Maior vencedora nos cinco anos do Top Truck TV, uma das principais premiações da televisão e da mídia eletrônica nacional voltada ao mercado de caminhões, a Mercedes-Benz foi novamente destaque na 6ª edição do evento.
Conforme resultado anunciado no dia 20 de dezembro, a Empresa foi vitoriosa em cinco categorias este ano, a partir da votação de um grupo de jornalistas especializados e renomados do setor automotivo.
A Mercedes-Benz do Brasil venceu a categoria de Melhor Performance Empresarial. Seu vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus, Roberto Leoncini, foi eleito o Melhor Executivo de Montadora.
A marca conquistou também dois prêmios de Melhor Caminhão: Atego 1419 (médio) e Arocs 8×4 (extrapesado). Além disso, o Arocs 8×4 conquistou o prêmio de Melhor Veículo do Ano Top Truck TV 2021 entre todos os modelos concorrentes.
O Top Truck TV é uma premiação derivada do Top Car TV, que completou 20 anos de tradição e sucesso e que também passou a incluir o Top Moto TV, ampliando o alcance dessa iniciativa de reconhecimento às empresas, marcas, produtos e profissionais ligados à mobilidade.
Arocs 8×4 é o Melhor Veículo do Ano Top Truck TV 2021 – Se há 65 anos os caminhões Mercedes-Benz são reconhecidos no mercado brasileiro pela força e robustez, com o Arocs 8×4 a marca elevou essa máxima a um patamar ainda não alcançado por nenhum concorrente.
Este caminhão extrapesado basculante vem revolucionar as operações fora de estrada no Brasil, sendo indicado para a mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura.
“O Arocs traz em seu DNA a origem alemã, destacando-se pelo seu alto padrão de qualidade e eficiência. Aqui, no Brasil, o Arocs 8X4 foi desenvolvido e intensamente testado pelos engenheiros da Empresa em operações severas fora de estrada e nos locais de trabalho de empresas que são referência no setor de mineração”, ressalta Roberto Leoncini.
“Ou seja, esse nosso novo gigante off-road nasceu em operações reais brasileiras a partir da necessidade de nossos clientes”.
Com muita força e muita robustez, o Arocs foi projetado para suportar situações extremas de operação, caracterizadas por topografias exigentes e rotas desafiadoras.
Mesmo sob temperaturas extremamente altas ou baixas, mantém excelente padrão de desempenho e produtividade, devido também aos avanços em tecnologia e conforto para os motoristas.
“Muito importante para nós é que o Arocs atende cada exigência que nós ouvimos diretamente dos nossos clientes”, diz Roberto Leoncini.
“Por isso, eu não canso de repetir: As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz. E agora também: as mineradoras falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz delas. O Arocs é a nova referência em disponibilidade e produtividade nas operações fora de estrada no Brasil, como em conforto e praticidade”.
Marca venceu duas categorias de caminhões no Top Truck TV – Além do título de Melhor Veículo do Ano Top Truck TV 2021, o Arocs 8×4 da Mercedes-Benz foi eleito pelos jornalistas como o Melhor Caminhão Extrapesado do ano. A marca levou mais um prêmio de Melhor Caminhão: Atego 1419 (médio).
Os caminhões Mercedes-Benz são protagonistas na história do transporte de cargas brasileiro.
“Somos referência há 65 anos. Em toda essa trajetória, nossos veículos consolidaram uma imagem de qualidade, força e robustez em todas as situações, seja nas rodovias, nas cidades ou nas severas operações fora de estrada”, ressalta Roberto Leoncini.
“E seguem evoluindo em tecnologia, conectividade, desempenho, eficiência, consumo e segurança, como acontece com o Novo Actros, nosso top de linha. Ou seja, os transportadores, os autônomos e os motoristas sempre puderam e podem contar com nossos caminhões ao seu lado para trabalhar e buscar rentabilidade em seus negócios”.
Melhor performance empresarial é da Mercedes-Benz do Brasil – Em 65 anos de história no Brasil, mais de 100 mil colaboradores já passaram pela Mercedes-Benz ajudando a Empresa a se tornar a maior unidade produtiva e o maior Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Daimler Truck fora da Alemanha.
Além disso, também se consagrou como Centro Mundial de Competência da Daimler Truck para chassi de ônibus e um player global de desenvolvimento de caminhões.
Tendo como foco seu propósito de desenvolvimento econômico e social – “Para Todos que Movem o Mundo” – a Mercedes-Benz assumiu o desafio de levar saúde à população por meio de seus veículos. Nasceram assim as Unidades Móveis de Saúde. A Empresa gerencia o projeto, envolvendo fornecedores e ONGs, além de conseguir recursos com o Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha via DEG/KfW, órgão alemão que destina verba para programas sociais em países emergentes. Juntos, Mercedes-Benz e DEG estão investindo € 5,5 milhões em oito unidades móveis, que são puxadas por caminhões da marca, como o Novo Actros, para atender populações carentes pelo País.
Diante do cenário da pandemia da COVID-19, a Mercedes-Benz esteve na vanguarda de outras ações, seja no atendimento à população em situação mais vulnerável, por meio de campanhas de arrecadação de alimentos, como na proteção aos colaboradores e fornecedores de suas fábricas.
Além disso, tem atuado ainda na linha de frente da vacinação pelo País em parceria com a Cruz Vermelha, tendo disponibilizado dois ônibus, totalmente adaptados, acelerando a imunização das populações que vivem distante dos grandes centros urbanos.
Até novembro deste ano, as carretas já haviam realizado mais de 110 mil atendimentos e os ônibus da vacinação tinham ultrapassado 55 mil doses aplicadas.
Em 2021, a Mercedes-Benz comemorou grandes marcos em sua história com o lançamento do Actros Coração Estradeiro, do extrapesado basculante Arocs 8×4, do chassi de ônibus urbano O 500 Super Padron e do chassi de ônibus elétrico eO500U, além de diversos Serviços 4.0 de atendimento ao cliente, oferecendo soluções inovadoras.
Roberto Leoncini é o melhor executivo de montadora do ano – Durante os anos desafiadores da pandemia para o mercado de caminhões e ônibus, a Mercedes-Benz do Brasil manteve a liderança de vendas em veículos comerciais, apoiada em excelentes produtos e serviços e pela confiança na marca, mas em muito, também, na liderança da equipe de vendas, nas mãos de Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus.
Mesmo sem fazer suas tradicionais e frequentes visitas aos clientes e concessionários, Leoncini manteve contato direto e próximo de todos, ouvindo as necessidades de cada negócio e o ritmo e o fôlego de sua equipe, alavancando as vendas, adaptando a estratégia do negócio à nova realidade e, principalmente, protegendo empregos e defendendo a segurança e saúde de todos.
Em sua gestão, o mantra “As Estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz” é seguido à risca, com o objetivo de conhecer os clientes e suas reais necessidades.
Leoncini e sua equipe sempre vão a campo colher depoimentos de frotistas e caminhoneiros a respeito dos produtos da marca e, desta forma, trazer a lição de casa para dentro da fábrica, onde chegou a parar todas as unidades da empresa no Brasil por um dia inteiro para que os clientes compartilhassem dores e desejos com os funcionários.
Isso possibilitou a criação de novas soluções de transporte a partir do que foi adquirido nesses encontros.
Além disso, sob a liderança de Leoncini, a Mercedes-Benz tem feito diversos novos investimentos para digitalização, experiência do cliente e ampliação da oferta de peças e serviços.