A General Motors solicitou a patente de uma tecnologia inovadora que monitorará o comportamento do motorista e poderá assumir o controle do veículo se detectar sinais de estresse ou comportamento inseguro.
A General Motors (GM) deu um passo significativo em direção à segurança no trânsito com o pedido de patente de um sistema de monitoramento avançado do motorista. Arquivada em novembro de 2022 e publicada em maio de 2024, a patente descreve um sistema que analisa o comportamento do motorista através de dados coletados por sensores a bordo, com a capacidade de intervir caso detecte um comportamento considerado inseguro.
Desenvolvido pela GM Global Technology Operations, uma subsidiária da General Motors, o sistema tem como objetivo avaliar o bem-estar mental dos ocupantes do veículo e implementar contramedidas quando necessário. A ideia é intervir quando o estresse, independentemente de sua origem, pode comprometer a capacidade do motorista de operar o veículo com segurança.
O sistema começa registrando dados para estabelecer um perfil dos hábitos de condução do motorista. Ele monitora a frequência de paradas e partidas, frenagens bruscas, acelerações repentinas, curvas agressivas e uso excessivo da buzina. A tecnologia existente já permite que o sistema saiba se o motorista está obedecendo aos sinais de trânsito, usando o veículo sem autorização e até como está segurando o volante.
Se o sistema detectar que algo está errado, ele pode tomar diversas ações. Isso inclui solicitar ao motorista que realize um “exercício de saúde mental”, ligar para um amigo ou familiar, ou procurar terapia com um profissional treinado. Em casos mais graves, o sistema pode iniciar uma chamada para um “consultor treinado” automaticamente. Além disso, ele pode utilizar os auxílios eletrônicos de direção integrados para assumir o controle de uma ou mais funções de direção do veículo de forma autônoma.
A General Motors não comentou oficialmente sobre a patente nem revelou quando, ou mesmo se, planeja implementar este sistema de monitoramento de motorista. É importante lembrar que um pedido de patente não garante que a tecnologia descrita será produzida em massa. Por exemplo, a Toyota já patenteou uma “fuselagem que muda de forma para um aerocarro”, mas o lançamento do novo Land Cruiser não incluiu asas ou modo de voo.
Com esta nova patente, a GM demonstra seu compromisso contínuo com a segurança no trânsito e a inovação tecnológica, buscando soluções que podem revolucionar a forma como os veículos interagem com seus condutores e promovem a segurança nas estradas.