O universo dos carros elétricos é um árduo trabalho desenvolvido pelos fabricantes automotivos. Por mais que tenhamos estudos e muita engenharia envolvida, problemas podem surgir durante essa evolução, aprendizado para todos.
A falha de um software essencial no circuito de controle de gerenciamento de bateria do crossover totalmente elétrico ID.4 da Volkswagen, que poderia parar abruptamente o veículo, forçou a empresa a emitir recalls para cerca de 21.000 veículos.
De acordo com a Volks, o software de gerenciamento pode se reinicializar em algumas condições, e isso pode desativar o inversor de pulso durante o reset. Como parte da reação em cadeia, isso interromperia a alimentação do motor elétrico do carro e por consequencia faria o veículo parar do nada.
O recall envolve 20.904 modelos ID.4 construídos entre 26 de maio de 2020 e 20 de janeiro de 2022. Os problemas surgiram em julho de 2021.
Os proprietários vão receber um alerta no quadro de instrumentos do próprio veículo para visitar uma concessionária e realizar a instalação de uma correção de software para a unidade de controle de gerenciamento de bateria de alta tensão e a unidade de controle do inversor de pulso. Os veículos mais recentes não são afetados, pois usam uma versão de software mais recente.