Durante o 7º Seminário de Qualidade Automotiva, a Naturgy destacou a importância e as perspectivas de expansão do mercado de GNV no estado do Rio de Janeiro, que possui a maior frota adaptada para esse combustível no país.
No painel “Estímulos para expansão do uso do GNV”, Rafael Miranda, gerente comercial da Naturgy Brasil, abordou a relevância do GNV para a empresa e apresentou planos de crescimento. Atualmente, o Rio de Janeiro possui 1,7 milhão de veículos leves convertidos e mais de 700 postos de combustível.
“A Naturgy vem investindo no setor, levando o GNV a novas regiões do estado e ampliando o número de postos também em áreas já gaseificadas,” explicou Miranda. Em 2023, a empresa conectou 41 novos postos, quase o dobro dos anos anteriores. Para 2024, a meta é conectar 40 novos postos, representando um investimento de cerca de R$ 15 milhões.
Miranda também destacou o apoio da Naturgy na transição energética para veículos pesados, como caminhões, e ressaltou as vantagens econômicas e ambientais do GNV. “Em média, com R$ 100 de GNV, o motorista percorre 328 km, contra 180 km com etanol e 181 km com gasolina. Além disso, o GNV reduz as emissões de CO2 em 20% a 30% em comparação com a gasolina.”
“Realizamos uma grande campanha publicitária em 2023 para esclarecer a população sobre os benefícios do GNV e estamos preparando outra para 2024,” afirmou Miranda.
Outros participantes do painel incluíram Felipe Peixoto, secretário interino de Energia e Economia do Mar, Celso Mattos, vice-presidente da Firjan e presidente do Sindirepa, Fernando Montera, gerente de Cenários de Petróleo e Gás, e Wladimir Paschoal, Conselheiro da Agenersa.
O seminário, promovido pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa), ocorreu na Casa Firjan, em Botafogo, e discutiu temas como regulamentação da proteção veicular, formação profissional para novas tecnologias, e segurança e saúde no trabalho.