Após fechar acordos com 36 grandes fornecedores que atuam no País para a fabricação do primeiro caminhão nacional da marca em 2016, o Foton 10 – 16DT, a Foton Caminhões realizou na última segunda-feira (23/11), no espaço de eventos Cantaloup, em São Paulo, um jantar para celebrar a parceria e anunciar novos planos e perspectivas.
Na ocasião estiveram reunidos mais de 100 dirigentes, entre eles presidentes, diretores e gerentes de empresas fornecedoras do setor automotivo, instaladas no Brasil. Os anfitriões foram o Presidente do Conselho, Luiz Carlos Mendonça de Barros, o CEO da Foton Caminhões, Bernardo Hamacek, e todos os diretores e engenheiros brasileiros e chineses que compõe o quadro executivo da empresa no País.
O evento teve início com a apresentação de Leandro Lucki Gedanken, Gerente de Engenharia e Desenvolvimento da Foton Caminhões, que demonstrou como alcançaram um índice de mais de 70% de conteúdo nacional para o veículo.
Todo o processo de nacionalização do Foton 10 – 16DT foi concebido de acordo com o Sistema Modular de Desenvolvimento – Codesign, que corresponde à estratégia da empresa em utilizar a expertise de engenharia dos fornecedores locais para a montagem e validação do caminhão de 10 toneladas, o qual foi nacionalizado em tempo recorde e com custos reduzidos. “Já estamos trabalhando com o mesmo método cooperado de inteligência no caminhão de 3.5 toneladas e para os próximos modelos de 17 e 24 toneladas”, salientou o executivo.
Em seguida, Luiz Carlos Mendonça de Barros falou sobre o cenário econômico e os planos da empresa no País. “É importante destacar que estamos falando agora de um momento difícil, mas não, de modo algum, de um País difícil. Sabemos muito bem que as dificuldades econômicas são momentâneas e passageiras.
Mas as possibilidades e potencialidades do Brasil, particularmente em nosso negócio, que é a logística rodoviária, são imensas e de longo prazo. Avançamos a passos largos e com a participação efetiva dos nossos parceiros fornecedores, vamos iniciar a produção do nosso caminhão de 10 toneladas em uma fábrica alternativa já no primeiro semestre do ano que vem, até que a nossa fábrica em Guaíba, no Rio Grande do Sul, esteja pronta”, concluiu.
Para finalizar, Bernardo Hamacek agradeceu o empenho e comprometimento de todos. “É uma grande honra celebrar a oficialização desta parceria. Escolhemos cuidadosamente e criteriosamente nossos parceiros, pois representamos uma marca que, em pouco tempo, demonstrou ao mundo sua extraordinária força e perseverança para crescer oferecendo produtos de irreparável qualidade”.
Para o executivo, a despeito das dificuldades econômicas, acredita que a empresa trilha o caminho certo. Prova disso é o desempenho no mercado nacional. “No segmento onde atuamos, crescemos nossa participação no País saindo de 1% de market share em julho do ano passado para superarmos 5% no mês de outubro deste ano. Nas regiões Norte e Nordeste, temos 10% de market share. Nossa rede de concessionárias atualmente é de 23 concessionárias e temos outras seis em estágio avançado. O nosso objetivo é alcançar 40 casas até o final do ano que vem”.
Entre os fornecedores presentes estavam às conceituadas marcas Bepo; Bovenau; Bruning Tecnometal; Continental; Cummins; Cummins CS; Dagan; Dana; Eaton; Ferrari Válvulas Automotivas; Fiamm; Frum; Fusopar; FPT; Gedore; Heliar; Indebrás; Jodeclan; Jost; Knorr-Bremse; Maxion; Maxion Wheels; Parker; Prestec; Pirelli; RNA; Resil; Rigitec; Randon; ZF Sachs; TE Connectivity; Tenneco; Thyssen Krupp; Truck Bus; Voss; Wiretec; Zeyana; e ZF. Além destes, participaram também as empresas Schwaben, Netz e Cetra, parceiros da Foton nas atividades de engenharia e testes do caminhão nacional.