domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Oportunidades x desafios: o cenário do transporte sustentável no Brasil

“A ABVE não está no divã” –disse Ricardo Bastos, presidente da entidade, nesta terça-feira (27/6), no painel sobre oportunidades de negócio em eletromobilidade no Brasil, durante o Electric Days 2023, em São Paulo.

“A ABVE não está no divã” – disse Ricardo Bastos, presidente da entidade, nesta terça-feira (27/6), no painel sobre oportunidades de negócio em eletromobilidade no Brasil, durante o Electric Days 2023, em São Paulo.

- Publicidade -

“A ABVE – Associação Brasileira de Veículos Elétricos – sabe o que quer e quer dialogar com todas as entidades que possam trabalhar pelo desenvolvimento da eletromobilidade, respeitando diferentes rotas tecnológicas” – acrescentou.

Segundo ele, o momento atual é oportuno e, ao mesmo tempo, desafiador para a agenda do transporte sustentável no Brasil. “Temos muito trabalho pela frente”.

Ricardo Bastos detalhou as várias frentes de atuação da ABVE nos últimos anos, em defesa de políticas públicas para ampliar o espaço do transporte limpo e sustentável no Brasil.

Entre elas, por exemplo, o papel da entidade na promulgação da lei municipal 16.802/2018, que viabilizou a conversão das frotas de ônibus a diesel para elétricos na cidade de São Paulo.

- Publicidade -

Ou, há poucos dias, a participação da entidade no teor da Resolução 996 do Contran, que regulamentou o trânsito nas vias públicas dos veículos elétricos levíssimos, como patinetes, e-bikes, ciclomotores e monociclos.

DIVERSIDADE – Ricardo Bastos destacou a diversidade de atuação da ABVE, que hoje se divide em seis grandes grupos de trabalho: veículos leves, veículos levíssimos, veículos pesados, componentes, infraestrutura e mobilidade urbana.

Lembrou ainda que a ABVE triplicou o número de associados nos últimos três anos, passando de 42 membros para 118, atestando o crescente interesse das empresas na sustentabilidade.

“A ABVE representa todo esse ecossistema, e nossa agenda de trabalho visa desenvolver todo o ambiente de negócios da eletromobilidade no Brasil, com diálogo, propostas concretas, segurança jurídica e atenção à qualidade de vida das pessoas”.

O Electric Days 2023 reuniu durante dois dias alguns dos principais líderes da eletromobilidade no Brasil, na Villa Blue Tree, em Santo Amaro, zona sul de São Paulo.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança