segunda-feira, 25 novembro , 2024
28 C
Recife

Audi Q6 e-tron apresenta novo interior conectado e sustentável

Projetado de dentro para fora: o interior do novo Audi Q6 e-tron, que será lançado no próximo ano no Brasil, adota a filosofia de design que irá direcionar o interior dos próximos modelos de produção em série da marca das quatro argolas. Com foco integral nas necessidades dos usuários, o cockpit combina um design tridimensional com alto contraste a uma arquitetura espacial que oferece tecnologia, estética e sustentabilidade em perfeito equilíbrio.

O Audi Q6 e-tron é o primeiro da série de modelos da fabricante que adotam a recém-desenvolvida plataforma elétrica premium, ou Premium Platform Electric (PPE), em inglês.

- Publicidade -

“Digitalização, sustentabilidade, liberdade e novas formas de utilizar o tempo – vivemos inquestionavelmente na época emocionante da história do design do automóvel. Portanto, é o momento ideal para mentes corajosas e criativas fazerem perguntas inovadoras e abandonarem o caminho já trilhado até agora. É o momento de encontrar respostas inteligentes em novos lugares”, afirma o chefe de design da Audi, Marc Lichte. “Uma dessas questões constitui o ponto de partida do nosso novo processo de design: o que os nossos clientes querem experimentar dentro e com o seu veículo?

“Ao compreender o interior como o centro da vida e das experiências dos nossos clientes, moldamos de forma única o espaço, arquitetura e funções do veículo conforme as suas necessidades e desejos, projetando o veículo de dentro para fora. Com o Q6 e-tron, estamos dando forma concreta à nossa visão no presente”, conclui Lichte.

Cabine com design integrado – O interior com estruturas claras enfatiza o ambiente acolhedor. O chamado “Softwrap”, que reveste a parte inferior do painel central com opção de diversos materiais, se estende desde as portas e atravessa todo o cockpit até o console central, criando uma sensação de espaço homogêneo. As cores e os materiais de alta qualidade, alguns deles feitos de materiais reciclados, também são utilizados nos assentos.

- Publicidade -

Dessa forma, todos os componentes da cabine estão integrados como um único espaço. Todos os materiais, dos macios até as peças em preto brilhante, foram selecionados pensando na funcionalidade e destacam as diversas partes da cabine por meio do design.

O acabamento interno torna-se agora um elemento de design funcional. Além de proporcionar uma sensação de amplitude, tal filosofia cria clareza, conforto e aconchego. As saídas de ar horizontais estreitas contribuem harmoniosamente para o visual. Um conjunto de controles está integrado na maçaneta da porta do lado do motorista e combina perfeitamente com o cockpit. Ele possui as funções mais importantes, como configurações de espelhos, funções de assento e porta e configurações de luz e visibilidade.

Estética sustentável – Alguns dos materiais utilizados no chamado “Softwrap” são produzidos de forma sustentável, como o tecido reciclado Elastic Melange, que é feito de poliéster 100% reciclado. Os bancos esportivos com costuras contrastantes também estão disponíveis opcionalmente em Elastic Melange. O tecido Argument, por sua vez, está disponível como opção para os assentos e para o forro do teto.

- Publicidade -

Plataforma Elétrica Premium (PPE) – O Audi Q6 e-tron incorpora o DNA da Audi e atinge um equilíbrio perfeito entre desempenho de condução, carregamento e inovação técnica. Graças à nova plataforma PPE, desenvolvida especialmente para a mobilidade elétrica, o veículo também possui um interior espaçoso altamente adequado para o uso diário, com diversos nichos e porta-objetos.

O console central possui dois porta-copos, uma bandeja e duas entradas para carregamento de smartphones. Como é característico dos veículos elétricos sem túnel central, há espaço extra para as pernas, priorizando a mobilidade dos ocupantes.

O porta-malas oferece 526 litros – quando os assentos traseiros são rebatidos, o espaço sobe para até 1.529 litros. Os bancos traseiros rebatem-se individualmente (40:20:40) e há um espaço adicional de 64 litros sob o capô dianteiro.

Cockpit digital tem display curvo ao condutor, head-up display com realidade aumentada e tela independente ao passageiro dianteiro.

Display curvo independente – O interior é dominado pelo “palco digital” com o display panorâmico Audi MMI e o display do passageiro dianteiro MMI. Os displays estão perfeitamente integrados no conceito de design e proporcionam ao interior uma sensação espaçosa e arejada.

O display panorâmico Audi MMI apresenta um design curvo e contempla a tecnologia OLED. As telas contam com com Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas, além do display MMI touch de 14,5 polegadas. A tela com forma curva lembra o Singleframe, identidade da Audi, e a iluminação ambiente faz com que a tela curva pareça flutuar à noite.

Para o passageiro dianteiro, opcionalmente, o palco digital é complementado individualmente por um display MMI de 10,9 polegadas, que está perfeitamente integrado ao design do painel. Um modo de privacidade permite que o passageiro assista a filmes sem distrair o motorista. Ao mesmo tempo, permite ao passageiro auxiliar o condutor, por exemplo, na navegação.

O head-up display com realidade aumentada representa um avanço significativo na tecnologia e mostra informações relevantes como velocidade, sinais de trânsito e ícones de assistência e navegação. A imagem virtual cria a impressão de que os itens exibidos estão flutuando a até 200 metros de distância e interagem com o ambiente. O motorista consegue entender o funcionamento das telas também em condições de baixa visibilidade.

Luzes interativas no interior – Internamente, há luzes interativas (IAL, na sigla em inglês) que auxiliam o carro na interação com seus ocupantes em três funções centrais. Entre elas, a função de boas-vindas, a indicação de quando o veículo está trancado e destrancado.

O IAL também auxilia na segurança: por exemplo, visualiza os piscas dinâmicos. No entanto, o IAL continua sendo um display adicional e não substitui os piscas no cockpit virtual. Por fim, ele também visualiza outras informações, como exibição do nível de carga e progresso do carregamento, mostradas como uma luz pulsante.

Assistente de voz com autoaprendizagem da Audi e loja de aplicativos integrada – A nova plataforma eletrônica garante que os clientes da Audi experimentem a digitalização do veículo mais do que nunca. Sendo o primeiro veículo baseado na nova arquitetura E3, a série Audi Q6 e-tron está equipada com um interior digital totalmente conectado.

Várias funções estão agora interligadas de forma inteligente, permitindo uma nova experiência interior e funcionalidades inovadoras. Ao mesmo tempo, a Audi está introduzindo uma plataforma de infoentretenimento completamente nova e uniforme no Audi Q6 e-tron, desenvolvida com a empresa de software CARIAD.

O modelo conta também com com um elevado grau de conectividade. Por exemplo, os usuários podem controlar muitas funções do veículo usando o assistente de voz com autoaprendizagem da Audi. Profundamente integrado ao veículo, o assistente é agora representado pela primeira vez por um avatar no painel (“Audi Assistant Dashboard”) e pelo head-up display de realidade aumentada.

O usuário ativa o assistente com a frase “Hey, Audi”. Também pode ser ativado por meio de diversos outros pontos de contato e do aplicativo myAudi. O novo conceito de visualização e operação permite ao condutor procurar o posto de carregamento mais próximo através de diálogo de voz e selecionar na lista através da tela sensível ao toque.

Os comandos orais também são mostrados no display e o assistente digital aprende continuamente com o comportamento do usuário para oferecer a melhor experiência possível. Esse suporte pode ser dividido em três categorias: sugestões proativas (informações contextuais são usadas para sugerir funções para ativação de forma proativa e situacional), rotinas inteligentes (sequências operacionais recorrentes são automatizadas, como o uso do ar-condicionado dos bancos de acordo com determinadas temperaturas externas) e listas inteligentes (como listas de chamadas).

Graças a uma loja de aplicativos, os usuários também podem usar muitos dos seus aplicativos favoritos diretamente na tela do veículo. Ao incorporar a loja, que foi desenvolvida em conjunto com a CARIAD e seu parceiro Harman Ignite, os clientes podem acessar direta e intuitivamente aplicativos populares por meio do display sensível ao toque MMI. Os aplicativos selecionados são instalados diretamente no sistema de infoentretenimento da Audi – sem a necessidade de um smartphone. Os usuários também podem interagir com seus aplicativos por meio de comandos de voz.

Precisão acústica do sistema de som 3D – O sistema de som Bang & Olufsen Premium com som 3D, opcional do Audi Q6 e-tron, oferece a máxima precisão acústica. A música é ouvida exatamente como foi gravada – para uma experiência sonora natural e impressionante. Um amplificador altamente eficiente está no coração do Bang & Olufsen Premium Sound System. Ele aciona 22 alto-falantes com 830 watts. Quatro estão integrados nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros, um design que permite à Audi introduzir pela primeira vez as chamadas zonas sonoras.

Os alto-falantes de graves nas portas dianteiras ficam em uma caixa separada, causando menos vibração nas partes próximas e garantindo que o som seja reproduzido com grande precisão. Isto melhora a qualidade do som e reduz a propagação do som fora do veículo. A dissociação do alto-falante também proporciona graves precisos e volumosos. Letras iluminadas encenam o sistema de som à noite.

Com este interior multifacetado, que a Audi reconhece como “o centro da vida e das experiências dos nossos clientes”, o Q6 e-tron satisfaz as necessidades dos seus usuários por meio de design e tecnologia de formas nunca antes possíveis.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn