Por Sérgio Mendes – No mês das mulheres, vamos falar sobre sua presença no universo automotivo. Os homens sempre tenderam a assumir o trato de assuntos relacionados a automóveis. Porém, essa realidade tem mudado, já que o número de mulheres na oficina mecânica cresce progressivamente e elas estão cada vez mais empenhadas em tomar as rédeas das questões que envolvem a manutenção de seus veículos.
A quantidade de mulheres com carteira de habilitação de motorista cresceu, assim como a presença delas em serviços como: motoristas de ônibus, caminhões, táxis e serviços de carros particulares. No entanto, o público feminino nesse setor ainda é baixo, e o preconceito enfrentado por elas ainda é grande.
As mulheres estão cada dia mais interessadas em ser independentes também no trato do seu veículo. Muitas procuram se informar pela internet, participam de cursos e, com tantos dados disponíveis, adquirem um grande conhecimento.
Mulheres que são mecânicas – As mulheres conquistarem o seu espaço como proprietárias de veículos e motoristas, muitas estão estudando para trabalhar como mecânicas. Essa nova realidade ainda causa algum estranhamento.
O grande desafio para os mecânicos é o avanço delas na oficina. E não é apenas o crescimento desse público como clientes, tomando em espaço que, geralmente, era ocupado em sua maioria por homens. Nas últimas décadas, elas também estão se envolvendo em muitos postos de trabalho na reparação automotiva.
Vamos falar sobre como qualificar o atendimento na oficina para atender ao público feminino. Vamos abordar também a maior presença das mulheres nesse segmento e dar algumas dicas sobre a melhor maneira como você pode se relacionar com mulheres mecânicas, trabalhando na oficina.
Mulheres levam seus carros às oficinas mecânicas – Elas são exigentes, detalhistas e não se espante: algumas são grandes conhecedoras da tecnologia automotiva. Em sua maioria, são independentes financeiramente, buscam serviços com alto padrão de qualidade e estão procurando um profissional de confiança que possa ser um verdadeiro consultor mecânico.
É um grande desafio e, claro, uma chance de ouro para você! Por isso, encare essa mudança como uma oportunidade para elevar o seu padrão de atendimento e ter ainda mais sucesso. É preciso entender que o olhar atento das mulheres pode ajudá-lo a encontrar caminhos diferentes para superar a concorrência.
Clientes na sua oficina: cuidados essenciais – Para atendê-las, esqueça aqueles velhos chavões e brincadeiras, além do uso de termos técnicos sem uma explicação convincente. É preciso ir além, mostrar de uma forma clara o profissional competente que você é, passando uma sensação de comprometimento com a qualidade, segurança e economia na hora do reparo.
Imagine que você está atendendo uma mulher da sua família ou do seu círculo de amizade, por exemplo. Como você faria o atendimento de maneira a surpreendê-la e encantá-la? Quais as táticas e cuidados seriam necessários para isso?
Vale ressaltar que, em geral, uma oficina que é capaz de conquistar o público feminino atenderá qualquer pessoa de uma maneira exemplar e de máxima eficiência. Concorda?
De toda forma, há algumas coisas a que o olhar e os instintos femininos são mais atentos e que você deve implementar já em seu atendimento. Para não perder esse mercado, é importante reforçar alguns pontos. Saiba mais, a seguir!
Explicações detalhadas – No atendimento às mulheres, não cabe nenhum tipo de menosprezo sobre o conhecimento delas a espeito do carro. Como você sabe, elas estão ativas no mercado automobilístico e ainda mais atentas ao serviço que será prestado.
Dê dicas sobre manutenção: de quanto em quanto tempo ela deve ser feita e o porquê da preventiva ser mais vantajosa que a corretiva, que tal? Essas informações nem sempre são do conhecimento de todos e, apesar da praticidade de encontrar tudo na internet, vindo de um profissional elas ganham mais valor.
Atendimento encantador – Durante o atendimento, ouça com atenção quais são os problemas relatados e ofereça explicações em detalhes sobre o que será reparado. Dessa forma, seus clientes vão perceber logo que cara que você se importa com eles, com os problemas do veículo e, mais ainda, com o seu trabalho!
Após isso, vale a pena dar um retorno sobre o andamento da manutenção. Isso pode ser feito por telefone ou pelo WhatsApp, por exemplo. Afinal, vale a pena usar a tecnologia a nosso favor, não é mesmo? Na entrega do carro, explique tudo o que foi realizado e mostre as peças trocadas.
Também invista em alguma estratégia de pós-atendimento. Uma boa prática é ligar ou enviar uma mensagem depois de certo tempo para confirmar a satisfação com o conserto.
Quando você valoriza uma cliente, tenha a certeza de que ela voltará sempre que precisar. E melhor ainda: poderá indicar os seus serviços para conhecidos, ajudando a ampliar a sua clientela. Aproveite a oportunidade!
Recepção adequada – Uma boa ideia é fazer o primeiro atendimento em um local reservado para isso, a exemplo do que acontece nas concessionárias e nos grandes centros automotivos. Pode ser numa recepção limpa e organizada. Assim, as mulheres vão se sentir mais à vontade para expor os problemas do carro e analisar o orçamento.
O público feminino está cada vez mais habituado a lidar com as questões que envolvem o seu veículo. Mas, nem por isso, elas gostariam de ser atendidas em pé ou apertadas no meio de carros sendo consertados. Como diz o ditado popular, a primeira impressão é a que fica.
Ao adotar essa estratégia para melhorar o atendimento, você terá mais uma ótima oportunidade para sair na frente da concorrência.
Cuidado com a decoração – Houve um tempo em que pôsteres com garotas seminuas eram quase obrigatórios numa oficina mecânica. Mas o mundo mudou e, agora, os fabricantes não utilizam mais esse tipo de propaganda, que expõe a mulher como um “objeto de decoração”. Se você acabar ganhando um presente assim, nem pense em pendurar na parede.
Afinal, esse tipo de decoração pode constranger e, até mesmo, afastar o público feminino do estabelecimento. Em especial se elas visitam o local com a família ou com crianças no carro.
Organização do ambiente – Como falamos antes, um local sujo e bagunçado vai espantar todas as clientes. Nós sabemos que o trabalho é sempre corrido e quase não sobra tempo para organizar as coisas. Na pressa, pensar nesses detalhes é praticamente impossível.
Se esse for o seu caso, o ideal é pensar previamente em alguma estratégia para resolver o problema. Algumas dicas são dividir as tarefas entre a equipe ou contar com a ajuda de uma diarista. Limpeza e ordem são fundamentais! Mesmo que você não seja responsável por esses encargos, vale a pena dar as sugestões para seu chefe.