No estande dedicado à sustentabilidade da Fenatran 2024, a Volkswagen Caminhões e Ônibus revelou o VW Meteor Hybrid, seu primeiro caminhão conceito híbrido, projetado para atender as demandas do transporte rodoviário brasileiro.
Desenvolvido em parceria com a Suspensys, o modelo combina um motor a diesel e um eixo auxiliar elétrico que operam com tração inteligente, ajustando automaticamente a fonte de energia com base no trajeto e na disponibilidade de bateria. Essa tecnologia inovadora permite que o veículo otimize sua performance, antecipando até as topografias ao longo do percurso.
A configuração 6×4 traz vantagens em terrenos difíceis e operações de subida, já que o eixo elétrico permite que o Meteor Hybrid acione uma tração adicional sempre que necessário. Em condições de aclive ou partidas com carga pesada, o modelo ganha 35% de força trativa extra nas rodas, acelerando a operação em até 20% em comparação a um veículo diesel tradicional.
Além de agregar força, o Meteor Hybrid possui um sistema de elevação do eixo auxiliar quando a tração extra não é exigida, reduzindo o desgaste de pneus e aumentando a durabilidade dos componentes. Para economizar combustível e manter a eficiência, o caminhão aproveita a recuperação de energia nas desacelerações, o que prolonga a vida útil da bateria e reduz o consumo do motor diesel.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus reforça seu compromisso com a descarbonização do transporte, trazendo agora um modelo que flexibiliza a dependência de infraestrutura elétrica, podendo rodar somente com diesel quando o carregamento elétrico não estiver disponível. O Meteor Hybrid permite carregamento rápido em alta voltagem (CCS2) ou em voltagem convencional (220V), o que torna o modelo adaptável a diversas condições logísticas e operacionais.
Outro destaque do conceito está na aerodinâmica avançada. O Meteor Hybrid incorpora um conjunto completo de defletores de ar no teto, nas laterais da cabine e no chassi, além de extensores específicos para proteger o pack de baterias e calotas desenhadas para reduzir o arraste aerodinâmico. Abaixo do caminhão, um revestimento de borracha diminui o arrasto e otimiza ainda mais o consumo de combustível.
Para o motorista, a cabine do Meteor Hybrid integra câmeras e monitores no lugar dos espelhos retrovisores tradicionais, o que melhora o campo de visão e elimina pontos cegos. Equipado com sensores infravermelhos, o sistema também aprimora a visibilidade noturna e facilita a segurança em manobras, reduzindo o coeficiente de arrasto e favorecendo a eficiência aerodinâmica.
Estimativas iniciais apontam que o Meteor Hybrid pode reduzir em até 10% o consumo de diesel em operações típicas, o que reflete diretamente na redução de emissões de CO₂e. Em operação com HVO (óleo vegetal hidrotratado), o caminhão pode evitar até 230 toneladas de CO₂ por ano, destacando seu potencial para operações sustentáveis e de baixo impacto ambiental.