A FPT Industrial, marca de sistemas de powertrain do Iveco Group (MI:IVG) e líder mundial na fabricação de soluções de baixo impacto ambiental, e a Maserati, a célebre Casa do Tridente, trabalharam juntas para criar o novo Maserati Gran Turismo Folgore, o primeiro carro da história da marca a adotar um sistema de propulsão 100% elétrico.
O Gran Turismo Folgore, novo carro da Maserati — símbolo de poder e elegância há quase um século — é baseado na tecnologia de 800V e foi desenvolvido com soluções técnicas de ponta derivadas da Fórmula E.
O diferencial é o fato de ser equipado com três motores de ímã permanente de 300 kW integrados aos eixos elétricos dianteiro e traseiro da FPT Industrial, que fornecem até 761 hp de potência ao veículo. Esse sistema potente e eficiente permite alcançar de 0 a 100 km/h em surpreendentes 2,7 segundos, com uma velocidade máxima de 325 km/h.
Perfeitamente alinhado à identidade da Maserati, o sistema de propulsão elétrica (ePropulsion) da FPT Industrial oferece desempenho excelente, aliado à alta qualidade e elegância típicas da Casa do Tridente.
Desenvolvido em conjunto pela FPT Industrial e pela Maserati, os eixos elétricos da FPT Industrial — um eixo elétrico com motor único na parte da dianteira e um eixo elétrico com dois motores na parte traseira — oferecem os mais altos níveis de densidade de potência (até 4,83 kW/kg).
Esses eixos são uma novidade da marca FPT Industrial e apresentam um design compacto e leve graças à sua estrutura totalmente em alumínio. Perfeitamente alinhados com o foco de sustentabilidade da FPT Industrial, os eixos elétricos (eAxles) são fabricados na fábrica de sistemas de propulsão elétricos (ePowertrain), a primeira instalação neutra em carbono do Iveco Group, localizada em Turim (Itália).
Tanto o eixo elétrico (eAxle) dianteiro quanto o traseiro se destacam por serem uma solução completa em um design extremamente compacto. Todos os componentes, incluindo os inversores, estão perfeitamente integrados aos eixos elétricos (eAxles), sem ser necessário montá-los em outro lugar da estrutura do veículo. A montagem oferece benefícios significativos em termos de espaço e distribuição de peso, especialmente para carros de alto desempenho como o novo Maserati Gran Turismo Folgore.
O eixo elétrico dianteiro eAX 300-F apresenta uma saída de potência de pico de mais de 300 kW e torque máximo da roda de 3.100 Nm. Também dispõe de um sistema de bloqueio de estacionamento incorporado, para maior segurança, evitando movimentos do veículo quando estiver estacionado.
O eixo elétrico traseiro com dois motores eAX 600-R apresenta uma potência de pico de mais de 600 kW e torque máximo da roda de 6.500 Nm.
Os dois motores integrados no eixo traseiro patenteado são totalmente desmontáveis, sem transmissão conectando as rodas. Esse design torna possível gerenciar separadamente o torque de cada roda. A vetorização de torque garante níveis consideravelmente mais altos de segurança, estabilidade e controle para o Gran Turismo Folgore em qualquer situação.
O novo Maserati Gran Turismo Folgore, 100% elétrico, foi apresentado à imprensa no final de janeiro de 2023, e revelado ao público durante o Motor Valley Fest em Modena, na Itália.
“Ser escolhido como parceiro tecnológico pela Maserati significa enfrentar desafios que exigem os mais altos níveis de experiência e expertise, assim como de flexibilidade adequada”, disse Andrea Cugnini, Head da linha de negócios ePowertrain da FPT Industrial. “Estou orgulhoso em dizer que a equipe fez o possível e o impossível para superar todos esses desafios, abrindo uma porta para FPT Industrial no segmento de carros de alto desempenho e tornando-a parte de uma verdadeira obra-prima italiana. Nós combinamos tecnologia sob medida, sustentabilidade e a emoção proporcionada apenas pelos melhores carros de alta qualidade”.