A Ford, como é tradição, tem uma participação ativa no 24º Congresso SAE Brasil, um dos maiores eventos de Engenharia da Mobilidade da América Latina, que começa amanhã em São Paulo, abordando os vários aspectos da produtividade e inovação na indústria automotiva, assuntos que estão na ordem do dia.
Entre os temas enfocados pelos especialistas da Ford no encontro estão a produtividade desde a fase de desenvolvimento do produto, com veículos de plataformas globais, a relação entre governo, instituições de ensino e a indústria na busca de soluções inovadoras de engenharia e o crescimento do mercado de utilitários esportivos no Brasil.
Seus engenheiros vão expor também a experiência da marca uso de materiais leves em automóveis, comunicação veículo-veículo com a tecnologia AppLink e testes em sistemas de navegação autônoma, entre outros assuntos de caráter técnico.
“A Ford é considerada uma das grandes escolas de engenharia da indústria automotiva e, como todos os anos, nosso pessoal está participando do Congresso da SAE com a preparação de papers e palestras, mostrando tudo o que a empresa aprende e repassa de aprendizado aos seus engenheiros”, diz o engenheiro João Pimentel, diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul. “Nesse contexto, a SAE traz esse conhecimento de uma maneira bem democrática a todos os engenheiros envolvidos no setor da mobilidade”.
Segundo ele, para ser competitivo nos mercados regional e global, produtividade e tecnologia devem andar juntas. “Elas são os pontos cruciais para quem quer se sustentar no mercado automotivo e ter um diferencial no produto, tanto na tecnologia como no custo”, completa Pimentel.