Chevrolet atualiza os motores do Tracker e Montana, aumentando potência e torque, reduzindo consumo de combustível em até 9% e atendendo aos novos limites de emissões do programa PL8.
A Chevrolet anunciou melhorias significativas para dois de seus modelos mais populares: o SUV Tracker e a picape média-compacta Montana. A partir da linha 2025, os veículos ganham atualizações nos motores e no software, oferecendo maior potência, eficiência energética e adequação ao Programa de Controle de Poluentes (PL8), que entra em vigor em janeiro de 2025.
No Tracker, o motor 1.0T Flex passa de 116 cv para 121 cv, enquanto o torque é elevado de 16,8 kgfm para 18,9 kgfm com etanol. Já o motor 1.2T Flex salta de 133 cv para 141 cv, e o torque cresce de 21,4 kgfm para 22,9 kgfm. Essas mudanças resultam em um desempenho aprimorado, com redução no tempo de aceleração de 0 a 100 km/h em até 1,4 segundos, dependendo da versão.
A Montana, equipada com o motor 1.2T, também se beneficia das atualizações. A versão com transmissão manual acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, uma melhoria de 0,8s. A variante automática segue o mesmo ritmo, com um tempo reduzido para 9,5 segundos, destacando a evolução em performance.
Além do ganho de potência, as mudanças visam maior eficiência energética. No Tracker, o consumo de combustível com gasolina melhorou em até 7,7% no ciclo urbano, enquanto a economia com etanol chega a 9% em rodovias. A Montana também registra avanços, embora mais modestos, dependendo da configuração escolhida.
Esses aprimoramentos foram viabilizados pela adoção da injeção direta de combustível (DI) e ajustes de software que otimizam o gerenciamento do motor. Segundo Rafael Fernández, engenheiro-chefe de Powertrain da GM, o conceito de downsizing é a chave para alcançar eficiência superior em motores menores. A combinação de turboalimentação, injeção direta e gerenciamento eletrônico maximiza o desempenho e reduz o consumo de combustível.
A Chevrolet também destacou a comparação histórica dos motores modernos com propulsores maiores de gerações anteriores. O motor 1.0 do Tracker agora entrega potência equivalente ao antigo 2.0 do Kadett GSi dos anos 1990, enquanto o torque do motor 1.2T da Montana é comparável ao de motores 2.4 como o do Vectra 2008.
Além da performance, as atualizações atendem aos novos requisitos de emissões do programa PL8, que impõe limites mais rígidos para gases, partículas e ruídos, além de exigir maior durabilidade e sistemas de diagnóstico de bordo.
Com estas mudanças, o Tracker e a Montana reafirmam o compromisso da Chevrolet com a sustentabilidade e a inovação, entregando veículos alinhados às demandas atuais de eficiência energética e redução de emissões.
Motor 1.0T
Combustível | Potência (cv) | Variação | Torque (kgfm) | Variação |
---|---|---|---|---|
Gasolina | De 116 para 117 | 1,2% | De 16,3 para 18,3 | 12,3% |
Etanol | De 116 para 121 | 4,7% | De 16,8 para 18,9 | 12,5% |
Motor 1.2T
Combustível | Potência (cv) | Variação | Torque (kgfm) | Variação |
---|---|---|---|---|
Gasolina | De 132 para 139 | 5,1% | De 19,4 para 22,4 | 15,4% |
Etanol | De 133 para 141 | 6,3% | De 21,4 para 22,9 | 7% |
Desempenho do Chevrolet Tracker – 0 a 100 km/h
Combustível | Motor | De (s) | Para (s) | Variação (%) |
---|---|---|---|---|
Gasolina | 1.0T | 11,8 | 10,9 | 7,6% |
1.2T | 11,1 | 9,7 | 12,6% |
Consumo Chevrolet Tracker (Gasolina)
Motor | Urbano (km/l) | Variação | Rodoviário (km/l) | Variação |
---|---|---|---|---|
1.0T | De 11,2 para 11,6 | 3,6% | De 13,6 para 13,7 | 1% |
1.2T | De 10,4 para 11,2 | 7,7% | De 13,2 para 14,1 | 6,9% |
Consumo Chevrolet Tracker (Etanol)
Motor | Urbano (km/l) | Variação | Rodoviário (km/l) | Variação |
---|---|---|---|---|
1.0T | De 7,8 para 8 | 2,6% | De 9,6 para 9,8 | 2,1% |
1.2T | De 7,2 para 7,7 | 7% | De 9,2 para 10 | 9% |
Desempenho da Chevrolet Montana – 0 a 100 km/h
Combustível | Motor | De (s) | Para (s) | Variação (%) |
---|---|---|---|---|
Gasolina | 1.2T MT | 11,7 | 10,9 | 7% |
1.2T AT | 10,1 | 9,5 | 6% |
Consumo Chevrolet Montana (Gasolina)
Motor | Urbano (km/l) | Variação | Rodoviário (km/l) | Variação |
---|---|---|---|---|
1.2T MT | De 12 para 12,3 | 2,5% | De 13,6 para 13,7 | 0,8% |
1.2T AT | De 11,1 para 11 | -0,8% | De 13,3 para 13,5 | 1,5% |
Consumo Chevrolet Montana (Etanol)
Motor | Urbano (km/l) | Variação | Rodoviário (km/l) | Variação |
---|---|---|---|---|
1.2T MT | De 8,3 para 8,4 | 1,2% | De 9,6 para 9,7 | 1,1% |
1.2T AT | De 7,7 para 7,5 | -2,5% | De 9,3 para 9,7 | 4,3% |