A ZF consolida sua posição como parceira oficial de powertrain da equipe ABT Cupra na Fórmula E, colaborando para elevar o desempenho de Lucas Di Grassi, considerado um dos pilotos mais bem-sucedidos da competição. A temporada 2024 marca o retorno de Di Grassi à ABT, sua primeira equipe na categoria, e a ZF destaca-se como fornecedora essencial do conjunto propulsor elétrico do carro, reforçando a parceria estratégica.
A ZF, renomada fornecedora automotiva, solidifica sua posição como parceira oficial de powertrain da equipe ABT Cupra na Fórmula E, destacando-se no impulsionamento do piloto brasileiro Lucas Di Grassi. Di Grassi, com impressionante histórico na categoria desde seu início em 2014, é o piloto de maior sucesso na competição, acumulando títulos, recordes de pódios e pontos.
A temporada 2024 é marcada pelo retorno de Di Grassi à ABT, sua primeira equipe na Fórmula E, coincidindo com a celebração das 100 corridas da equipe na categoria durante a etapa no México. A ZF, com sua expertise em tecnologias de powertrain, contribui para a busca da ABT por maior competitividade e desenvolvimento contínuo do carro da equipe.
O conjunto propulsor elétrico do carro de Lucas Di Grassi é fornecido pela ZF, englobando motor, inversor e transmissão. A parceria estratégica entre a ZF e a ABT Cupra não apenas foca em potência e desempenho, mas também na sustentabilidade, ressaltando a importância da eletrificação no cenário automotivo.
O envolvimento da ZF na Fórmula E, por meio de sua divisão ZF Race Engineering, permite a aplicação prática de tecnologias de produção futura, testando-as em condições extremas de competição. A empresa busca refinar constantemente sua tecnologia, com foco em aspectos como peso, eficiência e controle de software, contribuindo para o avanço geral da categoria.
O carro de corrida elétrico Gen3, utilizado na Fórmula E, destaca-se por seu desempenho impressionante, atingindo 0-60 mph (aprox. 100 km/h) em menos de três segundos e uma velocidade máxima de 200 mph (aprox. 322 km/h). A ZF desempenha um papel vital na evolução do trem de força, implementando inovações como um processador para otimização de desempenho e aprimoramentos na transmissão, reforçando seu compromisso com a potência sustentável na Fórmula E.
O calendário terá um total de 16 provas em 10 locais. Confira:
Etapa | Local | Data(s) |
1 | Cidade do México, México** | 13 de janeiro |
2 e 3 | Diriyah, Arábia Saudita** | 26-27 de janeiro |
4 | São Paulo, Brasil | 16 de março |
5 | Tóquio, Japão | 30 de março |
6 e 7 | Misano, Itália | 13-14 de abril |
8 | Mônaco | 27 de abril |
09 e 10 | Berlim, Alemanha | 11-12 de maio |
11 e 12 | Xangai, China | 25-26 de maio |
13 e 14 | Portland, Estados Unidos | 29-30 de junho |
15 e 16 | Londres, Reino Unido | 20-21 de julho |
** já realizada