Em situações de tráfego intenso, é difícil até para o motorista mais experiente perceber tudo ao redor do caminhão. Para evitar situações estressantes para o motorista, a Volvo Caminhões oferece seu novo sistema de segurança.
Usando um radar duplo em cada lado do caminhão, o sistema detecta quando outros usuários da estrada, por exemplo, ciclistas, entram na área de risco.
“Um acidente pode acontecer em uma fração de segundo. Nossa extensa pesquisa de acidentes é baseada em décadas de estudo de situações da vida real, e esse novo sistema de segurança ajuda o motorista a evitar possíveis colisões”, diz Anna Wrige Berling, Diretora de Segurança de Tráfego e Produto da Volvo Caminhões.
Quando alguém está na zona de ponto cego, o sistema, chamado Side Collision Avoidance Support, informa o motorista por meio de uma luz vermelha no espelho retrovisor lateral. Se o motorista indicar uma mudança de faixa através do sinal de mudança de direção através da seta, a luz vermelha começa a piscar e um som de aviso é emitido do lado da possível colisão. O motorista é alertado e pode frear o caminhão, permitindo, por exemplo, a passagem de um ciclista.
“Na Volvo Caminhões, nossa visão de longo prazo é zero acidentes e a segurança está no centro de tudo o que fazemos. Este novo sistema é outro exemplo de nossos esforços para atingir esses objetivos”, conclui Anna Wrige.”
O novo sistema estará disponível globalmente no Volvo FH, FM e FMX com linhas de transmissão a diesel, gás e elétricas, a partir de setembro deste ano. Os modelos Volvo FL e FE receberão o novo sistema de segurança em 2023.