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Transição elétrica: BMW 2002 clássico ganha novo fôlego com conversão elétrica

A Nomad Motors transforma veículos clássicos com tecnologia elétrica, preservando o charme dos carros antigos enquanto os torna mais modernos e funcionais.

Keith Warren, fundador da Nomad Motors, está revolucionando o mercado de veículos clássicos, nos Estados Unidos, ao converter carros antigos em modelos elétricos. Com uma abordagem inovadora, a Nomad transforma o BMW 2002 de 1976 em um veículo elétrico moderno, mantendo características originais e melhorando o desempenho.

Keith Warren, proprietário da Nomad Motors, tem chamado a atenção com suas conversões de veículos clássicos para propulsão elétrica. Recentemente, a loja apresentou seu mais novo projeto, um BMW 2002 de 1976, agora equipado com um motor elétrico de 121 cavalos de potência e 162 libras-pés de torque. Esta transformação não apenas melhora o desempenho do carro, como reduz o tempo de aceleração de 0 a 60 mph para impressionantes 8,5 segundos.

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O processo de conversão inclui a instalação de um motor Netgain Hyper 9HV e seis baterias Tesla 18650, que fornecem uma voltagem total de 144 volts e uma capacidade de 32 kWh. Essas baterias são refrigeradas a líquido e conectadas em série para garantir uma performance eficiente. Para a gestão da energia, um sistema avançado monitora voltagem, temperatura e carga, desligando o veículo em caso de problemas para evitar danos.

Além da conversão elétrica, Warren preservou a transmissão manual de quatro marchas do BMW 2002, uma característica rara em veículos elétricos modernos, que normalmente utilizam transmissões de velocidade única. A adaptação foi feita com uma placa adaptadora de alumínio, mantendo a experiência de dirigir um carro clássico, mas com a confiabilidade e a eficiência dos sistemas elétricos.

A conversão também incluiu modificações no chassi e na suspensão para suportar o novo trem de força. Warren instalou barras estabilizadoras maiores e pneus mais largos para garantir a estabilidade e o equilíbrio do veículo. Embora a instalação da bateria no porta-malas tenha adicionado peso na parte traseira do carro, a redistribuição de peso ajudou a manter o desempenho equilibrado.

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Para aqueles interessados em realizar uma conversão semelhante, Warren estima que os custos variam entre US$ 20.000 a US$ 40.000 para os componentes e entre US$ 40.000 e US$ 60.000 para o carro completo, dependendo das especificações e opções escolhidas. O trabalho realizado pela Nomad Motors não apenas revigora carros clássicos, mas também pode ser uma solução viável para manter esses veículos na estrada, especialmente à medida que peças para carros antigos se tornam mais escassas e caras.

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