A Porsche apresentou ao mundo o novo 99X Electric, carro de Fórmula E totalmente elétrico que será utilizado nas próximas duas temporadas da competição. O lançamento traz inovações tecnológicas de destaque, como a ativação da tração nas rodas dianteiras, novos pneus de alta aderência e uma asa dianteira redesenhada para maior estabilidade. O carro fez sua estreia online em um evento especial no dia 24 de outubro e promete aumentar ainda mais o nível de competitividade da marca.
O Porsche 99X Electric chega com uma série de aprimoramentos internos, resultado do trabalho minucioso do departamento de desenvolvimento da Porsche em Weissach. Entre as principais novidades, destaca-se a tração integral temporária, que poderá ser ativada durante as largadas, treinos de qualificação e no Modo Ataque. Isso permitirá uma aceleração mais eficiente, possibilitando ao carro atingir 100 km/h em cerca de dois segundos.
Outro ponto forte é o uso de pneus Hankook de alta performance, desenvolvidos para maximizar a aderência tanto em condições secas quanto molhadas. Com o objetivo de reduzir a pegada de carbono, cada carro terá apenas dois conjuntos de pneus disponíveis por fim de semana de corrida, limitando o uso excessivo de recursos e forçando as equipes a gerenciar melhor o desgaste dos pneus.
O design atualizado do Porsche 99X Electric também chama a atenção. A nova asa dianteira foi modificada para garantir mais estabilidade e resistência ao contato, o que pode ser crucial durante as disputas em pista. Além disso, o modelo recebeu alterações no revestimento, com o intuito de melhorar a aerodinâmica e suportar melhor as pressões das corridas de alta velocidade.
As novas cores, Purple Sky Metallic e Shade Green Metallic, marcam uma mudança significativa no visual da Porsche para a Fórmula E, abandonando a tradicional combinação de preto, branco e vermelho. Essas cores foram inspiradas no Taycan Turbo GT, o carro de produção mais potente da marca, e simbolizam a transferência de tecnologia entre as pistas e os veículos de rua.
O campeão mundial Pascal Wehrlein e o experiente António Félix da Costa continuam como os pilotos da equipe TAG Heuer Porsche Formula E. Wehrlein, que agora ostenta o número 1 em seu carro, demonstrou grande confiança no novo modelo, afirmando estar pronto para defender seu título. Da Costa, por sua vez, elogiou as novas inovações e destacou que a equipe está preparada para os desafios da nova temporada.
A Porsche não é a única equipe a competir com o 99X Electric. A Andretti Formula E Team, parceira da Porsche, também alinhará dois carros no grid, com Jake Dennis, campeão mundial na temporada 2022/2023, e o recém-contratado Nico Müller como pilotos. A combinação de experiência e tecnologia coloca ambas as equipes em uma posição de destaque para a próxima temporada.
O novo carro também introduz avanços na recuperação de energia, uma das principais áreas de inovação da Fórmula E. O 99X Electric é capaz de recuperar até 600 kW de potência durante as frenagens, o que representa cerca de 50% da energia necessária para completar uma corrida. Esse sistema de frenagem regenerativa inclui o uso de freios elétricos no eixo dianteiro, proporcionando uma desaceleração eficiente sem a necessidade de desgaste dos freios convencionais.
Para maximizar a eficiência energética, o Porsche 99X Electric é equipado com uma bateria de íon-lítio de 38,5 kWh, que pode ser recarregada em tempo recorde. Com um sistema de carregamento rápido de até 600 kW, o carro está preparado para enfrentar longos períodos de corrida com paradas mínimas nos boxes.
O novo Porsche 99X Electric será testado oficialmente pela primeira vez durante os testes de pré-temporada da Fórmula E, que acontecerão entre os dias 4 e 7 de novembro em Valência, Espanha. A expectativa é alta, e os fãs podem esperar uma temporada cheia de emoções, com carros mais rápidos, eficientes e com visual impressionante.
Dados Técnicos – Porsche 99X Electric (GEN3 Evo)
Potência
• Condição Normal: 300 kW (408 cv)
• Modo Ataque, treinos de qualificação: 350 kW (476 cv)
Tração
• Condição Normal: traseira
• Modo Ataque, treinos de qualificação, largadas de corridas: tração integral
Aceleração
• 0–100 km/h: cerca de 2 s
Recuperação de energia
• Até 600 kW de potência (recuperação de energia de frenagem)
• Aproximadamente 50% da energia utilizada em uma corrida vêm da recuperação de energia de frenagem
Freios
• Sistema de frenagem regenerativa: até 250 kW de potência de frenagem elétrica no eixo dianteiro, até 350 kW no eixo traseiro
• Desaceleração adicional por meio de freios de fricção no eixo dianteiro (sistema “Brake by Wire”)
• Diâmetro externo do disco de freio dianteiro: 258 mm
• Freios de fricção no eixo traseiro ativos somente em caso de emergência (se a recuperação falhar)
Pneus
• Hankook iON Race com perfil para condições secas e molhadas
• 2 conjuntos por fim de semana de corrida e por veículo (3 para rodadas duplas)
Bateria de íon-lítio
• Condição padrão
• Capacidade de armazenamento utilizável: 38,5 kWh
• Peso: 285 kg
CCS (Combined Charging System)
• Projetado para carregamento extremamente rápido com potência de carregamento de até 600 kW
Peso e dimensões
• Peso: 862 kg incluindo piloto
• Comprimento: 5.016 mm, largura: 1.700 mm, altura: 1.023 mm
• Distância entre eixos: 2.970 mm
• Distância do solo: até 65 mm
• Bitola dianteira: 1.440 mm
• Bitola traseira: 1.380 mm
Principais desenvolvimentos internos – Inversor de pulso, motor elétrico, caixa de engrenagens, diferencial, eixos de transmissão e outros componentes de transmissão no eixo traseiro, bem como componentes de refrigeração, suporte e suspensão no eixo traseiro, software operacional
Principais componentes padrão – Chassi e carroceria, rodas e pneus, componentes de tração, refrigeração e suspensão no eixo dianteiro, acumulador