A Allianz Trade, líder mundial em seguro de crédito comercial, lançou seu mais recente relatório Global Auto Outlook, destacando as tendências e transformações na indústria automotiva global. O relatório destaca o crescimento impressionante dos veículos elétricos chineses, que estão remodelando o cenário automotivo global.
O relatório Global Auto Outlook da Allianz Trade analisa o cenário da indústria automotiva global, destacando a transformação em direção aos veículos elétricos (EVs) e o papel disruptivo da China nesse processo.
Segundo os economistas da Allianz Research, o mercado automotivo global está se normalizando em 2024, com uma ênfase significativa na transformação para veículos elétricos. É esperado que as vendas de novos veículos elétricos de passageiros ultrapassem 18 milhões, com a Europa liderando o consumo.
O relatório também prevê uma queda nas margens brutas e EBIT na produção de veículos, juntamente com uma consolidação acelerada. Os fabricantes de automóveis devem diversificar seus investimentos em veículos de combustível fóssil, modelos híbridos e totalmente elétricos para se manterem competitivos em um mercado em rápida transformação.
Os veículos elétricos chineses têm crescido em um ritmo surpreendente, com as vendas e a produção aumentando quase oito vezes de 2019 a 2023. A China emergiu como uma força disruptiva, com os veículos elétricos chineses comandando quase 60% das vendas globais e contribuindo para mais de 60% da produção total de EVs em 2023.
Os fabricantes chineses de veículos elétricos têm vantagens significativas de custo, pioneirismo em tecnologia, custos mais baixos de mão de obra e economias de escala. Eles também estão avançando rapidamente no desenvolvimento de software, destacando-se pela qualidade e sofisticação de seus produtos.
Apesar do crescimento exponencial, existem riscos potenciais que podem minar a atual posição de liderança da China, incluindo uma guerra de preços crescente, problemas de excesso de capacidade, tensões geopolíticas e avanços em tecnologias de bateria.