sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

ZF desenvolve e produz no Brasil nova linha de discos de embreagem

Componentes atenderão inicialmente o mercado de reposição e, até 2024, as principais montadoras de veículos comerciais no Brasil e globalmente.

A ZF do Brasil iniciou, no segundo semestre de 2023, a produção nacional da nova geração de discos de embreagem TD200. Estes componentes serão destinados inicialmente ao mercado de reposição e, até o final de 2024, estarão disponíveis para as principais montadoras de veículos comerciais do Brasil e do mundo. O novo produto, projetado para ônibus e caminhões, inova com seu design sustentável e alta eficiência no controle de vibrações.

A ZF, em um movimento estratégico para reforçar a produção local e atender demandas globais, lançou os novos discos de embreagem TD200 no Brasil. Esses componentes, produzidos na fábrica da ZF em São Bernardo do Campo (SP), foram desenvolvidos para oferecer maior eficiência em veículos comerciais e, ao mesmo tempo, reduzir os impactos ambientais por meio de sua remanufatura.

- Publicidade -

O TD200 foi projetado especificamente para caminhões e ônibus de porte médio, com diâmetros entre 330 mm e 395 mm, substituindo duas linhas anteriores – TD188 e TD212 – que continuarão disponíveis na versão remanufaturada.

O novo design inovador do TD200 reúne alto desempenho, baixo desgaste e melhor controle de vibrações, características que são essenciais para o mercado de veículos comerciais, especialmente em aplicações severas.

Silvio Furtado, Vice-Presidente da ZF América do Sul, destacou que a unidade de São Bernardo do Campo é responsável pela engenharia global para embreagens leves e médias, e que a produção local permitirá que os novos discos de embreagem atendam não apenas o mercado brasileiro, mas também regiões como Europa e Ásia. “Os discos TD200 combinam custo-benefício, alto desempenho e inovação em um único produto,” afirmou Furtado.

- Publicidade -

Entre os principais avanços dos discos TD200 está a sua capacidade de eliminar vibrações torcionais dos motores, que se tornaram mais frequentes com a evolução das normas de emissões, como o Euro 6. “A redução de vibrações aumenta a vida útil da transmissão e melhora o conforto durante a condução, garantindo trocas de marcha mais suaves e eficientes,” explicou Furtado.

Outro diferencial do TD200 é sua baixa inércia, que não só melhora o conforto para o motorista, mas também reduz o desgaste da transmissão. Essa característica, aliada ao design leve e compacto, possibilita que o produto seja remanufaturado, reforçando o compromisso da ZF com a sustentabilidade.

Os discos TD200 são compatíveis tanto com transmissões manuais quanto automatizadas, adaptando-se a diversos tipos de volantes de motor. Com um design versátil e inovador, eles oferecem excelente custo-benefício, eficiência acústica e alta durabilidade, fazendo com que o TD200 se torne uma referência para veículos com motores Euro 6.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn