A Ralliart, divisão de veículos especiais da Mitsubishi Motors acaba de anunciar a realização de testes de resistência de um de seus modelos especialmente preparados: um exemplar da L200 Triton Sport que está sendo adaptada para disputar o Asia Cross Country Rally, competição que acontece no próximo mês de novembro.
Realizados nos últimos dias 27 e 28 de junho na Tailândia, os testes submeteram o veículo às mais rigorosas condições fora de estrada, similares às que o veículo sofrerá durante a competição.
O time da Mitsubishi Ralliart analisou especialmente a durabilidade e confiabilidade de componentes essenciais como o chassi e o motor, sempre com foco na alta performance.
Para testar o desempenho da picape em um ambiente semelhante ao que ela fará em novembro, os engenheiros optaram por um percurso de 10 quilômetros que combina trechos de alta velocidade, estrada de cascalho irregular e um percurso florestal estreito e sinuoso.
Para o ex-piloto de rally e atualmente diretor da divisão de competições da Ralliart, Hiroshi Masuoka, “a L200 Triton Sport tem uma estrutura de chassi robusta e um excelente desempenho em termos de dirigibilidade. Isso nos permitiu reduzir o peso do veículo ao mínimo para que sua versão de rally esteja em um alto nível em termos de competitividade, sempre, claro, porém aproveitando e destacando ao máximo suas qualidades originais”.
“O modelo percorreu mais de 800 quilômetros nos dois dias de testes e, como esperávamos, sempre mostrou um ótimo desempenho mesmo nas condições mais difíceis. Isso nos torna bastante confiantes de que nossa preparação está no caminho certo”, complementa.
O Asia Cross Country Rally é uma desafiadora competição de aproximadamente dois mil quilômetros de extensão, percorridos ao longo de uma semana, pelos terrenos nativos do sudeste da Ásia.
Neste ano, a competição começa no dia 21 de novembro em Buriram, no nordeste da Tailândia, cruza todo o território do Camboja e termina no dia 26, no sagrado templo de Angkor Wat.
L200 Triton Rally em detalhes – Preparada especialmente pela divisão Ralliart para a competição, a picape é classificada pela FIA – Federação Internacional de Automobilismo – como um carro de rally do grupo T1.
O modelo tem a base de uma L200 Triton Sport cabine dupla de produção e sofreu diversas adaptações com o objetivo de se tornar mais leve.
Capô, portas, todo o interior além de diversos outros detalhes, foram retirados ou mesmo substituídos por materiais mais leves.
Ao mesmo tempo, a cabine recebeu uma gaiola de proteção para proteger o piloto e o navegador.
A suspenção foi totalmente adaptada para encarar a competição e, juntamente com os diferenciais e o conjunto de pneus off road de grandes dimensões colocados em rodas de liga leve, oferecem extremo controle, mesmo nos terrenos mais irregulares.
O motor turbo de 2.4 litros foi modificado para reduzir as perdas de atrito e também seu peso, melhorando sua capacidade de resposta nas faixas de velocidade média frequentemente usadas em ralis.
Alguns estágios da competição incluem travessias de rios, portanto, modificações de impermeabilização também foram adicionadas, como vedação reforçada e a instalação de um snorkel no sistema de admissão.
Para acompanhar todos os detalhes do modelo, por favor siga @mitsubishirallyart nas mídias sociais.