A Chevrolet apresentou em Campos do Jordão, SP, o Equinox Turbo 2025, que chega ao mercado brasileiro com design aprimorado, mais tecnologia e conforto, mas com preços que podem dividir opiniões.
O Chevrolet Equinox Turbo 2025 foi oficialmente lançado no Brasil no final de novembro, encerrando as novidades da GM para 2024 e iniciando as celebrações rumo ao centenário da montadora no país. O evento de lançamento ocorreu em Campos do Jordão, SP, onde a equipe do Mecânica Online® testou as duas versões disponíveis: ACTIV e RS.
Em sua quarta geração, o Equinox apresenta atualizações significativas no design e na tecnologia. Com dimensões ligeiramente maiores, o SUV ganhou novas lanternas traseiras com assinatura global, grade frontal revisada e interior remodelado. O painel de instrumentos digital e o sistema multimídia, agora com sistema operacional próprio, eliminam a necessidade de conexão com smartphones, reforçando a conectividade.
Tecnologia como diferencial – A versão ACTIV é a mais completa, oferecendo câmeras 360°, retrovisor interno com câmera e sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), como alerta de tráfego cruzado traseiro e sensores de colisão. Ambas as versões possuem bancos com ventilação e aquecimento, carregador por indução, ar-condicionado dual-zone e conectividade 5G via sistema OnStar.
A RS, de apelo mais esportivo, traz um design exclusivo com rodas de 20 polegadas e acabamentos internos diferenciados. Contudo, perde alguns equipamentos importantes presentes na ACTIV, o que pode gerar dúvidas sobre seu custo-benefício.
Conjunto mecânico e desempenho – O SUV é equipado com o já conhecido motor 1.5 turbo de 177 cv e torque de 28,0 kgfm, associado a uma transmissão automática de 8 marchas. A tração AWD e os modos de condução (off-road, neve e normal) garantem versatilidade, enquanto a suspensão independente assegura conforto e estabilidade.
Em termos de dirigibilidade, o Equinox se mostrou agradável em estrada, com respostas precisas ao volante e uma posição de dirigir elevada que favorece a visibilidade.
O interior oferece bom nível de acabamento, com tecidos herdados da Cadillac, bancos confortáveis e um túnel central plano que beneficia os passageiros traseiros. O porta-malas tem espaço generoso, acomodando facilmente bagagens.
Apesar das inovações, o preço elevado é um ponto de crítica, considerando especialmente a lista de equipamentos mais enxuta na versão RS. Para quem prioriza tecnologia e conforto, a versão ACTIV é a escolha mais equilibrada.
O Chevrolet Equinox Turbo 2025 se destaca como um SUV médio que combina design moderno, tecnologia avançada e boa dirigibilidade. Entretanto, o preço elevado e algumas limitações na versão RS podem afastar alguns compradores. Quanto aos preços, as duas versões tem o mesmo preço, deixando o consumidor com a decisão da escolha: R$ 267 mil.
Com participação de Bruno Raphael, Mecânica Online®,
atendendo convite da Chevrolet.