Pesquisadores suecos da Chalmers University of Technology apresentaram um novo design de frente de caminhão, visando significativamente reduzir acidentes fatais em colisões entre carros e veículos pesados. A inovação surge após a flexibilização dos regulamentos da União Europeia sobre o comprimento máximo dos caminhões. Testes conduzidos pela Administração Sueca de Transportes revelaram que o novo design pode reduzir as deformações nos automóveis de passageiros em até 60%, diminuindo o risco de ferimentos e mortes.
Pesquisadores da Chalmers University of Technology, na Suécia, desenvolveram um conceito inovador de frente de caminhão para reduzir acidentes fatais em colisões entre carros e caminhões. Os testes realizados pela Administração Sueca de Transportes mostraram que o novo design pode reduzir as deformações nos compartimentos dos automóveis de passageiros em 30-60%, melhorando as taxas de sobrevivência dos ocupantes.
Acidentes fatais envolvendo veículos pesados e carros representam 14-16% de todas as mortes de ocupantes de automóveis na União Europeia e nos Estados Unidos. A pesquisa destaca a importância de aprofundar a investigação sobre colisões entre automóveis e veículos pesados para aprimorar a segurança dos passageiros em tais incidentes.
A nova frente de caminhão foi projetada considerando a recente flexibilização dos regulamentos da UE sobre as dimensões dos caminhões. O design, baseado em favo de mel de alumínio, demonstrou potenciais princípios de design a serem adotados pelos fabricantes, buscando garantir a integridade da cabine dos automóveis de passageiros durante colisões.
Testes exclusivos conduzidos pela Trafikverket mostraram uma redução de 30-60% nas deformações dos automóveis de passageiros em colisões com o novo design de caminhão. A pesquisa visa desenvolver padrões para testes de colisão em caminhões, com a meta de introdução nos testes de consumo do Euro NCAP em 2030.