domingo, 24 novembro , 2024
28 C
Recife

Revelamos os segredos da Scania para a FENATRAN 2024!

Lançamentos incluem veículos elétricos, a gás e movidos a biodiesel, com itens exclusivos de segurança e conforto aprimorado para motoristas e operações noturnas.

A Scania apresenta seis caminhões inéditos em seu estande na Fenatran 2024, de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo, destacando-se pelos avanços em tecnologia sustentável e melhorias de segurança e conforto, em linha com seu compromisso de liderar a transição para um transporte mais limpo e eficiente.

A Scania alcançou 14.048 caminhões emplacados no Brasil entre janeiro e setembro de 2024, consolidando-se como líder nos segmentos acima de 16 toneladas e na categoria de caminhões pesados, com destaque para a expansão de 70,5% e 68,5%, respectivamente, em relação ao ano anterior.

- Publicidade -

A Scania, uma das líderes mundiais em fabricação de caminhões, chegou à Fenatran 2024 com uma gama diversificada de novos modelos que enfatizam sua dedicação à inovação e sustentabilidade.

Entre os destaques estão o 30 G 4×2, um caminhão elétrico, e o P 280 6×4 XT Light Construction, ideal para aplicações no setor de construção civil. Esses modelos não apenas refletem a tendência crescente de veículos elétricos e sustentáveis, mas também demonstram a evolução tecnológica que pode transformar a logística e o transporte no Brasil.

Os veículos elétricos da Scania, como o 30 G 4×2, são projetados para oferecer uma autonomia de aproximadamente 250 km, o que os torna perfeitos para rotas urbanas e regionais. Equipado com um sistema de regeneração de energia e uma potência de 410 cv, este caminhão representa um marco significativo na redução de emissões, contribuindo para um futuro mais sustentável.

- Publicidade -

Na linha de caminhões semipesados, a Scania introduziu o P 280 6×2, que combina eficiência e leveza, e o 460 R 6×2 Super, que oferece alta eficiência de combustível. Esses modelos não só atendem às demandas do mercado, mas também garantem que os operadores economizem significativamente em combustível e manutenção, elementos cruciais na gestão de frotas.

A Scania também lançou o 500 RH 6×4 Super B100, que opera com biodiesel 100%. Este caminhão é projetado para reduzir em até 77% as emissões de CO₂, evidenciando o compromisso da marca com soluções de transporte sustentáveis e acessíveis. Além disso, o modelo G 460 a gás e biometano oferece uma autonomia de até 650 km, atendendo a diversas operações do agronegócio e reforçando a importância de soluções ecológicas no setor.

A nova transmissão automatizada G25 de 14 marchas é outro destaque, permitindo um aproveitamento otimizado da inércia, o que resulta em economia de combustível. A Scania é pioneira no Brasil ao disponibilizar essa tecnologia, que, junto com o novo design e as inovações de segurança, posiciona a marca à frente da concorrência.

- Publicidade -

A segurança é um foco primordial na nova linha de caminhões da Scania. Todos os modelos acima de 420 cv são equipados com airbags laterais de cortina e airbags frontais, aumentando significativamente a proteção dos motoristas. Além disso, itens de conveniência, como geladeiras e gaveteiros, são incluídos, tornando as longas viagens mais confortáveis.

A Scania também celebra um crescimento recorde no Brasil, com 14.048 veículos emplacados entre janeiro e setembro de 2024, um aumento de 70,5% em relação ao ano anterior. Esse crescimento reflete a confiança dos consumidores nas soluções eficientes e inovadoras da marca, solidificando sua posição como líder no mercado de caminhões pesados.

Para completar, a Scania introduziu o ProDriver, um sistema digital de treinamento para motoristas que visa melhorar a eficiência operacional. Este novo recurso não apenas oferece treinamento de segurança, mas também utiliza a gamificação para engajar os motoristas em suas próprias melhorias, tornando o aprendizado mais dinâmico e atraente.

Em suma, a presença da Scania na Fenatran 2024 não é apenas uma exibição de novos modelos, mas uma afirmação de seu compromisso com o futuro do transporte. Com inovações que abrangem desde tecnologias sustentáveis até sistemas de segurança avançados, a Scania se posiciona como uma força vital na evolução do setor de transporte brasileiro.

A Scania chega à Fenatran 2024 com uma frota impressionante de seis novos modelos, reforçando seu compromisso com a inovação em transporte sustentável e segurança. Entre os veículos, destacam-se o modelo elétrico 30 G 4×2 e o robusto P 280 6×4 XT Light Construction, projetado para construção leve. Para operações de maior carga e economia, a marca apresenta ainda o semipesado P 280 6×2 com motor de 7 litros e o modelo 460 R 6×2 Super, com alta eficiência de combustível. Na linha sustentável, brilham o 500 RH 6×4 Super B100, movido a biodiesel 100%, e o G 460 6×2 a gás e biometano, que amplia a autonomia de transporte limpo.

No segmento rodoviário, a Scania incorpora itens de série de última geração para modelos acima de 420 cv, com o objetivo de elevar o conforto e a segurança dos motoristas. Equipamentos como airbags laterais de cortina, fundamentais em casos de tombamento, e airbags frontais no volante oferecem maior proteção contra impactos, ao passo que itens de conveniência como geladeira e gaveteiro na cabine aprimoram o conforto para longas viagens. A presença de faróis de milha no teto da cabine assegura uma condução segura e bem iluminada, especialmente em operações noturnas.

A linha P de semipesados da Scania, já consolidada em versões 8×2, recebe novas configurações nas trações 4×2 e 6×2, ideais para operações urbanas e regionais, com maior economia e leveza. O motor de 7 litros oferece duas potências, 250 cv e 280 cv, com torques de 1.100 e 1.200 Nm, respectivamente. Esse motor mais leve e econômico reduz significativamente os custos de combustível e manutenção, mantendo o desempenho robusto exigido nas operações urbanas e intermunicipais.

A transmissão automatizada G25 de 14 marchas com função Overdrive representa um diferencial na linha semipesada, permitindo um melhor aproveitamento da inércia para economizar combustível. A Scania é pioneira no Brasil ao disponibilizar essa funcionalidade, exclusiva com a caixa de transmissão G25, que traz eficiência e praticidade no transporte.

Um dos destaques da Fenatran é o 500 RH 6×4 Super B100, caminhão projetado para operar com biodiesel puro (B100), combustível que reduz até 77% das emissões de CO₂ ao longo do ciclo completo de uso. A Scania ajustou seu sistema de vedação e pós-tratamento, além dos elastômeros, para garantir durabilidade e compatibilidade com o B100, refletindo seu compromisso com o futuro sustentável do transporte pesado.

Outro modelo de destaque é o G 460 a gás e biometano, que oferece uma autonomia de até 650 km e atinge vários segmentos do agronegócio, contribuindo para uma logística mais ecológica e competitiva. A linha a gás da Scania, lançada em 2018, é pioneira no Brasil e conta com o apoio dos chamados “corredores azuis”, vias especialmente estruturadas para abastecimento de gás em rotas de longa distância. Essa linha sustentável agora inclui opções de 460 e 420 cv, com múltiplas configurações de tração, atendendo desde as operações mais leves às mais robustas.

Para o público que busca flexibilidade e autonomia, o G 460 Highline destaca-se pela cabine elevada e o “conceito mochilão”, que incorpora cilindros de gás adicionais atrás da cabine, ampliando a capacidade de carga de gás. Com até 300 metros cúbicos de gás disponível, o modelo permite viagens mais longas e eficientes, essencial para os corredores azuis e o crescimento das rotas sustentáveis.

Na Fenatran 2024, a Scania reforça seu compromisso com soluções de transporte sustentável e inovação em segurança, oferecendo aos motoristas e operadores mais eficiência, segurança e conforto. A linha exposta destaca a busca da Scania por uma transição para uma frota limpa e autossuficiente, com tecnologia acessível e de ponta, alinhada ao futuro da mobilidade no Brasil.

Scania registra crescimento recorde
e amplia liderança no mercado brasileiro de caminhões

A fabricante sueca de caminhões Scania comemora em 2024 uma sequência de recordes e marcos históricos em território brasileiro, com um salto de crescimento que coloca a empresa em uma posição de liderança sólida no mercado. Entre janeiro e setembro deste ano, a Scania registrou 14.048 veículos emplacados, superando em 70,5% o desempenho do mesmo período em 2023 e consolidando seu avanço especialmente na categoria de caminhões pesados, com crescimento de 68,5%.

Este expressivo desempenho ocorre em meio a uma alta de 17,3% no mercado geral de veículos acima de 16 toneladas, o que eleva a participação da Scania no segmento para 19,6%, um recorde que reflete a confiança dos consumidores na marca e suas soluções.

Com uma linha que se destaca pela eficiência, o modelo R 450 Plus lidera o ranking de vendas da Scania, somando 3.336 unidades comercializadas e aparecendo como um dos preferidos entre transportadores no Brasil. Outros modelos da gama, como o R 460, o R 540 Plus e o 560 R Super, também figuram entre os 10 caminhões mais emplacados de 2024 no país, de acordo com a Fenabrave, tornando a Scania a única marca com quatro representantes no ranking de maiores vendas.

A nova geração de caminhões Scania, lançada em 2019, continua expandindo sua presença no mercado, com a marca comemorando a proximidade de 80 mil unidades emplacadas desde então. Esse sucesso é resultado da combinação de tecnologia avançada, eficiência e uma rede de suporte ao cliente que, segundo a empresa, oferece o menor custo total de operação do mercado. Para Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, a excelente performance no mercado brasileiro destaca o comprometimento da Scania com a inovação e o desenvolvimento de soluções rentáveis e sustentáveis, garantindo maior disponibilidade e menor custo operacional.

Outro grande diferencial que a Scania trouxe ao mercado foi a introdução da linha Super, que estreou em 2022 e é o único conjunto motriz da indústria totalmente desenvolvido para atender as exigências do Proconve P8/Euro 6, normas rigorosas de emissão de poluentes. O trem de força Super se destaca pela redução de consumo de combustível em até 28% em comparação à geração anterior, oferecendo significativa economia para transportadoras e operadores de frota, além de um desempenho superior.

A Scania também está se destacando na venda de veículos movidos a combustíveis alternativos, liderando o mercado de caminhões sustentáveis no Brasil com um portfólio que inclui modelos movidos a gás e biodiesel. Em 2024, já foram vendidos 400 veículos movidos a combustíveis alternativos, o que eleva para quase 2.500 unidades o total de caminhões sustentáveis da marca em operação no Brasil, contribuindo de forma direta para a redução das emissões de CO2 no setor de transporte.

Nucci ressalta o sucesso do modelo 560 R Super, especialmente na versão com tração 6×4, equipada com a nova tecnologia de cardan reto, uma inovação que tem atraído cada vez mais clientes pelo desempenho otimizado e capacidade de tração superior em terrenos desafiadores. A linha de semipesados, por sua vez, registrou um aumento expressivo de 98,7% nas vendas, com destaque para o P 320 8×2, modelo que teve 934 unidades comercializadas e mostra o potencial da marca também nesse segmento.

Esses números reforçam o compromisso da Scania com o cliente brasileiro, que, segundo Nucci, tem a certeza de que a marca está “entregando o que o cliente, de fato, precisa” com produtos robustos, eficientes e adaptados às necessidades do transporte nacional. Com novas soluções e modelos planejados para os próximos meses, a Scania promete mais inovações para continuar na vanguarda do mercado.

Scania Lança Primeiro Caminhão Elétrico no Brasil
e Reforça Portfólio Sustentável

A Scania, já reconhecida por suas soluções sustentáveis, trouxe ao mercado brasileiro seu primeiro caminhão elétrico, o 30 G 4×2, um modelo cavalo mecânico com 300 kW de potência (410 cv) e capacidade de carga de até 66 toneladas. Com uma autonomia de aproximadamente 250 km, o veículo atende rotas urbanas e regionais e vem equipado com dois pacotes de baterias que totalizam 416 kWh, sendo uma opção ideal para transportadores e embarcadores comprometidos com a redução de emissões.

Equipado com o sistema de regeneração de energia de 330 kW e torque de 1.150 Nm, o Scania 30 G está na terceira geração de veículos elétricos a bateria (BEV) da marca. Importado da Suécia, o modelo complementa a linha sustentável da Scania, que inclui alternativas como gás comprimido (GNC), gás liquefeito (GNL), biometano e biodiesel B100, ampliando o leque de opções de transporte sem substituir as soluções de energia já oferecidas.

Para Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil, o lançamento reforça a liderança da Scania na transição para o transporte sustentável. “Esse é mais um passo do nosso compromisso global firmado em 2016. Com o novo elétrico, o transportador brasileiro passa a contar com o portfólio sustentável mais completo do mercado, somando-se ao gás e biodiesel,” afirma Montagna, destacando a multimodalidade de matrizes energéticas oferecidas pela empresa.

Segundo Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania, o caminhão elétrico será ideal para distâncias de até 250 km em operações de ‘hub a hub’ e na última etapa de entrega da carga (last mile). Em rotas médias de 200 a 600 km, o gás natural e o biometano assumem a liderança, enquanto rotas de longa distância, acima de 600 km, continuam a ser atendidas pelo diesel e GNL, além do biodiesel B100.

O novo 30 G 4×2 oferece baixo nível de ruído, proporcionando uma operação mais suave e eficiente em termos de energia. A máquina elétrica EMC1-4 fica posicionada entre as longarinas do chassi e está acoplada a uma transmissão de quatro marchas, com peso total do conjunto de 350 kg. Essa configuração robusta permite um custo de manutenção semelhante ao de motores a combustão, facilitando a transição para uma operação mais limpa sem onerar o transportador.

Um diferencial importante do 30 G são as baterias de lítio-níquel-manganês-cobalto (NMC), que, além de oferecerem uma maior densidade energética, têm peso reduzido, permitindo maior capacidade de carga útil no veículo. Com uma capacidade total de 416 kWh, sendo 312 kWh utilizáveis para preservar a vida útil das baterias, o caminhão é capaz de rodar por até 250 km com uma única carga.

Para recarregar, o 30 G utiliza um conector CCS2, que permite carregar completamente as baterias em cerca de 50 minutos em carregadores de até 375 kW e 500 A, o que possibilita que o caminhão seja carregado, por exemplo, durante intervalos como o almoço do motorista, garantindo produtividade contínua.

Rodrigo Arita, gerente de Portfólio de Produtos da Scania, ressalta que o lançamento do elétrico representa o início de uma jornada de amadurecimento do mercado brasileiro. “Estamos focados em consolidar a infraestrutura necessária e em trabalhar junto ao mercado, clientes e o poder público para estimular o crescimento do ecossistema elétrico,” afirma Arita. A empresa planeja um ciclo de demonstrações e avaliação das demandas dos clientes, ajustando-se à realidade do transporte brasileiro.

A Scania reafirma sua posição como pioneira em sustentabilidade no setor de transporte, comprometendo-se com o desenvolvimento de “corredores azuis” de gás e biometano no Brasil, uma iniciativa que já soma cinco anos de atuação, visando a um futuro de emissões reduzidas e soluções mais limpas.

Scania Lança ProDriver na Fenatran
com Promessa de Economia e Capacitação

Com o lançamento do ProDriver na Fenatran, a Scania inova ao proporcionar um sistema de treinamento digital avançado para motoristas, focado não só na segurança, mas também na eficiência operacional. Essa ferramenta busca atender uma das principais demandas dos transportadores: a falta de mão de obra qualificada e preparada para atender às exigências das estradas brasileiras.

Integrado aos pacotes de Serviços Conectados da Scania, o ProDriver atua com base nos dados do sistema de Avaliação de Motoristas, permitindo a identificação dos pontos de melhoria para cada condutor. Com essa análise, o app gera uma trilha de aprendizagem personalizada, trazendo um conteúdo ajustado ao nível de experiência e às necessidades de evolução de cada motorista.

Uma das inovações mais atrativas do ProDriver é seu uso de gamificação – uma estratégia que transforma o aprendizado em uma experiência interativa e envolvente, incentivando o engajamento do motorista. A cada habilidade desenvolvida ou desafio superado, o motorista ganha recompensas virtuais, o que incentiva a participação e a melhora contínua.

O sistema é dividido em duas plataformas complementares. De um lado, os motoristas têm acesso ao aplicativo, onde podem acompanhar suas notas, metas e lições individuais. Do outro, os gestores de frota têm acesso a um portal de avaliação, que fornece uma visão detalhada do desempenho geral da equipe, incluindo notas e comparativos entre os condutores, com a criação de um ranking de desempenho que estimula uma competição saudável.

Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania Brasil, explica que o ProDriver é uma solução que visa sanar uma das grandes carências do setor: “Com o ProDriver, oferecemos uma ferramenta que capacita e desenvolve motoristas, elevando o nível de eficiência operacional. Este é mais um passo em nossa jornada de inovação e proximidade com os clientes.”

O ProDriver integra o portfólio Scania PRO, que é composto por um conjunto de serviços que trazem vantagens práticas e que se ajustam às operações de diferentes perfis de clientes. Entre os principais pilares do Scania PRO estão os Serviços Conectados, que fornecem dados de condução e de manutenção da frota em tempo real; os Planos de Manutenção, que garantem maior durabilidade dos veículos; os Serviços para o Motorista, que incluem treinamentos especializados; e a Torre de Controle, responsável por gerenciar o fluxo nas oficinas Scania.

Para se adequar às diferentes necessidades de transporte, o Scania PRO conta com três versões: o PRO Premium, o PRO Personal e o PRO Control, permitindo um nível de customização e personalização de acordo com as exigências da operação do cliente.

Os Serviços Conectados Scania já contabilizam mais de 84 mil veículos conectados no Brasil, incluindo aproximadamente 4 mil ônibus. Os clientes podem escolher entre diferentes pacotes, como o Pacote Análise, que oferece relatórios de performance; o Pacote Avaliação do Motorista, que inclui um método exclusivo de feedback para melhorar a condução; e o Pacote Desempenho, que permite controle em tempo real da frota, com relatórios de desempenho e alertas de falhas.

Outras ferramentas, como o Scania Zone, possibilitam o controle direto da velocidade do veículo em zonas de risco, configuráveis pelo gestor, além do Scania FIT (Ferramenta de Inteligência de Frota), que permite avaliar o consumo e os hábitos de condução da frota, classificando a eficiência dos motoristas em uma escala que vai de A a E, facilitando a gestão dos custos e a sustentabilidade da operação.

O lançamento do ProDriver reforça o compromisso da Scania em oferecer soluções inovadoras e eficientes para o setor de transportes, mantendo o foco em sustentabilidade, segurança e rentabilidade para seus clientes. Com essa nova ferramenta, a Scania amplia ainda mais seu já extenso portfólio de soluções personalizadas para gestão e manutenção de frotas.

Scania lança P 280 6×4 XT com robustez e potência
para o setor de construção civil

A Scania amplia seu portfólio off-road no Brasil com o lançamento do P 280 6×4 XT, um modelo desenvolvido especialmente para aplicações que demandam robustez e flexibilidade no setor de construção civil e outras áreas de apoio logístico. Equipado com um motor de 280 cv e torque de 1.200 Nm, o caminhão se posiciona como a maior capacidade de peso bruto total técnico (PBT) de sua categoria, com 28,5 toneladas, ideal para movimentação de cargas volumosas como caçambas e betoneiras.

Luciano Piccirillo, gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania no Brasil, explica que o novo caminhão XT foi criado para atender um nicho de mercado que pode demandar até 10 mil unidades anuais, abrangendo implementos como caçambas basculantes, betoneiras e sistemas hidráulicos tipo gancho. Este segmento inclui tanto operações em centros urbanos quanto trabalhos de suporte em áreas de construção e outros setores fora de estrada.

Com chassis reforçado e longarinas duplas, o P 280 6×4 XT oferece resistência superior, sendo um modelo que se destaca em operações como transporte de cargas de cana-de-açúcar, madeira e até em setores de mineração, conforme complementa Rodrigo Arita, gerente de Portfólio de Produtos da Scania. Esse diferencial, aliado à sua capacidade de suportar pesos elevados, o torna uma opção viável para uma gama de atividades pesadas e terrenos acidentados.

Batizado internamente de “Light Construction”, o modelo se beneficia de um boogie traseiro com capacidade de 21 toneladas e um eixo dianteiro de 7,5 toneladas, permitindo distribuir o peso de maneira eficiente, essencial para a estabilidade e durabilidade em ambientes exigentes. Sua suspensão a mola, tanto dianteira quanto traseira, é desenhada para absorver impactos intensos, aumentando a resistência em terrenos difíceis e minimizando os riscos de desgaste.

A cabine P, parte da Nova Geração Scania, oferece uma experiência segura e robusta com o pacote XT: grades nos faróis, retrovisores reforçados e um para-choque de aço de 180 mm que proporciona maior proteção contra impactos. Esse para-choque também melhora os ângulos de ataque e saída do caminhão, aumentando a capacidade de enfrentamento de elevações e irregularidades comuns em canteiros de obra e estradas de difícil acesso.

A transmissão G25 de 14 marchas automatizadas, que inclui uma super reduzida e uma Overdrive, permite ao P 280 6×4 XT transitar em terrenos extremamente desafiadores. Com relação de 20.8:1, essa caixa foi projetada para maximizar a eficiência em superfícies como borrachões, que demandam mais força de tração, e atoleiros, onde o poder de saída é fundamental.

Segundo Arita, o modelo não apenas oferece robustez, mas também produtividade e eficiência energética, mantendo o caminhão em funcionamento por mais tempo e reduzindo o custo de manutenção. Essas características fazem do P 280 6×4 XT uma opção versátil para o segmento de construção civil e um aliado poderoso em operações diversas como transporte de cana e madeira.

Com o lançamento do P 280 6×4 XT, a Scania fortalece sua presença no mercado off-road brasileiro, proporcionando novas possibilidades para empresas que buscam uma solução de alto desempenho em ambientes de trabalho desafiadores e variados.

Scania anuncia caminhão rodoviário mais seguro
do mercado com novas tecnologias

A fabricante sueca Scania, reconhecida pela confiabilidade de seus caminhões, eleva o padrão de segurança no setor rodoviário com o lançamento de um novo modelo que promete ser o mais seguro do mercado. A partir de abril de 2025, três inovações principais — rastreamento, nova arquitetura eletrônica e um painel digital — serão integradas em todos os caminhões, junto com atualizações significativas no já consagrado sistema de segurança ADAS.

Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil, destaca que a nova abordagem de segurança e tecnologia visa tornar a experiência do motorista a mais segura possível, refletindo o compromisso da Scania em aprimorar a confiabilidade de seus produtos. As inovações são um avanço que demonstra que melhorias contínuas são essenciais para a evolução da segurança no transporte brasileiro.

Uma das mudanças mais significativas será a nova arquitetura eletrônica, que consiste em uma reformulação total do painel digital. Com uma tela de 12,3 polegadas, o painel oferece dois modos de visualização: o modo completo, que apresenta informações detalhadas sobre o caminhão e o implemento, e o modo minimal, inspirado na aviação, que foca apenas nas informações essenciais, ideal para viagens noturnas.

As novas opções de multimídia, disponíveis em versões de 10,1” ou 12,9”, trazem telas touchscreen e botões físicos para facilitar a operação. O módulo de telemetria C400, que substituirá o C300, traz maior capacidade de processamento, suporte para 5G e mais velocidade na transmissão de dados, aumentando a eficiência do caminhão.

A nova arquitetura da Scania também atende às normas europeias de cibersegurança, garantindo a proteção dos dados dos motoristas com conectividade que inclui portas USB e Bluetooth. Um dos principais destaques dessa arquitetura é a atualização Over The Air, que permite que as atualizações do caminhão sejam feitas remotamente, sem necessidade de deslocamento a uma concessionária, aumentando a eficiência operacional.

O sistema de segurança ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) também recebe um upgrade substancial. Com a nova arquitetura eletrônica, todos os sensores ativos que previnem acidentes foram aprimorados, oferecendo seis novas funções que visam aumentar a segurança e o conforto dos motoristas. As atualizações incluem melhorias no Sistema de Monitoramento de Atenção do Motorista e nos Sensores de Ponto Cego.

O Sistema de Monitoramento de Atenção do Motorista agora é mais preciso e alerta o condutor em casos de sonolência ou falta de atenção. Além disso, os Sensores de Ponto Cego foram melhorados para detectar objetos menores, aumentando a segurança durante a condução. O novo Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus agora exibe informações completas sobre todos os sensores do conjunto, promovendo economia de combustível e redução de custos com pneus.

Três novas funções também serão integradas ao sistema ADAS, incluindo Assistentes de Ponto Cego Frontais, Sensores de Ponto Cego Traseiros e um Sistema de Informação de Velocidade da Via. O Assistente Frontal pode detectar pedestres e animais, enquanto o Traseiro avisa sobre a presença de pessoas ou objetos ao dar marcha à ré.

Outra inovação relevante é a nova interface para integração de rastreadores e câmeras, uma resposta à crescente demanda por segurança nas estradas. “Desenvolvemos essa nova interface para permitir a instalação rápida e eficiente de rastreadores e câmeras, mantendo a qualidade e a garantia de fábrica”, afirma Rodrigo Arita, gerente de Portfólio de Produtos da Scania.

A nova interface possibilita a instalação de até cinco câmeras, incluindo opções laterais, frontal, interna e uma voltada para o motorista, além de sistemas de rastreamento com antenas para garantir cobertura total. Isso significa que os caminhões podem entrar em operação mais rapidamente, aumentando a disponibilidade e a eficiência da frota.

“Estamos inovando para que nossos caminhões rodoviários acima de 420 cv sejam os mais seguros e conectados do mercado, garantindo uma integração de tecnologia, segurança e a possibilidade de equipar novos acessórios”, conclui Alex Nucci, reafirmando o compromisso da Scania com a excelência e inovação no transporte rodoviário.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn