sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Novo Polo terá faróis de LED desde as versões mais básicas

Atualmente, cerca de dois anos separam o início do estudo de uma nova peça até sua versão final. Ao explorar a evolução da iluminação automotiva, a Volkswagen dá as primeiras informações oficiais sobre o Novo Polo, programado para chegar ao mercado no segundo semestre deste ano.

O novo hatch compacto da Volkswagen será o único modelo do segmento a oferecer faróis de LED desde as versões mais básicas. Já para o Novo Polo GTS está prevista a tecnologia exclusiva de faróis de LED matriciais da Volkswagen. Trata-se de um equipamento inédito para o hatch e para o segmento.

- Publicidade -

“A importância de um conjunto de iluminação vai além da segurança e conforto, envolve tecnologia, design e estilo. Com o Novo Polo, pensamos desde início para trazer opções mais avançadas e que mantivessem o Polo como referência no segmento. Uma delas foi a iluminação, embarcando em toda linha alta tecnologia com itens de série”, afirma Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil.

Dá trabalho, mas vale a pena! – Durante 24 meses, o projeto de iluminação é dividido em seis etapas principais dentro da engenharia: Planejamento do Produto, Desejos de Design, Viabilidade Técnica, Protótipos e Pré-Validação, Validação do Produto e, por fim, Produção.

Ao longo das etapas, mais de 16 tarefas são realizadas com intuito de garantir a validação e qualidade da peça, começando com o conceito e indo até simulações digitais e testes de funcionalidade na vida real.

- Publicidade -

“O processo de criação e validação de qualquer peça demanda um trabalho extenso da nossa equipe. Faróis, assim como todas as peças de iluminação, são partes delicadas e bastante técnicas, com necessidade de envolver diversas áreas dentro da própria engenharia, como elétrica, segurança e desenvolvimento, mas, também, outras áreas, como o design. São diversos protótipos até chegarmos na peça que será instalada no carro”, comenta Antonio Carnielli Jr., Diretor Adjunto de Engenharia de Carroceria, Acabamento, Segurança Veicular e Pré-Desenvolvimento da Volkswagen do Brasil.

Para o Novo Polo o objetivo era certo: embarcar uma tecnologia de iluminação que entregasse mais segurança, conforto e tecnologia ao motorista.

A partir daí, ficou clara a necessidade de equipar toda a gama com LED por sua eficiência e durabilidade, reduzindo em até 95% o consumo de energia e com durabilidade 25 vezes maior do que um conjunto halógeno convencional, além de uma redução de sete gramas no consumo de CO2 por ano.

- Publicidade -

O conjunto H7 do Novo Polo, composto por farol alto, baixo e sinalização diurna totalmente em LED, trará, principalmente, qualidade de iluminação, podendo alcançar um fluxo luminoso de mais de 700 lumens (quantidade de luz irradiada) de intensidade – aumento de mais de 50% comparado ao halógeno -, e mais de 130 metros de distância, alcance 85% maior na comparação.

IQ. Light também no Novo Polo GTS – Dando sequência à chegada da tecnologia no Brasil, feita pelo Taos em 2021, o Novo Polo GTS estará equipado com o IQ. Light, entregando uma assinatura ainda mais marcante e esportiva para a linha GTS, com os dois canhões de luz aliados ao exclusivo DRL (Daytime Running Light) duplo.

O conjunto de LED matricial oferece conveniência, conforto e segurança, já que, através do sistema de controle dos faróis, ele une as informações captadas pela câmera atrás do retrovisor e do sensor embutido no emblema no para-choque dianteiro para oferecer alguns recursos inéditos.

Com diferentes pontos de LED no canhão de luz do IQ. Light, a iluminação conta com tecnologia exclusiva, o FLA (Front Lightning Assistant), que trabalha o farol alto de acordo com a detecção de veículos a frente ou no outro sentido, apagando e acendendo os diferentes trechos de LED do IQ. Light, sem ofuscar outros motoristas.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn