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Realidade Aumentada: a tecnologia cada vez mais ‘real’ no setor de Manufatura

Por Percy Stocker* – Cada Boeing 747-8 Freighter contém pelo menos 210 quilômetros de fiação. Há fios suspensos, sob o piso, nas paredes, ao redor da cabine do piloto e outros que descem até as rodas.

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Dependendo da necessidade do cliente, os aviões de carga da Boeing são disponibilizados em várias configurações, cada uma com seu próprio esquema distinto de fiação.

O cabeamento elétrico correto de cada uma dessas aeronaves é um trabalho fundamental, minucioso e de extrema precisão.

Um único fio fora do lugar, ou de diâmetro não-compatível com sua função, por exemplo, pode causar vários problemas.

Mas, se por décadas os técnicos das linhas de montagem só puderam contar com pesados manuais impressos e intrincados diagramas de laptop para orientação — o que, convenhamos, não devia ser nada fácil, tampouco prático, além de bastante tedioso — hoje, eles utilizam smart glasses do Google com software de Realidade Aumentada (RA) para sobrepor em tempo real os diagramas de fiação às imagens dos feixes de cabos e circuitos elétricos dentro do avião.

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E fazem isso via computador remoto, de qualquer lugar do planeta, sem exigir que interrompam o contato visual ou usem as mãos.

Todas as informações que precisam são projetadas diretamente em seu campo de visão e a exibição pode ser alterada a qualquer momento via comandos de voz.

Os resultados, é claro, têm sido cada vez mais impressionantes. Com o uso da RA, a companhia número 1 do setor aeroespacial global reduziu os erros de cabeamento a quase zero e diminuiu em 25% o tempo de produção dos fios e cabos.

Além da Boeing, uma lista crescente de empresas líderes de mercado vem descobrindo os benefícios da Realidade Aumentada aplicada aos mais variados cenários industriais para manutenção e resolução de problemas, redução de custos, aumento de produtividade e fomento da qualidade.

O grupo industrial Thyssenkrupp, líder no segmento de mobilidade em elevadores, escadas, esteiras rolantes e produtos de acessibilidade, usa o Microsoft HoloLens, um dispositivo independente, ergonômico e hands-free que sobrepõe hologramas de alta definição a imagens do mundo real, para personalização do design de suas peças e para ajudar os clientes na visualização dos sistemas de cadeiras elevadoras para uso doméstico.

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Os dados das imagens são transferidos para as unidades industriais da empresa, reduzindo drasticamente os prazos de entrega.

A Jaguar Land Rover, maior fabricante de automóveis do Reino Unido, projetou um sistema de RA que usa câmeras de iPad para treinar os novos funcionários no reconhecimento dos cabos e dispositivos eletrônicos que ficam atrás do painel de bordo do veículo.

O sistema também usa um aplicativo que permite a visualização dos diagramas de conexões de fios ocultos, e isso simplesmente apontando para o painel.

A tecnologia tem sido igualmente importante para os estagiários da empresa de carros de luxo, que podem aprender sem que seja necessário desmontar um veículo real — o que, no mínimo, representa redução de tempo e de custos.

A Caterpillar, líder mundial na fabricação de equipamentos de construção e mineração, tratores, motores a diesel e a gás natural, turbinas industriais a gás e locomotivas diesel-elétricas, usa um aplicativo de RA que fornece aos técnicos instruções passo a passo para execução de serviços e verificações de manutenção, possibilitando ainda que se conectem a especialistas em todo o mundo.

O aplicativo também é utilizado para acelerar o processo de aprendizagem dos mecânicos recém-contratados.

Por sua vez, a Airbus, empresa aeroespacial que continua a expandir sua popular família de jatos A320 e cogita ter um modelo movido a hidrogênio para percorrer distâncias menores até 2035, vem usando Realidade Aumentada em suas inspeções, o que possibilitou acelerar os processos de montagem em 40%.

Já a Porsche, que há 73 anos é sinônimo de carros esportivos de altíssimo desempenho, tem investido no desenvolvimento de um sistema que usa RA para controle de qualidade.

Com o uso da Realidade Aumentada, essas empresas inovadoras estão encontrando novas formas para aplicar o poder da tecnologia wearable de baixo custo ativada por voz para aumentar a força de seus trabalhadores e a produtividade da fábrica, aperfeiçoar a segurança e a qualidade, cortar custos e treinar suas equipes de maneira mais eficaz.

Não à toa, cada vez mais fornecedores em todo o mundo têm se envolvido com a tecnologia de RA, gerando um número crescente de aplicações no trabalho, no campo, em casa.

Entre alguns de seus usos mais emergentes estão gestão de inventário, prototipagem, segurança e análise em tempo real.

Já para as organizações manufatureiras e o chão de fábrica, os engenheiros industriais, os operadores qualificados, os técnicos e os maquinistas estão entre os beneficiários mais imediatos.

Mas, acredite, esse é apenas o começo. A Realidade Aumentada veio para ficar e à medida que for se popularizando, mais recursos e aplicativos serão desenvolvidos e mais segmentos de mercado, além da sociedade como um todo, serão positivamente impactados pela tecnologia, gerando mais implantações, mais negócios e mais inovação.

O poder transformador da RA é um caminho sem volta. E eu estou ansioso para mais.

*Percy Stocker – Vice-Presidente Executivo de RA (Américas) da TeamViewer.

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