domingo, 24 novembro , 2024
28 C
Recife

Desenvolvida e produzida no Brasil, nova linha Actros está mais preparada para as estradas brasileiras

510 cv de potência, nova motorização 13 litros, novo design da cabina, mais conforto para o motorista, com destaque para nova cama, climatizador, painel com display de alta definição e sistema de som – Com o lançamento do cavalo mecânico Actros 2651 6×4 de 510 cv de potência, a Mercedes-Benz apresenta ao mercado a nova linha de seus caminhões extrapesados rodoviários top de linha no Brasil.

Além do inédito membro da família, os já conhecidos Actros 2646 6×4 e Actros 2546 6×2 ganham novo design e diversos itens de avançada tecnologia, oferecendo ao cliente um nível ainda mais elevado de qualidade, conforto e segurança.

- Publicidade -

Ao introduzir no País o motor OM 460 LA de 510 cv, o Actros 2651 6×4 passa a ser o veículo mais potente produzido pela Mercedes-Benz do Brasil. Esta nova linha de caminhões extrapesados foi totalmente desenvolvida pela equipe do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz, na unidade de São Bernardo do Campo, São Paulo. Eles serão produzidos na fábrica da Empresa em Juiz de Fora, Minas Gerais.

“O Actros está cada vez mais preparado para as características das estradas brasileiras e para o nosso perfil de transporte, consolidando-se como um versátil ‘mix road’ para operações nos mais diversos tipos de estrada, tanto asfaltadas, quanto de terra ou outro tipo de pavimento”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nessa evolução do produto, buscamos atender ainda mais as necessidades e expectativas do mercado. Nesse sentido, fomos ouvir o que os clientes tinham a nos dizer sobre o Actros. O resultado está consolidado numa linha de caminhões mais eficientes, produtivos, confortáveis e rentáveis”.

Segundo o executivo, com os aprimoramentos e novidades, o extrapesado Actros rodoviário reforça sua vocação para longas distâncias, oferecendo ainda mais tecnologia para melhor desempenho do veículo, com maior conforto e praticidade para o motorista. “Isso resulta num excelente custo operacional e melhor custo/benefício, aumentando a rentabilidade para o cliente”, diz ele.

- Publicidade -

Novo motor de 13 litros é até 5% mais econômico – Importante novidade do novo Actros rodoviário é a introdução, no País, do motor OM 460 LA de 13 litros de 6 cilindros em linha. O desenvolvimento para o mercado brasileiro culminou numa potência de 510 cv a 1.900 rpm, com torque máximo de 2.400 Nm a 1.100 rpm. Após ensaios em bancos de prova e testes no veículo, este motor, combinado com outras melhorias no caminhão, viabilizou uma redução de consumo de até 5%.

Foram realizados 14 mil horas de ensaios com o OM 460 LA em bancos de prova no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz, e 1.000.000 de km de testes com o motor do novo Actros em rodovias, com o caminhão passando por diversas situações, demostrando a severidade do produto.

Além de algumas peças exclusivas, o novo motor OM 460 LA chega ao mercado contando com um altíssimo índice de peças comuns com o já consagrado motor OM 457 dos caminhões extrapesados Actros e Axor. Com isso, o cliente tem a grande vantagem da ampla e rápida reposição de peças genuínas junto à Rede de Concessionários Mercedes-Benz, o que facilita os trabalhos de reparo e manutenção.

- Publicidade -

Inédito design ressalta a imagem de imponência do Actros – Logo à primeira vista, o novo Actros rodoviário desperta admiração pelo design totalmente inédito de sua cabina, cujo estilo moderno e arrojado acentua a imagem imponente de força, robustez e vocação estradeira deste caminhão nacional. O frontal do veículo e a grade típica, com a estrela de três pontas em destaque, revelam imediatamente a procedência familiar de mais um legítimo Mercedes-Benz.

Diversos elementos estéticos e funcionais, alguns inéditos, visam propiciar melhores resultados em termos de aerodinâmica, contribuindo para uma otimização da performance, economia no consumo e custos de reparo e manutenção. Este é o caso dos novos defletores de ar nas laterais da grade frontal, maiores e mais altos, que possibilitam melhor escoamento do fluxo de ar.

Com design atrativo, o inédito parachoque é produzido com plástico de grande resistência, garantindo robustez ao conjunto e extrema facilidade de manutenção em caso de colisões.

Graças ao material utilizado, o parachoque é altamente resistente a choques e danos. Numa eventual colisão, ele momentaneamente se deforma, voltando depois à situação original. Com isso, mantém sua função aerodinâmica e reduz os custos de reposição.

O novo spoiler, integrado ao parachoque e posicionado a uma distância 35 mm maior do solo, possui um desenho exclusivo que propicia maior penetração aerodinâmica. O ângulo de ataque foi aumentado, visando as mais severas situações em ruas e estradas brasileiras.

Inédita grade frontal com estrela iluminada – Aspecto visual determinante da nova geração do Actros rodoviário é sua atrativa grade, maior e mais alta, com típico design dos veículos da marca. Este perfil único e imponente ganha mais beleza ainda com a estrela Mercedes-Benz de grandes proporções em evidência. Como item de série, ela é iluminada, conferindo uma assinatura exclusiva e inconfundível ao caminhão.

A grade conta ainda com nova alça de apoio, redesenhada para dar mais praticidade e segurança ao usuário durante a manutenção e limpeza.

Entre os elementos estéticos do veículo destaca-se também o novo para-sol, 100% opaco e com design totalmente integrado à cabina. Ele oferece maior proteção contra a incidência direta de raios solares, assegurando comodidade e bem estar ao motorista.

Nos caminhões com teto alto e Megaspace, o logo da Mercedes-Benz foi reposicionado sobre o para-sol, disponibilizando assim maior área útil na parte superior da cabina para o cliente aplicar seu próprio logo.

O design do novo Actros chama a atenção também pelo novo climatizador de ar sobre o teto da cabina. Ele é menor, tem estilo moderno e suas linhas possibilitam um melhor escoamento do fluxo de ar, minimizando impactos na aerodinâmica.

Lateralmente, a cabina mostra outra importante novidade, a cobertura dos degraus da escada de acesso e a tampa de estribo, itens de série para todos os modelos.

Novo conceito ótico e de iluminação – O Actros rodoviário ganha um novo conjunto ótico, com design inédito. Ele foi desenvolvido em policarbonato especialmente para poder enfrentar as condições adversas das estradas, como poeira, variação de temperatura, vibrações, impactos e umidade, entre outros.

Totalmente modular, o conjunto ótico permite substituição de componentes sem a necessidade da troca completa do farol, o que reduz os custos de reparo e reposição. O exclusivo sistema de basculamento facilita o trabalho e agiliza o tempo de manutenção.

O novo Actros conta com luzes de posição em LED no teto e no para-sol. Elas são mais modernas e demandam menos manutenção. O caminhão dispõe ainda do DRL (“Day Running Light” ou Farol de Rodagem Diurna), que aumenta a visibilidade quando ele está circulando durante o dia, ampliando assim o nível de segurança para o caminhão e para os demais veículos da estrada.

Muito mais praticidade, conforto e bem estar a bordo – Com a atual linha de caminhões Actros rodoviários, a Mercedes-Benz já havia estabelecido no mercado brasileiro um alto padrão de conforto, devido, especialmente, à moderna cabina Megaspace, que se destaca pela suspensão a ar e elevados níveis de ergonomia e funcionalidade.

Com piso totalmente plano, altura interna de 1,92 metro e largura de 2,26 metros, a espaçosa cabina proporciona notável liberdade de movimentos e total comodidade para o motorista em todas as circunstâncias, seja como posto de trabalho, sala de estar ou dormitório.

Com a nova linha Actros, a Mercedes-Benz dá um salto marcante de qualidade e praticidade no interior da cabina, a começar pelo inédito painel de instrumentos, que se destaca pela navegabilidade, sendo totalmente intuitivo e amigável.

Tudo é novidade nesse painel: o display de 4 polegadas, tela Color TFT, o design dos mostradores, luz de fundo branca e os ponteiros “Tip To Tail”. Os comandos podem ser executados por teclas de navegação em cruz no painel ou por meio de botões no volante. Assim, o motorista identifica rapidamente todas as informações e funções essenciais para a melhor dirigibilidade e controle do consumo de diesel e lubrificantes, além das opções de entretenimento, caso do novo sistema de som, com novos alto-falantes, tweeter e, opcionalmente, o subwoofer.

O volante multifuncional propicia mais segurança para o motorista no manuseio das funções do rádio pelo uso das teclas do volante. Disponibiliza também funções para conectividade com celulares e pen drive, utilizando entrada USB, Bluetooth, audio streaming, conexão auxiliar, microfone, etc.

Mais comodidade a bordo: nova cama e novo climatizador – O novo Actros rodoviário proporciona um nível ainda mais superior de comodidade no interior da cabina. Entre os aprimoramentos, sobressaem a nova cama, com densidade maior, melhorando o padrão de conforto de acordo com as características e expectativas dos motoristas brasileiros. Some-se a isso os benefícios do novo climatizador, que eleva o bem estar a bordo contribuindo para maior satisfação do condutor do caminhão.

A família Actros é oferecida em quatro versões de cabinas: Curta (para o basculante fora de estrada), Leito Teto Baixo, Leito Teto Alto e Megaspace, dando várias opções de escolha aos clientes e atendendo a necessidades específicas de cada atividade de transporte.

Mercedes-Benz lança suspensão metálica para o Actros rodoviário – A Mercedes-Benz tem mais novidade para a nova linha de caminhões Actros rodoviários. As versões com tração 6×4 (2651 e 2646) também passam a ser oferecidas com suspensão metálica, além da já conhecida suspensão a ar.

A suspensão metálica, amplamente testada e aprovada por sua longa durabilidade, estará disponível na versão de entreeixos de 3.600 mm, para aplicações com PBTC até 74 toneladas, tendo foco em conforto e economia.

A suspensão pneumática segue então aplicável aos modelos Actros 6×2 e 6×4, com entreeixos de 3.300 mm.

Os caminhões Actros com suspensão metálica trazem mais uma importante novidade. Esta configuração do veículo permite uma capacidade total de até 1.080 litros (um tanque de combustível de 780 litros + um tanque adicional de 300 litros). Na versão com suspensão pneumática, a capacidade varia de 650 litros (um tanque) ou 890 litros (um tanque de 650 litros + um tanque adicional de 240 litros).

Produzidos em alumínio, os novos tanques são mais leves, aumentando a carga útil e assegurando uma maior autonomia ao caminhão, vantagem especialmente apreciada nas viagens de longo percurso.

O Actros rodoviário – oferecido agora nas versões 2651 6×4, 2646 6×4 e 2546 6×2 – é um dos caminhões mais completos do mercado brasileiro, com amplo pacote de itens de avançada tecnologia. Na versão Megaspace Segurança, apresenta uma série de componentes exclusivos, como o sistema de orientação de faixa de rolagem, controle de proximidade, assistente ativo de frenagem e retarder.

O Actros rodoviário também é equipado, de série, com câmbio automatizado Mercedes PowerShift (com sensor de inclinação), exclusivo freio-motor Top Brake, bloqueio de deslocamento para partidas em rampa e freios a disco ou tambor, com gerenciamento eletrônico, EBD, ABS e ASR.

Eixos traseiros Mercedes-Benz sem redução nos cubos proporcionam maior economia de combustível nas operações rodoviárias – A Mercedes-Benz  disponibiliza ao mercado eixos traseiros sem redução nos cubos. Isso aumenta a versatilidade do Actros na oferta de soluções focadas no transporte rodoviário de longas distâncias, atendendo plenamente às configurações de semirreboques com PBTC até 53 toneladas, bitrem com PBTC de 57 toneladas e bitrenzão/rodotrem com PBTC de 74 toneladas.

O principal benefício da utilização dos eixos sem redução nos cubos é a melhora no rendimento mecânico, o que resulta em menor consumo de combustível, com maior rentabilidade aos clientes. Os consagrados eixos traseiros com redução nos cubos continuam sendo oferecidos para a linha Actros 6×4.

Câmbio automatizado assegura conforto superior para o motorista – Disponível como item de série para toda a linha de caminhões Actros, tanto rodoviários quanto fora de estrada, o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, sem pedal de embreagem, assegura diversas vantagens, tanto para o motorista, quanto para o cliente.

O câmbio Mercedes Powershift vem equipado com sensor de inclinação que proporciona troca de marchas mais rápidas e inteligentes, melhorando ainda mais o desempenho e o consumo de combustível.

A grande vantagem do sistema automatizado de troca de marchas é a otimização do consumo de combustível. Além disso, tem potencial para minimizar as diferenças de condução entre os motoristas de uma frota, aproximando os menos experientes aos melhores, fazendo com que a média de consumo da frota cresça significativamente.

Sem o pedal de embreagem, o sistema elimina esforços, com menor fadiga do motorista, que pode ficar mais atento a outros itens de desempenho e segurança da condução do caminhão.

Os ganhos econômicos proporcionados pelo câmbio Mercedes PowerShift são ainda maiores. Sem anéis de sincronização, as engrenagens são mais largas e robustas, demandando um menor custo de manutenção. Aliado à redução de peso, isso também otimiza o custo operacional.

O sistema é totalmente protegido, a fim de evitar qualquer tipo indevido de condução, como, por exemplo, um sobregiro do motor.

Qual a melhor versão para sua aplicação? Os cavalos mecânicos Actros 2546 6×2 e 2646 6×4, indicados para transporte rodoviário de carga, são equipados com motor de 456 cv de potência. A eles junta-se o Actros 2651 6×4 com 510 cv. Já a força do basculante Actros 4844 8×4 nas severas aplicações fora-de-estrada vem do motor de 435 cv.

Indicados para o transporte rodoviário de longas distâncias, os cavalos-mecânicos Actros 2546 6×2, 2646 6×4 e 2651 6×4 permitem a utilização de diversos semirreboques, como graneleiros, carga seca aberta, furgão, sider, tanques de líquidos e gases, porta-conteiner e outros. Também são utilizados para tracionar muticomposições, como bitrem, bitrenzão e rodotrem.

O Actros basculante 4844 K 8×4 é um caminhão indicado para as severas operações fora de estrada, como na mineração, construção pesada e grandes obras de infraestrutura.

O portfólio de extrapesados Actros no Brasil inclui ainda o Actros 4160 8×8 SLT, para operações especiais e transporte de cargas indivisíveis, caminhão produzido na Alemanha.

Caminhões Actros equipados com a nova geração de FleetBoard – Os caminhões extrapesados Actros já saem de fábrica com o módulo da nova geração do sistema de gestão de frota FleetBoard da Mercedes-Benz. Entre vários benefícios, essa ferramenta propicia uma redução de até 15% nos custos operacionais.

Permite também a análise do comportamento do motorista ao volante, fornecendo dados que o auxiliam a alcançar uma condução econômica, preventiva e com melhor desempenho. Além disso, a nova geração ainda conta com recursos de auxílio à segurança, como rastreador e bloqueador.

Com exclusividade, durante o evento MB Solutions Week, entre os dias 14 de outubro e 6 de novembro, a promoção “Ative seu Fleetboard: Adesão + 3 meses grátis”, válida para os modelos Axor e Atego 2430 zero km, será estendida para todos os caminhões que possuem o módulo instalado de fábrica independentemente da quilometragem do veículo.

Essa promoção é limitada a 800 veículos ou enquanto durarem os estoques e se aplica aos planos FleetBoard Economia (Gestão de Frota) ou FleetBoard Visão (Rastreador) contratados pelo período mínimo de 12 meses. Para contratação de combos de serviço (Economia + Visão) o cliente terá direito as 3 mensalidades gratuitas em somente um dos planos.

O FleetBoard oferece mais vantagens aos frotistas, como informações sobre o status técnico do veículo 24h por dia, proporcionando redução dos custos de manutenção. O acesso aos dados e informações da frota é extremamente simples, bastando apenas um computador com Internet, o equipamento do FleetBoard no veículo e a contratação dos serviços.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn