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Mercedes-Benz lança chassi de micro-ônibus e traz mais novidades ao portfólio BlueTec 6

Marca leva mais lançamentos ao maior evento de ônibus da América Latina: OF 1619 L com suspensão pneumática, OF 1621 para fretamento contínuo, OF 1726 L com caixa automatizada Mercedes-Benz, O 500 RSD de 450 cv com pacote de segurança de série mais amplo e articulados O 500 UA e UDA com tecnologia BlueTec 6.

A Mercedes-Benz reforça seu papel de liderança no mercado de ônibus do Brasil com a exibição do maior e mais completo portfólio de chassis urbanos e rodoviários no LatBus 2024, o principal evento do setor de ônibus na América Latina.

O evento acontece entre os dias 6 e 8 de agosto no São Paulo Expo e apresenta uma série de lançamentos e inovações na linha de chassis BlueTec6.

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Inovações e Novidades – Entre os destaques da participação da Mercedes-Benz na LatBus 2024 estão:

  • LO 1116: Um novo chassi de micro-ônibus com capacidade técnica de 10,8 toneladas de PBT. O LO 1116 oferece maior capacidade de carga e pode receber carrocerias de até 10,4 metros, com capacidade para até 50 passageiros na configuração urbana e 36 a 40 assentos na configuração rodoviária.
  • OF 1619 L com Suspensão Pneumática: Este modelo completa o portfólio de chassis da linha OF com suspensão pneumática integral, proporcionando maior conforto, melhor acessibilidade e menor altura de degraus.
  • OF 1621: Desenvolvido para fretamento contínuo, o OF 1621 pode receber carrocerias de até 12,5 metros e configuração de até 48 assentos, oferecendo uma solução custo-benefício para transporte corporativo.
  • OF 1726 L com Caixa Automatizada: Inclui a nova caixa de transmissão automatizada MB G90, que melhora o conforto e a segurança na condução, podendo ser aplicada também nos modelos OF 1619 e OF 1721.
  • O 500 RSD 2445: Este modelo rodoviário agora vem com um pacote de segurança de série mais amplo, incluindo sistemas como ABA5 (frenagem de emergência), LDWS (leitor de faixa), ACC (piloto automático adaptativo) e IHC (farol alto inteligente).
  • O 500 UA e UDA: Chassis articulados e superarticulados, com capacidades de transporte que variam entre 170 a 200 passageiros, ideais para corredores e sistemas BRT de alta demanda.

Compromisso com a Sustentabilidade e Segurança – Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, ressalta o compromisso da marca com a inovação e a sustentabilidade. “A tecnologia BlueTec 6, que atende à legislação Proconve P8 (Euro 6), está presente em toda a nossa linha de urbanos e rodoviários. Com isso, entregamos soluções eficientes e rentáveis, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a qualidade do ar.”

Diferenciais dos Chassis Mercedes-Benz – Os chassis LO e OF da Mercedes-Benz são reconhecidos por seu baixo custo operacional, alta performance e confiabilidade, enquanto a linha O 500 se destaca por suas avançadas tecnologias de segurança, incluindo sistemas como ACC, LDWS e ABA5, que garantem maior proteção para motoristas e passageiros.

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O 500 rodoviário é referência em tecnologias de segurança – “Os avanços constantes em tecnologia de segurança ativa para os ônibus rodoviários da família O 500 reafirmam o compromisso da Mercedes-Benz com os motoristas e os passageiros, com o tráfego nas estradas e com o ecossistema do transporte responsável”, ressalta Walter Barbosa. “Nossa Empresa sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento de ônibus no Brasil, fato que se confirma há quase 70 anos no País”. 

A linha Mercedes-Benz O 500 de chassis de ônibus rodoviários inclui vários modelos para curtas, médias e longas distâncias e para operações de fretamento e turismo. A oferta inclui versões de tração 4×2, 6×2 e 8×2, tanto para carroçarias convencionais, como para High Decker e Double Decker.

O notável pacote de avançadas tecnologias dos ônibus rodoviários O 500 Mercedes-Benz, disponíveis como série ou opcionais, inclui:

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  • ABA5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência da Mercedes-Benz que detecta ciclistas e pedestres em movimento.
  • ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo.
  • LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa.
  • IHC, controle inteligente de farol alto, o qual garante maior visibilidade e segurança para outros veículos na via.
  • Transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas.
  • Sistema auxiliar de freio Intarder, Retarder de última geração.
  • Freio de estacionamento com comando eletrônico.
  • ESS, sinalização de parada de emergência.
  • Aviso de atar cinto de segurança para o motorista.
  • Sistema de freio de porta aberta, que somente libera os freios com a porta de entrada fechada.
  • Piloto automático de velocidade.
  • Sistema de auxílio em rampa.
  • Top-Brake – sistema auxiliar de freio.
  • Sistema anti-tombamento.
  • EBS – sistema eletrônico de freios.
  • ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente.
  • ESP – controle eletrônico de estabilidade.
  • Freio a disco ou tambor.
  • SGA, assistente de ponto cego, que alerta o motorista quanto à presença de obstáculos do lado direito do veículo.
  • Preparação para inibidor de partida.

Chassis a Diesel BlueTec6 Expostos:

  • LO 1116: Capacidade para até 50 passageiros na versão urbana e até 40 assentos na aplicação rodoviária.
  • OF 1619 L: Com suspensão pneumática integral.
  • OF 1621: Voltado para fretamento contínuo.
  • OF 1726 L: Com caixa automatizada.
  • O 500 RSD 2445: Com pacote de segurança de série mais amplo.

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