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Fiat Fastback e Pulse T200 Hybrid – Saiba como funcionam os primeiros híbridos da Fiat no Brasil

Conheça os detalhes do sistema híbrido flex da Fiat, que promete eficiência energética, redução de emissões e economia no consumo de combustível.

A Fiat inova ao lançar seus primeiros modelos híbridos flex, Pulse e Fastback, trazendo ao mercado brasileiro uma tecnologia acessível que combina o motor a combustão com um sistema elétrico. Com componentes nacionais, a novidade visa popularizar a mobilidade híbrida.

Com uma história marcada por inovações para o mercado nacional, desde o primeiro carro a etanol até os populares SUVs, a Fiat agora aposta em um sistema híbrido nacionalizado, combinando motor térmico e elétrico. O novo motor T200 Hybrid, presente nos modelos Pulse e Fastback, tem como base um motor 1.0 turbo flex com um sistema híbrido leve, ou “mild-hybrid”, que visa aumentar a eficiência energética sem elevar o custo final dos veículos.

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Desenvolvido localmente, o sistema híbrido conta com dois motores: um a combustão e outro elétrico que trabalha em momentos específicos, aliviando o esforço do motor térmico e permitindo economia no consumo de combustível, especialmente em condições urbanas. Essa solução reflete uma estratégia de mobilidade mais sustentável e acessível, conforme destacou Márcio Tonani, chefe de engenharia da Stellantis na América do Sul.

O sistema opera em quatro modos de funcionamento: o Start/Stop, que desliga o motor térmico em paradas para economizar combustível; o E-Assist, que oferece um torque adicional em acelerações; o alternador inteligente, que otimiza a carga das baterias; e a regeneração de energia, captando a energia das desacelerações e armazenando-a nas baterias para uso posterior. Este último recurso contribui para melhorar o desempenho energético, aproveitando a desaceleração do veículo para recarregar as duas baterias, uma de lítio e outra de chumbo-ácido.

Embora o sistema híbrido não aumente a potência final do veículo, ele oferece melhor eficiência no consumo de combustível e redução de emissões de CO₂, principalmente em condições de baixa rotação. A ideia é democratizar o acesso a veículos híbridos, mantendo o custo de produção competitivo e a manutenção acessível, com toda a estrutura de 520 concessionárias espalhadas pelo Brasil.

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Visualmente, os novos Pulse e Fastback híbridos mantêm o estilo moderno e esportivo, com destaque para o interior bem-acabado e o conforto oferecido, além da nova interface digital no painel de 7 polegadas, que permite ao motorista monitorar o funcionamento do sistema híbrido em tempo real. Com capacidade de 600 litros no porta-malas, o Fastback destaca-se como um SUV Coupé espaçoso e robusto.

Na tecnologia embarcada, os SUVs híbridos trazem central multimídia de 10,1 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, ambos sem fio, além de um carregador por indução. Para segurança, contam com ADAS, incluindo frenagem autônoma de emergência e assistência de permanência em faixa. Esses sistemas foram pensados para atender ao consumidor brasileiro, cada vez mais conectado e atento à segurança.

Alexandre Aquino, vice-presidente da Fiat, reforçou que a marca pretende liderar o segmento de veículos híbridos acessíveis no país, promovendo um primeiro contato com a eletrificação para o consumidor. A iniciativa de hibridização flex visa aliar a eficiência do sistema elétrico ao uso do etanol, uma tecnologia que reduz ainda mais as emissões de CO₂ graças ao combustível sustentável amplamente disponível no Brasil.

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https://youtu.be/q2hMewN5NM4

A expectativa é que, com o tempo, a Fiat amplie a oferta de veículos híbridos, trazendo cada vez mais modelos com tecnologia híbrida e focada em sustentabilidade. Segundo Aquino, a empresa deseja puxar o mercado para esse novo patamar, introduzindo novas tecnologias que transformam o segmento de SUVs no Brasil.

Ao implementar essa tecnologia, a Fiat reitera seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, almejando fazer do híbrido flex uma alternativa viável e popular, em um mercado onde a descarbonização é cada vez mais importante. Os primeiros testes dos novos modelos demonstraram uma economia de até 11,5% no consumo urbano para o Fastback e 10,7% para o Pulse, números significativos para um SUV.

Os novos híbridos da Fiat já estão disponíveis no Brasil, oferecendo uma combinação única de tecnologia, economia e desempenho, e prometem tornar-se referência entre os modelos híbridos flex.

Atualizando os modelos do Fiat Pulse e Fiat Fastback com base nas novas versões e preços híbridos:

  1. Pulse Drive 1.3 CVT – R$ 103.990
  2. Pulse S-Design 1.3 CVT – R$ 111.990
  3. Pulse Audace T200 Hybrid AT – R$ 125.990
  4. Pulse Impetus T200 Hybrid AT – R$ 140.990
  5. Pulse Abarth 1.3 Turbo AT – R$ 159.990
  1. Fastback Turbo 200 1.0 CVT – R$ 119.990
  2. Fastback Audace T200 Hybrid AT – R$ 151.990
  3. Fastback Impetus T200 Hybrid AT – R$ 161.990
  4. Fastback Limited Edition Powered by Abarth 1.3 Turbo AT – R$ 162.490

A Fiat, líder consolidada no mercado brasileiro, dá um passo importante em sua estratégia de eletrificação ao apresentar os novos Fastback e Pulse T200 Hybrid, os primeiros SUVs híbridos da marca. A tecnologia introduzida nestes modelos aproveita o potencial da matriz energética brasileira, utilizando um motor híbrido Flex capaz de rodar com etanol e eletrificação. Essa inovação representa o compromisso da Fiat com a mobilidade sustentável e de baixo carbono, abrindo caminho para uma nova era de eficiência e economia.

A base dessa tecnologia está na plataforma Bio-Hybrid, desenvolvida pela Stellantis especialmente para o mercado sul-americano, visando soluções de mobilidade sustentável e acessível. O motor T200 Hybrid, que equipa ambos os SUVs, é um 1.0 que se destaca por ser o mais potente de sua categoria, entregando 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Essa configuração, aliada ao câmbio CVT de sete marchas, proporciona um desempenho sólido e uma dirigibilidade suave, ideal para o ciclo urbano, onde o sistema híbrido maximiza a economia de combustível.

Em entrevista durante o evento de lançamento, Alexandre Aquino e Márcio Tonani destacaram o impacto dessa tecnologia no cenário automotivo brasileiro, afirmando que o motor híbrido Flex atende às demandas locais por eficiência e sustentabilidade sem abrir mão da performance. O Fiat Fastback 2025, com seu design esportivo e acabamentos refinados, mantém o estilo que o tornou um sucesso, mas agora com tecnologias avançadas de assistência ao motorista, como frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa, visando maior segurança.

No interior, o Fastback Audace 2025 é equipado com uma central multimídia de 10,1 polegadas, com integração sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, oferecendo conectividade e praticidade ao motorista. O modelo combina conforto com a eficiência energética do sistema híbrido, reduzindo os custos operacionais e as emissões de poluentes, o que o torna uma opção competitiva para quem busca um SUV moderno e sustentável.

Por outro lado, o Fiat Pulse 2025 também se destaca no segmento com seu design robusto e seu interior focado em conforto e tecnologia. Além do painel digital, o Pulse oferece uma central multimídia semelhante ao Fastback, e inclui o pacote ADAS de assistência ao motorista, trazendo segurança com o sistema de frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa.

A Fiat anuncia que o motor T200 Hybrid foi projetado para proporcionar o melhor consumo urbano, fazendo da linha híbrida Flex uma alternativa acessível e sustentável para o mercado local. Para quem procura uma opção de mobilidade que une potência e economia, os novos Fastback e Pulse surgem como escolhas que aliam o desempenho desejado com uma tecnologia inovadora e ecologicamente consciente.

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