O Honda ZR-V, novo SUV que a montadora japonesa traz ao Brasil por R$ 214.500, promete ocupar o espaço deixado pelo Civic, mas sua motorização 2.0 aspirada e limitações em desempenho e conectividade podem dificultar sua competitividade em um mercado dominado por motores turbo.
O Honda ZR-V chegou para somar à linha de SUVs da marca, posicionado entre o HR-V e modelos mais robustos, como o CR-V, buscando um espaço no segmento de SUVs médios. Importado do México e oferecido em versão única Touring, o ZR-V tem preço sugerido de R$ 214.500 e mira concorrentes de peso, como Jeep Compass e Volkswagen Taos, além de enfrentar o GWM Haval H6, com motor híbrido.
O design do novo SUV divide opiniões entre o público. Com uma estética que gera sentimentos contraditórios, alguns consumidores elogiam suas linhas modernas, enquanto outros consideram seu visual peculiar e menos atraente que os rivais. Com dimensões de 4.568 mm de comprimento, 1.840 mm de largura e 1.611 mm de altura, o modelo é ligeiramente maior que o Compass, mas suas rodas de 17 polegadas são consideradas pequenas para a proposta de um SUV com esse porte.
No interior, o ZR-V demonstra a qualidade tradicional da Honda, com acabamentos em couro e um layout que preza pela funcionalidade e conforto. A central multimídia de 9 polegadas permite conexão sem fio para usuários do Apple CarPlay, mas os proprietários de dispositivos Android precisam de um cabo, o que pode ser um inconveniente. O painel de instrumentos, com tela de 7 polegadas, foi criticado por parecer simples, destoando do valor do SUV.
Com uma capacidade de carga de 389 litros no porta-malas, o espaço atende bem a um público familiar. No entanto, alguns aspectos foram criticados: a rede de proteção parece simplória, e a profundidade do compartimento pode dificultar o uso pleno do espaço. No banco traseiro, o espaço é suficiente para dois adultos, mas a ausência de um apoio de braço central e de saídas de ar-condicionado traseiras é notável, especialmente em um segmento que valoriza o conforto para todos os ocupantes.
O desempenho do ZR-V é sustentado por um motor 2.0 aspirado a gasolina, que gera 161 cv e 19,1 kgfm de torque. A escolha desse motor pode surpreender, já que ele é menos potente que o HR-V turbo e inferior em relação aos principais concorrentes no mercado, como o Compass turbo. Sua aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos reforça essa diferença, posicionando-o como uma opção mais focada no conforto do que na performance esportiva.
Em termos de economia de combustível, o ZR-V apresenta um consumo médio de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, recebendo nota C no ranking de eficiência energética. Embora razoável, esses números poderiam ser melhores, considerando o segmento. Além disso, o modelo emite 122 g/km de CO₂, fator cada vez mais relevante em um mercado voltado para tecnologias mais sustentáveis.
O pacote Honda Sensing, que reúne sistemas de assistência semiautônoma, é um dos destaques do ZR-V. O controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e o assistente de permanência em faixa operam com suavidade, destacando-se pelo conforto e pela segurança oferecidos, chegando a ser comparáveis a marcas de luxo nesse quesito.
Com a proposta de ser um SUV para os adeptos de motores aspirados, o ZR-V se coloca como uma alternativa aos tradicionais SUV turbinados. Para os fãs da Honda e para aqueles que buscam um SUV de porte médio sem motor turbo, o ZR-V oferece uma opção com uma experiência de direção mais voltada para o estilo clássico.
Se as opiniões sobre o design e a motorização dividem o público, o ZR-V ainda pode agradar um nicho específico de consumidores que priorizam tradição, acabamento e um comportamento mais “raiz” no asfalto urbano. O modelo ainda inclui detalhes práticos como o funil de abastecimento para emergências e um bagagito que permite fácil manuseio e armazenamento.
Avaliação Mecânica Online®
- Motor: 3/5
O motor 2.0 aspirado de 161 cv é suficiente para o uso urbano e estradas, mas apresenta desempenho inferior aos modelos concorrentes que usam motor turbo. A aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos poderia ser mais ágil, especialmente na faixa de preço. - Transmissão: 3,5/5
O câmbio CVT que simula sete marchas é suave na cidade, mas não entrega uma performance dinâmica comparável a transmissões automáticas convencionais ou DCT em alta velocidade. - Itens de Série: 4/5
O Honda ZR-V possui bons itens de série, incluindo central multimídia de 9 polegadas (com espelhamento sem fio para Apple CarPlay e com fio para Android Auto), Honda Sensing e painel digital de 7 polegadas. No entanto, a ausência de difusores de ar traseiros e um apoio de braço central no banco traseiro reduz a nota. - Espaço Interno: 4/5
Embora o interior ofereça boa qualidade e conforto para quatro ocupantes, o espaço traseiro e a falta de difusores de ar comprometem um pouco a experiência, especialmente para três passageiros. - Conforto: 4,5/5
O Honda ZR-V absorve bem as irregularidades da pista e o acabamento é de qualidade, com bom isolamento acústico e suspensão equilibrada. Peca em não oferecer apoio de braço e saídas de ar traseiras. - Segurança: 5/5
Com o pacote Honda Sensing, o ZR-V possui um dos melhores conjuntos de assistência à condução do mercado, incluindo controle de cruzeiro adaptativo, assistente de faixa e frenagem de emergência automática. - Eficiência energética: 3,5/5
Com consumo de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, o Honda ZR-V tem eficiência média, o que é aceitável mas poderia ser melhor, principalmente considerando o motor aspirado. - Manutenção: 4/5
Honda é conhecida pela confiabilidade e manutenção acessível, e o ZR-V mantém a tradição. No entanto, o valor elevado da versão única pode limitar o custo-benefício para alguns. - Design: 3,5/5
O design polarizador do Honda ZR-V gera opiniões divididas. A estética é robusta, mas as rodas de 17 polegadas parecem pequenas para seu tamanho. O design se destaca em originalidade, mas pode não agradar a todos. - Conectividade: 4/5
Com uma central de 9 polegadas e conectividade sem fio para Apple CarPlay, o sistema é funcional, mas o suporte com cabo para Android Auto e a tela de 7 polegadas no painel digital deixam a desejar para o segmento premium. - Custo x Benefício: 3,5/5
O Honda ZR-V tem pontos positivos em acabamento, segurança e conforto, mas a motorização aspirada e o consumo moderado podem pesar contra, principalmente em comparação com concorrentes que oferecem mais tecnologia e performance por um preço similar.