E quando você olha para o nosso destaque e logo imagina que você conhece o modelo da foto, de outras épocas? Também tivemos a mesma reação quando descobrimos o Microlino 2.0 que acaba de ser anunciado que será produzido em Torino, na Itália.
O Isetta foi um dos microcarros produzido nos anos posteriores à Segunda Guerra Mundial. Embora o desenho seja originário de Itália, construíram-se noutros países como Espanha, Bélgica, França, Brasil, Alemanha e Reino Unido.
O Romi-Isetta foi um automóvel produzido no Brasil, entre 1956 e 1961, pelas Indústrias Romi S.A., com sede em Santa Bárbara d’Oeste, interior de São Paulo. Ele foi o primeiro automóvel de passeio de fato fabricado em território brasileiro.
Já o moderno e elétrico Microlino 2.0 possui estrutura monobloco de aço prensado e alumínio. Temos o primeiro micro veículos elétrico a obter construção de categoria automotiva. A suspensão MacPherson suporta todas as quatro rodas para um passeio muito melhor. São três opções de pack de baterias, a maior com 230 quilômetros de autonomia no ciclo europeu.
A coluna de direção foi trocada de uma unidade destacável conectada à porta da frente para uma unidade fixa e inseparável. A maçaneta externa da porta se foi, substituída por um botão.
O e-motor de 12,5 kW (17 cv) atinge um pico de 19 kW (25 cv), levando a velocidade de até 90 km/h. A aceleração de 0-50 km/h leva apenas cinco segundos.
Os três conjuntos de bateria começam com uma unidade de 6 kWh capaz de alimentar uma faixa de 95 quilômetros de autonomia, uma unidade de 10,5 kWh aumenta para 175 km e uma unidade de 14 kWh é capaz de percorrer 230 km.
Carregar até 80% da capacidade leva quatro horas para as duas unidades menores e três horas para a unidade maior quando conectada a uma tomada doméstica de 220 V padrão da Europa.
O peso declarado é de 435 kg sem bateria ou 513 kg provavelmente com a menor bateria. O interior acomoda duas pessoas no banco dianteiro e porta-malas de 203 litros.
As primeiras entregas do Microlino 2.0 serão feitas na Suíça, depois na Alemanha e depois no resto da Europa.