A Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) e o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo (CB-SP) se reuniram nesta quarta-feira (17/4) para discutir a realização de uma simulação de combate a incêndio em veículos elétricos, prevista para acontecer em maio. O objetivo é testar protocolos de segurança e equipamentos disponíveis no Brasil, visando a prevenção de acidentes e o desenvolvimento do mercado de eletromobilidade.
A proposta de realizar uma simulação de combate a incêndio em veículos elétricos partiu da ABVE durante a reunião com o comando do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, ressaltou a importância da transparência e segurança para os usuários e responsáveis por condomínios residenciais.
A iniciativa foi prontamente aceita pelo CB-SP, representado pelo tenente-coronel Max Schroeder, chefe do Departamento de Segurança e Prevenção contra Incêndios. Schroeder destacou a importância de estabelecer normas de segurança condizentes com a realidade, sem prejudicar o desenvolvimento do mercado de veículos elétricos.
Durante a reunião, também foi discutida a consulta pública aberta pelo CB-SP para debater os requisitos para prevenção de incêndios com veículos elétricos, bem como a prorrogação do prazo da consulta. A ABVE informou que um grupo de trabalho já está elaborando propostas, que serão apresentadas nos próximos dias.
Além disso, estiveram presentes na reunião o capitão Ronaldo Ribeiro, coordenador da comissão especial de estudos sobre eletromobilidade do CB-SP, o diretor técnico da ABVE, Carlos Roma, e o consultor em segurança Marcelo Valle.