A ZF aderiu a Navigation Data Standard Association (NDS). Nesta associação, montadoras, fornecedores, provedores de mapas e desenvolvedores de aplicativos e serviços baseados em mapas estão estabelecendo um padrão global para mapas digitais em formatos de resolução de definição padrão (SD) e alta definição (HD).
A ZF contribui com expertise no desenvolvimento de soluções de sistemas e tecnologia de sensores inteligentes e se beneficia da troca aberta de informações sobre soluções de mapas digitais com clientes e outros participantes da indústria automotiva.
A ZF usará o padrão tanto para seu próprio trabalho de desenvolvimento no campo de assistência avançada e funções de direção autônoma, quanto para expandir seu portfólio de produtos no caminho para o veículo definido por software.
Um exemplo é quando se trata de serviços baseados em localização ou veículos V2X, que que conectam com seus arredores.
A gama de materiais de mapas digitais é grande e complexa. A troca de informações baseadas em geodados entre sistemas e provedores é algo complexo. A NDS fornece uma especificação para a preparação padronizada e uso de informações de mapas, permitindo assim sinergia e efeitos de rede para seus membros.
“Como membro, podemos acessar o padrão e participar ativamente de seu desenvolvimento”, explica o Dr. Dirk Walliser, Head de Pesquisa e Desenvolvimento na ZF. “O acesso às ferramentas NDS também torna mais fácil para nós desenvolvermos soluções globais baseadas em geodados para o veículo definido por software do futuro, assim e oferecê-las de acordo com os requisitos do mercado, em todo o Grupo”.
Várias empresas da indústria automotiva, incluindo clientes e parceiros da ZF, também são membros da associação. Especialmente no desenvolvimento de funções avançadas de assistência ou funções de direção autônoma, os dados de mapas desempenham um papel importante para a indústria. Eles são usados para combinar e validar as informações do sensor durante a condução, fornecendo informações adicionais necessárias e permitindo que o veículo crie uma imagem realista de seus arredores.
Os dados do mapa são um pré-requisito para uma mobilidade segura e automatizada
“Com a disseminação do veículo definido por software e o aumento resultante na importância das funções de assistência modernas, é cada vez mais importante para nós usarmos dados de mapa padronizados, também para a reprodução baseada em nuvem de nossas funções”, continua Walliser.
Dois exemplos mostram como a ZF pode usar dados de mapas padronizados para expandir suas soluções e torná-las mais atraentes. O Road Condition Monitoring é baseado em um sensor ZF integrado no chassi.
Ele pode detectar irregularidades na superfície da estrada, como buracos e outras irregularidades da superfície da estrada. Somente com uma comparação padronizada de buracos e elevações de estradas em mapas digitais, outros podem se beneficiar dessa análise, por exemplo, veículos cuja eletrônica de chassi e sistemas de suspensão ativa podem se ajustar melhor às condições graças a esse serviço baseado em dados.
Entre as funções de assistência ao motorista que a ZF já desenvolveu está o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) que a ZF pode alinhar com os dados do mapa para maior eficiência de direção.
No que diz respeito a distância e a velocidade, ele não apenas se orienta para o veículo à frente, mas também leva em consideração os gradientes de subida e descida para o uso otimizado da energia motriz e pode, assim, “desacelerar” em tempo hábil antes de curvas particularmente íngremes.
“Temos o prazer de dar às boas-vindas à ZF, outro importante player da indústria automotiva, como membro”, disse Martin Schleicher, presidente da Navigation Data Standard Association.
“Com sua experiência em assistência avançada e funções de direção autônoma, a ZF é uma parceira altamente bem-vinda para o desenvolvimento do NDS. Estamos ansiosos para trabalhar com a ZF no desenvolvimento contínuo de nossos padrões”.