Em julho, os veículos elétricos puros (VE) e híbridos plug-in dominaram o mercado automotivo na China, representando 50,7% das vendas de automóveis, de acordo com dados da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA). Esse marco evidencia o rápido avanço da China na adoção de veículos de nova energia (NEVs), superando em muito seus equivalentes ocidentais.
As vendas de veículos de nova energia (NEVs) na China alcançaram um recorde de 50,7% do total de vendas de automóveis em julho, marcando um aumento de 37% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Esta proporção impressionante reflete um crescimento acelerado, comparado aos 7% registrados há três anos.
O crescimento contínuo dos NEVs é impulsionado por pesados investimentos na cadeia de fornecimento de veículos elétricos, colocando as marcas chinesas, como BYD e Li Auto, à frente das montadoras estrangeiras.
Em contraste, a participação de veículos elétricos e híbridos nos Estados Unidos foi de 18% no primeiro trimestre deste ano, segundo a US Energy Information Administration.
Em julho, as vendas de veículos totalmente elétricos aumentaram 14,3%, superando o crescimento de 9,9% registrado em junho. Apesar do crescimento robusto nos NEVs, as vendas gerais de carros na China caíram 3,1%, marcando o quarto mês consecutivo de declínio devido à fraca confiança do consumidor e a um mercado imobiliário em crise.
Para estimular o mercado, o governo chinês anunciou o aumento dos subsídios para a compra de veículos, que podem chegar a 20.000 yuans (US$ 2.785) e serão retroativos a abril. Além disso, algumas cidades, como Pequim, estão relaxando as restrições de compra de veículos, aumentando sua cota de licenças NEV em 20.000 unidades.
Uma guerra de preços prolongada e uma enxurrada de marcas nacionais oferecendo modelos novos e mais baratos estão começando a se estabilizar. A BYD, principal fabricante de EV da China, continuou a oferecer descontos em julho, mas de forma menos intensa do que no início do ano. A empresa reduziu o preço do SUV híbrido BAO 5 em até 17,3%.
As exportações de veículos fabricados na China aumentaram 20% em julho, embora tenha sido uma desaceleração em relação ao aumento de 28% registrado em junho. A indústria se prepara para tarifas provisórias da UE, que podem impactar as exportações.
Cui Dongshu, secretário-geral da CPCA, prevê uma estabilização do mercado de NEVs em agosto e setembro, à medida que as montadoras buscam equilibrar os preços e proteger as margens.