O Instituto Renault, em parceria com o Senai Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais (PR), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), ampliou seu investimento em educação e lançou o Geração Futuro Profissionalizante, programa de formação em mecânica básica automotiva para os moradores do bairro Borda do Campo, com foco em trazer oportunidades de emprego e renda à comunidade que reside no entorno do Complexo Industrial Ayrton Senna.
Mais de 300 pessoas se inscreveram para as 69 vagas ofertadas pelo programa.
Após o processo de seleção, as aulas teóricas tiveram início no mês de julho, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Afonso Celso Araújo, localizado no bairro Borda do Campo.
A primeira turma é formada por 48% de mulheres e 52% de homens, visando equidade de oportunidades para todos.
O Geração Futuro Profissionalizante faz parte do eixo Inclusão do Instituto Renault, assim como o Geração Futuro Jovens Talentos, lançado em 2019, e que tem seu sucesso comprovado com 128 jovens formados, dos quais 82% já estão no mercado de trabalho.
As aulas práticas do Geração Futuro Profissionalizante acontecerão na sala Renault, localizada na unidade do Senai Afonso Pena.
O ambiente foi especialmente equipado para que os estudantes vivenciem em sala de aula o dia a dia da reparação automotiva.
Além de ter contato com as ferramentas e equipamentos, os alunos realizam atividades utilizando um veículo e três motores, cedidos pela Renault do Brasil ao projeto.
“Eu acredito muito em parceria públicos-privadas, temos que trabalhar pelo bem comum e por soluções que realmente façam a diferença na cidade. A Renault tem a preocupação com o social, e eu vejo através do Instituto Renault a diferença que vocês fazem”, afirma Nina Singer, prefeita de São José dos Pinhais.
“O Geração Futuro Profissionalizante é um ótimo exemplo da parceria entre a iniciativa privada, o poder público, as entidades representativas no desenvolvimento da sociedade e melhoria na qualidade de vida das pessoas. Nós acreditamos e investimos no poder transformador da educação”, destaca Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
“O conhecimento é o bem mais precioso que uma pessoa pode adquirir. Com esta parceria, mais do que cumprir sua missão de capacitar trabalhadores demandados pela indústria, o Senai Paraná cria oportunidades para transformar vidas por meio da educação”, afirma Carlos Valter Martins Pedro, presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), entidade à qual o Senai Paraná está ligado.
Participaram da cerimônia de inauguração da sala Renault a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, o presidente da Renault do Brasil Ricardo Gondo e o presidente do Sistema Fiep Carlos Valter Martins Pedro, entre outras autoridades.