A Honda divulgou detalhes sobre seus planos de eletrificação nos Estados Unidos e decepcionou o cronograma de soluções que a marca planeja apresentar.
A Honda está anos atrás do resto da indústria automotiva quando se trata de veículos elétricos a bateria. Atualmente, a montadora japonesa oferece apenas o Honda E, um veículo elétrico de curto alcance, na Europa.
Nos EUA, a montadora diz que seu “primeiro veículo totalmente elétrico”, o Honda Prologue, chegará em 2024 e será baseado na plataforma elétrica Ultium da General Motors.
Não apenas o Honda E, que é um EV muito limitado, é sua única oferta atual de veículo elétrico, mas o Prologue, seu primeiro “elétrico de volume”, só é possível, graças à plataforma elétrica Ultium da GM.
Ainda assim, os números revelam que a evolução será muito lenta. A marca planeja venda de apenas 70.000 veículos elétricos nos EUA até 2024, o que talvez seja tarde demais para um mercado já em crescimento.
A Honda vende atualmente 1,2 milhão de veículos nos Estados Unidos e planeja vender 70.000 VEs em 2024 e 500.000 em 2030.
É uma transição muito lenta, pois pesquisas revelam que os norte-americanos vão querer comprar um carro com motor de combustão interna após 2025.