Nada de tração traseira ou integral, a BMW não apenas encara um novo nicho – o das minivans, como também lança seu primeiro modelo com tração dianteira à nível mundial. Durante viagem que realizamos à Alemanha, atendendo convite da Bosch, esticamos por mais alguns dias e solicitamos a BMW do Brasil um veículo para avaliação. Prontamente fomos muito bem atendidos pela gerência de comunicação corporativa que fez o link Brasil – Alemanha para avaliarmos o 218i Active Tourer.
Para quem está acostumado com os “carrões” da BMW em nosso mercado, a primeira impressão é que o modelo não é tão BMW assim. Uma minivan que tem na estratégia seu principal motivo de existir: atender consumidores que buscam por conforto e ao mesmo tempo tamanho reduzido, mas sem perder em eficiência energética e principalmente em rendimento dinâmico.
O design com traços modernos mostram que o carro é maior do que parece. A minivan usa a plataforma modular chamada de UKL1 – “unter klasse 1”, ou classe inferior 1 em alemão. Esta arquitetura fez sua estreia na gama Mini recentemente e, por ser flexível, permite novas dimensões ao Active Tourer. São 4,34 metros de comprimento, 1,80 de largura e 1,55 m de altura. O entre-eixos fica em 2,67 m.
As dimensões trazem versatilidade para o modelo. Os bancos traseiros são divididos em três partes, em uma proporção de 40/20/40. Já o porta-malas tem capacidade para 468 litros, mas chega a 1.510 litros com todos os bancos rebatidos.
O principal alvo do modelo da BMW é o compatriota Mercedes-Benz Classe B, que é 2 cm mais longo e tem distância 2,70 m de entre os eixos.
As novidades do Série 2 Active Tourer, no entanto, não acabam na plataforma ou no tipo de tração. A versão 218i, avaliada em Munique, traz um novo motor de três cilindros e 1.5 litro turbo – que também equipa o atual Mini Cooper.
Potência e torque ficam em 136 cv entre 4.500 e 6 mil rpm e 22,5 kgfm logo a 1.250 giros. A transmissão nessa versão pode ser manual, mas em nosso modelo de avaliação contamos com a automática de seis velocidades.
Rodar de BMW na cidade-sede da matriz alemã foi um privilégio. Fizemos questão de ir ao Museu da BMW no 218i. Com bom posicionamento para condução e visibilidade, o espaço interno é generoso, graças ao posicionamento transversal do motor. O que marcou bastante a condução foi o comportamento dinâmico do modelo.
Com baixo nível de ruído, a aspereza típica dos motores tricilíndricos só é perceptível em baixas rotações e com as janelas abertas, e que não chega a incomodar. O consumo? Alcançou média de 13,6 km/l.
O acabamento interno também merece uma atenção especial. Tudo em seu devido lugar e com traços de luz alinhados que dão um desenho bonito quando anoitece. O ajuste dos bancos é diferenciado e permite encontrar com facilidade a melhor posição para dirigir.
A dinâmica do carro foi excepcional. Nas excelentes vias alemães o desempenho foi muito bom e a combinação entre eficiência energética e desenvolvimento do motor garantiu uma condução segura, rápida e ao mesmo tempo leve.
Opcional ele oferece o HUD – head-up display, que projeta as informações mais importantes em uma pequena tela à frente do motorista, fazendo com que o condutor mantenha a visão na estrada.
BMW 218i Active Tourer
Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.499 cm³, três cilindros em linha, turbo, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote com abertura de válvulas variável. Injeção direta.
Transmissão: Câmbio manual de seis marchas à frente e uma a ré.
Potência máxima: 136 cv a 6 mil rpm.
Torque máximo: 22,5 kgfm (23,5 kgfm com booster) a 1.250 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 9,3 segundos.
Velocidade máxima: 200 km/h.
Diâmetro e curso: 94,6 mm x 82 mm. Taxa de compressão: 11,0:1.
Suspensão: Dianteira independente em alumínio do tipo McPherson e traseira independente em alumínio do tipo multilink. Oferece controle de estabilidade.
Pneus: 205/60 R16.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás com ABS.
Carroceria: Minivam em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,34 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,55 m de altura e 2,67 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, laterais e de cortina.
Peso: 1.320 kg.
Capacidade do porta-malas: 468 litros (1.510 litros com os bancos traseiros rebatidos).
Tanque de combustível: 51 litros.
Produção: Cowley, Inglaterra.
Lançamento mundial: 2014.
Preço na Alemanha: 27.200 euros – cerca de R$ 84.500.