A Renault não para de inovar há quase 125 anos. Suas invenções atravessaram o tempo e, apesar de não nos darmos conta, elas fazem parte do nosso dia a dia. Desde a transmissão direta (1899), substituição da manivela pelo sistema de partida automática (1909), invenção da “quinta porta” (1961) e do sistema de fechamento automático das portas por controle remoto infravermelho (1983), até a chave de aproximação / keyless (2000), todas estas inovações foram criadas pela Renault.
E com o Novo Mégane E-TECH Elétrico, o primeiro veículo da sua “Nouvelle Vague”, a Renault está inovando ainda mais.
São mais de 300 patentes registradas no desenvolvimento do veículo e da plataforma. Fabrice Bernardin, Head de Tecnologia de Motorizações Elétricas no Departamento de Engenharia da Renault, nos conta como a performance do Mégane E-Tech Elétrico foi aprimorada graças à introdução de um novo sistema de resfriamento do motor a óleo, uma inovação que resultou no registro de duas patentes.
O Novo Mégane E-TECH Elétrico é equipado com um novo motor totalmente desenvolvido pela Aliança.
Produzido no Japão para a Nissan e na França (planta de Cléon) para a Renault, ele oferece um rendimento energético otimizado, com todo o prazer de dirigir da motorização elétrica, principalmente a aceleração instantânea, dinâmica e linear.
“O motor elétrico deve ter com um excelente sistema de resfriamento para entregar uma performance eficiente. Por isso, junto com meus colegas da planta de Cléon e do Japão, implementamos duas inovações patenteadas. A primeira se refere ao resfriamento a óleo do nosso motor síncrono com rotor bobinado. Instalamos injetores em locais estratégicos, para pulverizar a bobina do propulsor elétrico e resfriar tanto o rotor como o estator. A segunda constitui uma engenhosidade que permite aproveitar o movimento do rotor com um sistema de coroas, para potencializar o resfriamento do estator por meio da pulverização de óleo nas cabeças do estator”. Fabrice Bernardin, Head de Tecnologia de Motorizações Elétricas no Departamento de Engenharia da Renault
As vantagens destas inovações – O novo sistema de resfriamento a óleo do motor síncrono com rotor bobinado do Novo Mégane E-TECH Elétrico oferece várias vantagens:
· Ganho de eficiência, graças à localização dos 4 injetores para pulverizar o circuito elétrico em pontos estratégicos, para resfriar o rotor (parte móvel) e o estator (parte fixa) do propulsor elétrico;
· Contribuição para a compacidade do motor, cujo peso foi reduzido em 33% em comparação com a geração anterior do propulsor elétrico, permitindo diminuir o consumo de energia;
· Conforto de condução: acelerações e retomadas dinâmicas e fluidas em qualquer situação, disponibilidade de torque do motor em uma longa faixa de utilização, mesmo em alta velocidade em via rápida.
Novo processo – O motor do Mégane E-TECH Elétrico mantém uma temperatura ideal com seu novo sistema de resfriamento a óleo, graças à associação de soluções técnicas simples e eficazes, como a pulverização de óleo em pontos-chave do propulsor e um circuito de resfriamento otimizado.
Estas inovações patenteadas permitiram criar uma motorização elétrica compacta e de alta potência, entregando ainda mais prazer de dirigir ao usuário.
Referência das patentes do sistema:
· Resfriamento a óleo de motor síncrono com rotor bobinado:
Patente FR304350
– Inventores: Karim Mikati, Guillaume Tavernier, Stéphane Decaux
· Resfriamento a óleo de motor síncrono com rotor bobinado com pulverização de óleo nas cabeças do estator:
Patente FR3059487
– Inventores: Karim Mikati, Emmanuel Motte, Fabrice Bernardin