a Europa. 

- Publicidade -

O acordo estabelece a base de uma futura joint venture (JV) – de propriedade igualitária das três partes; o Grupo Traton com suas marcas Scania e MAN, além da Daimler Truck e o Grupo Volvo.

1.700 pontos de carregamento – Os parceiros de veículos comerciais vão, juntos, investir 500 milhões de euros para instalar e operar pelo menos 1.700 pontos de carregamento de energia verde de alto desempenho perto de rodovias, bem como em pontos de logística e destino, dentro de cinco anos a partir da criação da JV.

- Publicidade -

Com o tempo, os planos são aumentar significativamente o número de pontos de carregamento, buscando parceiros adicionais, bem como financiamento público. A futura joint venture está planejada para operar sob sua própria identidade corporativa e ter sede em Amsterdã, Holanda.

Necessidade urgente – A ação conjunta aborda a necessidade urgente de uma rede de carregamento de alto desempenho para apoiar os operadores de caminhões em sua transição para soluções de transporte neutras em CO₂, especialmente em caminhões pesados ​​de longa distância.

A infraestrutura de carregamento de alto desempenho que permite o transporte rodoviário de longa distância é uma forma econômica de obter reduções de emissões significativas e rápidas.

- Publicidade -

“Para o Grupo Traton, é claro que o futuro do transporte é elétrico. Isso requer o rápido desenvolvimento de pontos de carregamento acessíveis ao público, especialmente para transporte pesado de longa distância ”, disse Matthias Gründler, CEO do Traton Group, continuando:

Uma rede aberta a todos – “Nós agora damos o primeiro passo para acelerar a transição para um transporte sustentável e livre de fósseis. A segunda etapa deve ser um forte envolvimento da UE para a expansão total de uma rede de carregamento em toda a Europa.”

Como um sinal claro para todas as partes interessadas, a rede de carregamento será aberta e os pontos de carregamento serão compatíveis com todos os veículos comerciais na Europa, independentemente da marca.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança